Atualização do Moodle do Stoa

Estamos planejando atualizar o Moodle do Stoa sexta-feira dia 13 no final do dia. Vamos também migrar o serviço para os servidores da Nuvem USP. A atualização vai oferecer novas funcionalidades e a migração para a Nuvem USP vai aumentar o espaço para subir maiores recursos e atividades, além de melhor o desempenho e estabilidade do serviço. Esta atualização é um processo um pouco complexo e vamos parar completamente o acesso ao serviço por pelo menos 6 horas. Esperamos estar de volta já no sábado.

Atualizado sexta dia 13: migramos para a Nuvem USP e estamos usando Moodle 2.7. Por favor, entre em contato com suporte@stoa.usp.br se perceber algo estranho. Mais tarde faremos um relato completo da mudanças Veja as funcionalidades novas desta versão do Moodle.

Veja todas as novidades do Moodle 2.7 (inglês) e alguns destaques:

Novo editor de texto “Atto”

O novo editor é mais simples do que o anterior (TinyMCE) e focado na confecção de HTML bonito, padronizado e acessível (funcionando bem em todos os navegadores e sobretudo com tecnologia assistiva).

Primeira linha do Atto, o  novo editor do Moodle
Primeira linha do Atto, o novo editor do Moodle
1:Expandir 2.Estilo 3.Negrito 4.Itálico
5.Lista 6.Lista numerada 7.Hiperlink 8.Desfazer link
9.Inserir Imagem 10.Inserir Mídia 11. Gerir arquivos

Ao clicar o botão “Expandir” terá acesso a mais ferramentas de edição como o modo de edição HTML ou o editor de equações (veja embaixo). Para o Moodle do Stoa instalamos alguns plugins do Atto: o contador de palavras, drag and drop de imagens e a gravação de audio e vídeo diretamente do seu computador (veja embaixo para uma alternativa via um smartphone )

Para quem sente falta do editor antigo é possível mudar a sua preferência no seu perfil:Screenshot from 2015-02-17 16:55:00

Editor de Equações

No editor novo Atto inclui um editor de equações, permitindo inserir fórmulas sem conhecimento de LaTex (a notação Latex e Mathjax continuem sendo usado para visualizar as fórmulas)

Editor de Equações

Remoção de alguns temas visuais

Alguns temas visuais poucos usados foram removidos e os ambientes de apoio que usavam reverteram para o tema padrão.

Melhorias no App Móvel

atualizado dia 3 de março: descobrimos um erro na autenticação do app e desligamos temporariamente o serviço  até resolver o problema.) (Resolvemos o problema e podem experimentar a vontade com o “App” móvel do Moodle.

Download from iOS App StoreDownload from Google playDownload from Windows StoreDownload from Windows Phone Store

O App oficial do Moodle (Itunes, App melhorou muito nos últimos mêses e junto com a versão 2.7 do Moodle realmente ficou bem útil. Agora é possível receber notificações (configurável pelo usuário do app), fazer download de recursos (para ler ou assistir offline), fazer uso do sistema de mensagens internas (um “WhatsApp” educacional) ou fazer upload de som ou vídeo gravado pelo celular (com grande potencial no ensino de línguas ou LIBRAS).

Exemplo de uma notificação enviada pelo Moodle

2015-02-17 17.35.51
Tela inicial do App Móvel do Moodle: configuração do Moodle do Stoa

Moodle do Stoa dentro do App móvel.
Stoa

Cursos de Extensão

Licenciatura

Veja a documentação completa, inclusive com mais capturas de tela.

(Se usou este app com o Moodle do Stoa, recomendo remover e adicionar o Moodle do Stoa (disciplinas.stoa.usp.br) para ter certeza que vai usar todas as funcionalidades novas do Moodle 2.7)

Nova atividade “Agendador”

A nova atividade Agendador (ainda falta traduzir) permite alunos marcar reuniões (por exemplo presenciais, ou sessões de um laboratório didático) em determinados datas definidos pelos responsáveis pelo ambiente de apoio.

Acesso condicional a atividades e recursos

A interface que permite definir o acesso a atividades ou recursos baseado em determinadas condições ficou mais completo. Agora é possível combinar várias condições (com lógica do tipo “e” e “ou”). As condições podem ser baseado na conclusão ou nota de uma outra atividade, a data, o grupo em qual o estudante está incluído ou um campo do perfil do usuário (como a existência de um número USP por exemplo).

As condições que podem restringir o acesso a um recurso ou atividade.

3 respostas para “Atualização do Moodle do Stoa”

1. Olá! Estamos trabalhando e esperamos logo publicar novidades. Por enquanto, sugerimos que utilize a versão online do Moodle do STOA para dispositivos móveis.