Como atribuir notas e inserir comentários na Tarefa

Apresentação

O módulo Tarefa permite que professores e/ou tutores comuniquem atividades, recebam e forneçam notas e comentários.

No ambiente virtual da disciplina, atividades deste módulo podem ser identificadas pelo ícone Tarefa .

Configurações

Ao idealizar uma atividade os professores devem definir as configurações de envio.

O módulo Tarefa permite que os alunos apresentem sua atividade por meio de qualquer conteúdo digital (arquivos de texto, planilhas, imagens ou áudios e vídeos) ou digitação online do conteúdo (diretamente no editor de texto). Uma tarefa também pode ser usada para apresentar atividades presenciais aos alunos, tais como provas.

Configurações

É possível definir as configurações de feedback, ou seja, como professores e/ou tutores irão avaliar a atividade desenvolvida. É possível permitir a atribuição de notas associadas a comentários, arquivos de texto, planilhas, imagens ou áudios e vídeos. As atribuições podem ser numéricas ou customizadas, como escalas e rubricas.

Configurações (cópia)

Todos os feedbacks são individuais, ou seja, cada aluno tem acesso somente aos seu feedback e as notas atribuídas são registradas no quadro de notas do ambiente virtual.

Atribuição de notas

Ao acessar a Tarefa , logo abaixo das orientações da atividade, clique em Ver avaliar.

Caso a tarefa esteja configurada como texto online ou envio de arquivos, no início da página é possível fazer download de todas as tarefas enviadas. Esta opção pode ser interessante caso deseje ler todas as atividades, fazer comentários nos arquivos e depois enviar esses arquivos como feedback.

Captura de tela de 2013-12-13 12:23:43Abaixo das opções de Ação de avaliação, é possível selecionar quais alunos deseja avaliar. Esta escolha pode ser feita por Grupo, Nome e/ou Sobrenome.grupos

Em seguida, há uma tabela que reúne todos os alunos (linhas) e opções configuradas para a Tarefa (colunas).

Para ocultar uma coluna, clique no quadradinho Colunas . Faça o mesmo caso deseje torná-la visível.

Tabela

As colunas Envio de arquivos, Comentários ao envio, Comentários e Arquivos de feedback estarão disponíveis caso as configurações de envio e feedback incluam essas opções.

Avaliação individual

Na linha correspondente ao aluno que deseja avaliar, clique em Nota Nota (cópia)ou selecione Editar Nota  Nota (outra cópia).

Nota

Uma ficha de avaliação individual, que reúne todas as informações da tarefa do aluno selecionado, assim como campos para inserção da nota, comentários e arquivos, será carregada.

Avaliação um a um*Importante: Clique em Salvar mudanças ou em Salvar e exibir o próximo ao encerrar a avaliação, caso contrário sua avaliação será perdida.

**Importante: Caso não tenha incluído nenhuma avaliação, clique em Cancelar, Anterior ou Próximo. Não salve!

Avaliação rápida

Vá até o final da página, selecione Avaliação rápida e espere a página atualizar.

Avaliação rápidaObserve que Avaliação rápida 2 (cópia) indica as colunas que foram ocultas e que as células das colunas Nota e Comentários são editáveis. É possível passar de um célula para outra utilizando a techa TAB do teclado.

Observe que a coluna Arquivos de feedback não é editável, não é possível incluir arquivos utilizando a Avaliação Rápida, é preciso utilizar a Avaliação individual.

Avaliação rápida 2

Após inserir as notas e comentários, é imprescindível salvar no final da página, abaixo da tabela.

Observações

Professor e/ou tutor, caso deseje alguma alteração na configuração de uma Tarefa, indique o link da Tarefa e a mudança desejada no Fórum Técnico.

2 respostas para “Como atribuir notas e inserir comentários na Tarefa”

1. Muito boa orientação. Estou utilizando a tarefa on line por texto a primeira vez e acreditava que poderia visualizar logo o texto em uma caixa de texto. O passo a passo está bastante esclarecedor.
    Somente uma coisa: na versão do Moodle que estou utilizando não encontrei a opção de escolha de Grupos embora tenha configurado o envio de tarefas por grupo. Podem me ajudar?

2. Muito bom. Achei que faltou apenas como o aluno deve proceder para ver sua avaliação e feedback. Claro e objetivo.