Configurações de assinantes nos fóruns do Moodle

No contexto do Moodle, o assinante de um fórum é um usuário que recebe cópias via email de cada mensagem publicada neste fórum. Esse é um (mais) um recurso do Moodle para que os usuários interessados não percam nada do que se passa no fórum.

Configurações do fórum do Moodle

Do ponto de vista de um docente é possível configurar o fórum do Moodle com as seguintes opções:

Assinatura opcional

Nesse modo de assinatura os alunos e docentes não são inicialmente assinantes e precisam se manifestar.

Assinatura forçada

Escolhendo essa opção todos os usuários inscritos no ambiente da disciplina tornar-se-ão assinantes do fórum e não poderão deixar de sê-lo.

Assinatura automática

Esta opção torna um usuário assinante a partir do momento em que ele publica a primeira mensagem no fórum.

Assinatura desabilitada

Este modo impede que os usuários se tornem assinantes do fórum.

Configurações do perfil do usuário

Existe ainda uma configuração no perfil do usuário que afeta as configurações de assinatura. Essa configuração define se, por padrão, um usuário é automaticamente incluído na lista de assinantes dos fóruns nos quais já contribuiu ou não.

Como inscrever todos os alunos inicialmente?

Para inscrever todos os alunos inicialmente mantendo a possibilidades de deixarem de ser assinantes:

• No fórum em questão, no bloco de configurações clique em “Mostrar assinantes”.
  • Na interface de gerenciamento de assinantes, clique em ativar edição (caso não esteja ativada).
  • Coloque o cursor no quadro da esquerda (Potenciais assinantes), selecione todos (Ctrl+A) e clique no botão acrescentar.
  • Pronto, agora selecione a opção”Assinatura opcional” nas configurações.

4 respostas para “Configurações de assinantes nos fóruns do Moodle”

1. Como é possível inserir vídeo para aulas na plataforma mooddle, quais formatos são adequados e como inserí-los. Já tentei de todas as formas e sempre recebo a mensagem que o arquivo não é aceito

1. Acredito que se o fórum de avisos volta, após ter apagado, talvez uma solução é mudar o “Número de avisos” em Editar configurações / Aparência para zero.