Disciplinas de 2016 no Moodle do Stoa

amb2016-1A criação de ambientes de apoio às disciplinas da USP, oferecimento 2016, já está liberada. Como explicado na documentação para Docentes, para que os botões verde “criar ambiente” "criar ambiente" aparecem na página inicial do Moodle do Stoa, é preciso que a seção de aluno da Unidade tenha cadastrado o(a) ministrante no Júpiter ou Janus e associada a uma turma de 2016.

Se isso (ainda) não foi feito ou se por algum outro motivo a integração  Júpiter/Janus -> Moodle do Stoa não funcionar, podemos criar o ambiente manualmente: entre em contato com suporte@stoa.usp.br mencionando o código Júpiter, seu número USP e se gostaria juntar um ou mais turmas no Júpiter para um único ambiente de apoio  no Moodle do Stoa.

Após a criação do novo ambiente, importe o conteúdo dos seus ambientes do ano passado. Se é preciso importar ambientes de anos passados de outros docentes, podemos ajudar com isso: entre em contato com suporte@stoa.usp.br com os 1. o link (URL, endereço da Web) ambiente novo e 2. o link do ambiente novo.

Aviso para quem criar seu ambiente de apoio com antecedência

Por padrão, a integração Júpiter/Janus -> Moodle do Stoa inscreve todos os inscritos (note, não somente matriculados) no Júpiter no ambiente sendo criado. Também por padrão são mandados convites a inscritos no Júpiter ainda sem conta no Moodle do Stoa. Para quem está se adiantando e não gostaria que futuros alunos tenham acesso a trabalho em andamento, recomendamos adotar estas duas medidas:

1. Não mandar convites

No terceiro passo após clicar Screenshot from 2015-12-09 12:55:35, é oferecida a possibilidade mandar convites para o Stoa. Faz sentido escolher “Nenhum” se o ambiente ainda vai demorar para estar disponível. Pode mandar os convites quando o ambiente estiver pronto (e as matriculados no Júpiter estejam estabilizadas).

amb2016-convites

2. Ocultar para alunos o ambiente de apoio

Para deixar seu ambiente inacessível para os alunos inscritos, vá para as configurações do ambiente (bloco Administração / Editar configurações), procure na seção Geral o campo “Visível” e use Ocultar. Isso impede alunos ver o ambiente, mas Docentes e Monitores poderão acessar normalmente.

ocultar-ambiente