Importando notas a partir de um CSV no Moodle

A importação de notas é uma funcionalidade bastante útil quando temos que subir milhares de notas em um curso moodle. Segue abaixo algumas dicas para que a importação aconteça sem problemas.

Formatando o arquivo CSV

O primeiro passo é formatar e salvar a planilha que contem as notas em um formato adequado para a importação.

Essa planilha tem que ter ao menos duas colunas sendo que uma delas deve conter uma chave para a identificação do aluno e outra (ou outras) com as notas. Essa chave única de identificação pode ser o id do aluno, numero de registro na instituição etc. Aqui na usp utilizamos o número USP.

A coluna de notas deve ser formatada com o sistema decimal en(USA), ou seja, com o ponto como separador decimal. Caso contrário as casas decimais serão ignoradas.

Ao salvar o arquivo certifique-se de que o delimitador de campo é o {tab} e não haja delimitador de texto.

Configurações de importação

É possível importar as notas para uma coluna já existente no quadro de notas ou criar uma nova no ato da importação. Essa última opção cria um item de nota com o mesmo título da coluna da planilha que contem as notas.

No exemplo abaixo eu criei previamente um item manual de nota com o título “Prova presencial” a ser populado com as notas vindas da planilha.

No quadro de notas clique em “importar” e você verá o formulário abaixo.

Aqui, além de escolher o arquivo csv que contem as notas, selecione como separador a “tabulação”, e o item “Escalas não numéricas” como não. Depois de clicar em enviar você verá o formulário abaixo.

No item “Mapear de” você escolhe a coluna da planilha que contem a chave unica de identificação do aluno, enquanto que no “Mapear para” você seleciona um campo do cadastro do aluno no Moodle.

Nos campos a seguir, você indica qual item de nota vai receber os valores vindos da tabela. No caso o item “Prova Presencial” receberá o conteúdo da coluna “notas” da planilha.

Repare que o item NUMUSP está seguido da opção “ignore”. Seja lá qual for a chave de identificação de aluno que você utilizar, ele terá que ser seguida dessa opção pois não queremos que ela seja incluída no quadro de notas.

Nota: A planilha que contem as notas não precisa ter todos os alunos do curso/disciplina no qual a importação está sendo feita. Não existe nenhuma restrição nesse sentido. Ela pode até mesmo conter notas para alunos que não estão matriculados no curso. Nesse caso as notas não ficam visíveis até que os alunos sejam (se forem) matriculados.