Novidades no Moodle da USP (maio 2017)

Hoje dia 11/05/2017 atualizamos o Moodle da USP. Além das necessárias atualizações de segurança, há algumas novas funcionalidades também.

Melhorias na gravação online de vídeo

Como percebemos na pesquisa entre os alunos da licenciatura fazendo a disciplina de Libras, há uma demanda para alunos poder gravar e entregar seus vídeos diretamente via o browser (e sem depender do Youtube). Mas o sistema que oferecemos (Poodll) tem ainda problemas de usabilidade. Nesta atualização trouxemos melhorias do plugin que deve resolver um dos maiores problemas: após gravar o vídeo aparecia o temido cachorrinho e mesmo após recarregar a página, muitas vezes não ficava claro se a gravação e o envio do vídeo foi bem sucedido ou não.

Com a atualização desta quinta-feira esperamos que resolvemos este problema: agora o browser checa de 15 em 15 segundos se a conversão e envio para o Moodle do vídeo já aconteceu e o carrega automaticamente.

Tecnicamente, o que acontece quando o vídeo é gravado usando o webcam do notebook ou desktop (o usuário deve usar o botão “gravar vídeo” no editor do Moodle) é que após a gravação o vídeo é enviado para um serviço de conversão de vídeos para padronizar o formato. Enquanto isso, o player do navegador mostra o vídeo “Poodll is converting…etc.”. Com a atualização de hoje, o player usa Ajax para checar de 15 em 15 segundo se o vídeo já foi transferido do serviço de transcoding para o Moodle da USP e se sim, mostra o vídeo imediatamente.

Para começar usar esta nova funcionalidade no seu ambiente, é preciso usar um um player de vídeo do Poodll. No contexto do seu curso (ou atividade),

1. configure o filtro Poodll para tomar conta de .mp4
  2. des-habilite o filtro multimedia

Novo formato de curso “Botões”

Experimente: vá para “Editar configurações” do seu ambiente e escolhe na seção “Formato de curso” , formato de curso com botões.

Dica: se tiver muitos recursos ou atividades a seção “0” (a primeira seção), é melhor mover para a seção 1, porque este formato insiste em deixar a seção 0 sempre visível. Veja mais informações.

O uso deste novo formato foi uma sugestão do Prof. Waldemar Coelho Hachich  da Poli.

Novo tipo de Conteúdo Interativo.

Instalamos uma maneira de criar e veicular facilmente conteúdo do tipo H5P, conteúdo interativo e multiplataforma (funciona em qualquer browser ou plataformas móveis). Veja um exemplo

O tipo de conteúdo demonstrado acima, vídeo interativo, é um dos mais interessantes. Permite configurar uma “camada por cima” de um vídeo (um mp4 subido no Moodle, ou um vídeo no Youtube) com questões, pausas com caixas informativas, links para outros sites ou recursos, etc.

Para começar usar, por agora ainda é preciso que um docente ou monitor se auto-promova para o papel “Docente Avançado”. Fazemos isso para não poluir demais a interface de “adicionar atividades e recursos”.

A integração desta nova funcionalidade ao Moodle da USP é fruto de uma projeto feito em colaboração do grupo PoliAberta, do Prof. Seabra da Poli e apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação por meio do edital  PRG-SANTANDER UNIVERSIDADES GRANDES TEMAS 2016.

3 respostas para “Novidades no Moodle da USP (maio 2017)”