O Moodle e a Senha Única da USP

Como anunciamos no início de setembro, a partir de hoje os usuários Moodle da USP tem opção de usar a Senha Única da USP, iniciando mais uma etapa no processo que integra o Moodle da USP cada vez mais com os outros Sistemas da USP como Júpiter e Janus.

Para começar usar a Senha Única clique no botão “Senha Única” e siga as instruções:

botaosenhauspwiki

 

Importante: uma vez que acessou o Moodle da USP usando a Senha Única da USP, vai usar o botão “Senha USP” para se logar (não use mais os campos “Antigo usuário” e “Antiga senha”). Veja mais na documentação de apoio para mais informações sobre os detalhes de recuperar ou criar a Senha Única.

Porque usar a Senha Única da USP?

Mudanças nos sistemas de TI sempre incomodam. Porque o Moodle da USP está migrando para um novo sistema de autenticação? Do nosso ponto de vista a integração cada vez maior com outros sistemas da USP é estrategicamente importante para alcançar o nosso objetivo de oferecer a todos os membros da comunidade USP a possibilidade de criar espaços ricos de aprendizagem. Mas incentivar o uso da Senha Única oferece vantagens para nossos colegas e estudantes também. Veja alguns exemplos:

Usar WiFi no mundo inteiro

A rede de WiFi Eduroam é global. Só no Brasil existem 1400 locais com acesso à Eduroam.


eduroamMapa de APs com eduroam

 

Usando seu número USP e a Senha Única terá acesso a WiFi em Veja aqui como configurar seu Android ou outros sistemas.

 

Acesso de casa ao Portal Periódicos da CAPES

De dentro da USP o acesso está já resolvido. De casa, uma alternativa é usar o VPN (que usa a Senha Única, veja os itens “Como configurar…” no FAQ), mas é mais conveniente acessar no Portal o link “Meu espaço” e se logar usando a Senha Única da USP.

potalcapes

Mandar arquivos grandes

Porque usar um serviço comercial cheio de propagandas inconvenientes e correr o risco de infecção com virus?  Acesse o serviço filesender.rnp.br do RNP, clique em “Acesso federado” e pronto, com alguns cliques crie um link para compartilhar um arquivo (até 20GB!)

Outros serviços

Veja mais serviços para qual a Senha Única provê acesso.

 

 

3 respostas para “O Moodle e a Senha Única da USP”

  1. Será possível que os ex-alunos possam ter acesso também ao Moodle da USP? Sei da existência do Alumni USP, mas acredito que muitos ex-alunos poderiam se interessariam em enriquecer/aproveitar acessando esse sistema (excluindo os acessos a questões restritas, como financeiro, p. ex.).

    1. Olá Gervásio,

      No Moodle da USP a grande maioria dos ambientes de apoio são para oferecimentos regulares, da graduação ou da pós, e mesmo tendo acesso ao Moodle, não estaria inscrito junto com os matriculados normais. Vale observar que um parte dos ambientes permitem acesso aos materiais didáticos. Também temos o Moodle de Extensão. (Esperamos dar mais atenção neste sistema em 2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *