Disponibilizar uma atividade ou recurso a somente uma turma

No Moodle existe o conceito de “grupo”. É uma sub-divisão dos participantes de um ambiente de apoio. Após configurar seu ambiente para usar grupos separados, é possível por exemplo usar um fórum para mandar um aviso para somente um grupo.

Grupos podem ser formados manualmente (em Administração do ambiente / Usuários / Grupos ), No Moodle do Stoa também é possível formar grupos baseado nas turmas do Júpiter: ao juntar dois ou mais “turmas” num único ambiente (veja o campo “Turmas da USP” nas configurações do seu ambiente), os alunos serão colocados num grupo automaticamente.

Tendo os grupos, a primeira coisa que a fazer é ir para as configurações do seu ambiente e, lá no final do formulário, escolher “Grupos Separados”. Isto faz com que a maioria das atividades ganham uma opção de separar os grupos. Para o fórum, por exemplo, isto significa que é possível abrir um tópico para somente uma das turmas (ainda é possível abrir um post para todos os participantes).

Grupos e agrupamentos no moodleMas para recursos, como faz? Nas configurações de recursos não existe opção de deixar um arquivo ou rótulo somente visível para um dos grupos. Para deixar recursos e atividades visíveis e acessíveis para somente uma turma, precisamos de agrupamentos. Um agrupamento é um conjunto de um ou mais grupos. Para criar eles, vá para Usuários / Grupos, aba Agrupamentos e coloque um ou mais grupos dentro do agrupamento. Agora, as atividades e recursos do Moodle ganham mais uma opção ao configurar eles: na seção em Configurações comum de módulos (clique em  “Mostrrar Avançado”) vai ser possível escolher o agrupamento para qual o recurso (ou atividade) deve ser visível.

Não se esqueça de escolher um agrupamento: se deixar em “Nenhum”, ninguém terá acesso ao recurso / atividade!

[Nota para administradores de Moodle: a receita acima vai funcionar somente se ativou a opção “Habilitar apenas membros de grupo” (enablegroupmembersonly) em Administração do site / Desenvolvimento / Experimental / Configurações experimentais ]