STI – Superintendência de Tecnologia da Informação

A Superintendência de Tecnologia da Informação [STI] foi criada em 2004 através da resolução 5145.

Trata-se de um órgão estratégico da Universidade de São Paulo para a área da informática. Ela traça as políticas da Universidade na área, executa parte dessas políticas e coordena a execução da outra parte pelos Centros de Informática e Prefeituras dos campi da USP.

Desde fevereiro de 2006, a coordenação da STI está a cargo do Prof Dr Gil da Costa Marques, professor iitular do Instituto de Física.

A Coordenadoria é dirigida por um Coordenador, e é constituída por um Conselho Supervisor, uma Equipe Técnica, um Conjunto de Base, o Centro de Computação Eletrônica e os Centros de Informática dos campi do interior. O Conjunto de Base é composto pelos chefes das Seções Técnicas de Informática das Unidades.

As atribuições da STI são definidas em seu regimento, aprovado pelo Conselho Universitário em 19 de outubro de 2004.

Além dos projetos em parceria com outros órgãos, existem duas Comissões criadas pelo Reitor para supervisionar projetos específicos na área:

Laboratório de Computação Científica Avançada (LCCA): constitui programa da Reitoria da USP, destinado a tornar disponíveis recursos de computação científica de alto desempenho a pesquisadores de ciência pura e ciência aplicada à tecnologia.

Comissão de Administração dos Fundos de Informática e Telecomunicações (CAFIT): criada para apoiar e acompanhar a evolução do programa de descentralização da manutenção de microinformática e para programar, quando necessário, compras centralizadas maiores.