CEPA – Centro de Ensino de Pesquisa Aplicada

O Centro de Ensino e de Pesquisa Aplicada [CEPA] do Instituto de Física da Universidade de São Paulo [USP] teve seu início em fevereiro de 1998 através da iniciativa do Prof. Dr. Gil da Costa Marques.

Principal centro de criação, transposição e produção de material didático da USP, voltado para Ensino a Distância [EaD]. Tem como meta tornar-se um centro de excelência para o desenvolvimento e apoio a pesquisas aplicadas e serviços nas áreas do ensino, pesquisa e extensão com as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação [TICs]; em consonância com a finalidade de oferecer um cenário às atividades de Tecnologia da Informação [TI] que agregue potencialidades às atividades-fim da Universidade.

Educação a distância na USP: da Concepção à Realização

No dia 2 de setembro de 2011, em Manaus, no 17º Congresso Internacional de Educação a Distância [CIAED], da Associação Brasileira de Educação a Distância [ABED] alguns dos membros do CEPA participaram da da mesa redonda intitulada Educação a distância na USP: da Concepção à Realização.
Com objetivo de apresentar as iniciativas de EaD na USP – que visam atender a necessidade de acesso ao ensino superior, preservando a qualidade dos cursos por meio de práticas inovadoras – essa mesa redonda coordenada pela Profa. Vani Kenski, contou com a particpação do Prof. Gil da Costa Marques, Maurício Rheinlander Klein e Ivan Ramos Pagnossin e tratou dos seguintes temas:

“Estrutura e organização da EaD na USP”
EaD na USP: estrutura da organização institucional. Modelo de gestão EaD da USP por meio da articulação dos grupos de trabalho: design instrucional, apoio técnico-pedagógico (helpdesk), produção de material didático, mídias, infra estrutura, administração e gestão, assessoria para tutores, assistência jurídica e polos de apoio presencial. Diretrizes da metodologia USP: metamodelo pedagógico. Etapas dos processos de gestão na criação, produção e suporte aos cursos a distância. Apresentação do projetos EaD: Redefor e Univesp.
Gil da Costa Marques – UNIVESP/USP

“O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada”
Histórico do CEPA, principal centro de criação, transposição e produção de material didático da USP, voltado para EaD, lousas eletrônicas etc. Apresentação da equipe multidisciplinar e dos projetos dos quais o CEPA participou, como a comunidade virtual da USP, o Stoa, o e-Física etc.
Maurício Rheinlander Klein – CEPA/USP

O processo de criação, transposição e produção de materiais didáticos para EaD
Apresentação do processo de produção, as ferramentas e tecnologias utilizadas, a integração das equipes acadêmica, pedagógica e técnica, as práticas inovadoras e o ambiente virtual de aprendizagem dos projetos Redefor e UNIVESP.
Ivan Ramos Pagnossin – CEPA/USP