Novidades Moodle da USP / e-Disciplinas 2018

Atualizamos o Moodle da USP para a versão 3.3. Veja algumas novidades:

Atualizar prazos e datas em lote

prazos das atividades

Agora é possível mudar todas os prazos de Questionários, Tarefas etc. tudo de uma vez só. O acesso fica num lugar nada óbvio: Bloco Administração / Relatórios / Dates (a tradução para português não está pronta ainda):

(Este plugin foi instalado por sugestão da Profa. Milana Lima dos Santos da EP.)

prazos de conclusão

O acompanhamento de conclusão é um recurso importante que permite  estudantes e educadores acompanhar seu progresso pelas atividades. O educador deve configurar, para  cada recurso ou atividade,  os critérios para o sistema considerar algo “completo” (por exemplo, ter visualizado um arquivo, ter participado de um fórum, ter recebido uma nota de uma tarefa). Isto vai ajudar o sistema gerar relatórios ou mandar avisos.

Agora o acompanhamento de conclusão está habilitado para todos os ambientes novos e  agora também é possível editar os critérios de conclusão em lote (ao vez de ter que entrar em cada atividade):

Novas formas de acompanhar progresso

Usuários do bloco “Progresso” terão que instalar o novo bloco “Progresso de Conclusão”. Desinstalamos  o bloco original (que foi descontinuado) e instalamos o bloco novo que depende das configurações de conclusão e portanto não requer nenhuma configuração a mais.

O bloco é uma forma alternativa de visualização do progresso dos estudantes, além dos relatórios padrão do Moodle (em Relatórios / Conclusão das atividades e Relatórios / Andamento do curso ):

Visão de aluno
Visão do educador

Melhorias na ferramenta “Tarefa”

Restrição de tipos de arquivo

Agora o educador pode restringir o tipo de arquivo em Tarefa:

Lembretes de dar notas

Uma nova configuração ajuda o sistema a avisar professores e tutores que há trabalhos a serem corrigidos:

Comentários no PDF colapsáveis

Agora é possível colapsar as anotações feitas no trabalho enviado:

Integração com Google Drive e OneDrive

XXX todo

Melhorias no App móvel

O App móvel está em desenvolvimento contínuo, com novas funcionalidades e performance. Nesta versão o destaque é que agora o App suporta o  “Laboratório de Avaliação” (a atividade de avaliação por pares do Moodle).  Veja mais novidades.

Questionário offline no App

É possível  habilitar um Questionário para que  um usuário do aplicativo móvel possa baixar o questionário para realizá-lo offline. Em cada novo Questionário (infelizmente), esta opção precisará ser habilitada em “Restrições extras nas tentativas” / mostrar mais / Permitir…:

Atividades “Ocultas mas disponíveis”

Alguns designer instrucionais não gostam  da disposição padrão de recursos e atividades do Moodle, simplesmente uma lista de links um abaixo do outro. Para quem precisa de mais liberdade e tem habilidades de Webdesign agora é possível  esconder para estudantes estes links da página do curso.

Se uma atividade ou recurso é configurado como disponível mas não visível na página do curso, um link para ele deve ser fornecido de outro lugar, usando por exemplo um rótulo ou página Web.

Esta funcionalidade por agora somente está disponível para os formatos de curso Semanas, Tópicos e Social.

Veja mais.

H5P disponível para todos.

A atividade H5P, que permite a criação e compartilhamento de conteúdo interativo dentro do Moodle, agora está disponível para todos os educadores (sem necessidade de se auto-promover como “Docente Avançado”).

Em particular, o componente “Vídeo Interativo“, que permite divulgar vídeos com suas próprias anotações, links e perguntas, é bem interessante.

Offline Quiz

Este plugin novo permite usar o banco de questões do Moodle para criar e aplicar testes ou provas em  papel, de forma “offline”. Além de um PDF com as questões (a prova), o plugin gera um formulário de resposta que pode ser escaneado e processado pelo próprio Moodle.

Este plugin é experimental e somente disponível para quem se autopromoveu como “Docente Avançado” (em Usuários / Usuários inscritos) .

Veja mais informações sobre este plugin.

(Este plugin foi instalado por uma sugestão da Profa. Mariana Cúri  da ICMC de São Carlos.)

Poster

A atividade Poster permite criar uma página do tipo “Dashboard” usando blocos do Moodle.

Este plugin é experimental e somente disponível para quem se autopromoveu como “Docente Avançado” (em Usuários / Usuários inscritos) .

Melhorias na integração com Júpiter e Janus

1. Agora o campo “Data de término do curso” para novos ambientes de apoio é automaticamente preenchido pelo wizard de criação de ambientes novos. Isto  ajuda o Moodle gerar relatórios melhores e melhora a visualização do (melhorado, em M3.3) bloco Resumo dos cursos  no Painel.

2. Para gerentes de categoria com permissão de criar ambientes de apoio manualmente, agora é possível acrescentar o “método de inscrição” USP manualmente (também será acrescentado automaticamente quando no campo “Turmas da USP” (idnumber do curso) há  códigos da forma JJJJJJJ.V.AAAATTTT.

3. Este método de inscrição USP agora pode ser configurado (clicando no ícone de edição):

Ao começar digitar um código Júpiter ou Janus agora aparecem (por autocomplete) os códigos corretos (que estão na nossa cópia das bases corporativas).

Todas as contas matriculadas no Júpiter/Janus serão inscritas. Mas é possível escolher  se esta inscrição no Moodle será “suspensa” (o aluno não poderá acessar ou participar das atividades) ou “ativa” (o estado normal).  O padrão para o  estado “I” (inscrito, no Júpiter)  é suspenso. Se este estado no Júpiter muda para “M” (matriculado) no início do semestre a inscrição será automaticamente atualizada para “ativa” (por um script que roda uma vez por madrugada). Todas estas configurações podem ser mudadas manualmente também.

É importante ressaltar que nossa integração sempre inscreve e nunca “desinscreve” contas (somente muda de “suspenso” para “ativo” ou vice-versa). Desinscrever alunos ainda pode ser feito manualmente (pelo docente ou pelo próprio aluno).

Veja aqui mais considerações sobre a implementação.

Atualização do sistema dia 8 e 25 de janeiro

Pretendemos atualizar o Moodle da USP / e-Disciplinas na próxima segunda-feira dia 8 de janeiro. Neste dia, o sistema ficará indisponível por algumas horas no período da tarde.

Adicionalmente, já estamos programando uma outra manutenção para o feriado de 25 de janeiro. Este período de indisponibilidade será maior: de 24 de janeiro às 22h por até 2 ou 3 dias.

Atualização  dia 25/01:  a primeira fase foi concluída com sucesso e o sistema está no ar novamente.  Sexta 26 haverá uma nova indisponibilidade, entre 14h e 16h.

Como montar cursos online 1: a infraestrutura de apoio

Membros da comunidade USP podem montar seus cursos online (ou ambientes de apoio) nas plataformas que o grupo ATP ajuda administrar. Os sistemas principais são o Moodle da USP / e-Disciplinas e o Moodle de Extensão. Mas o que fazer se não tiver acesso a esta infraestrutura?

Tenho recebido frequentemente consultas de pessoas que estão querendo começar com algum tipo de ensino online. O conselho genérico que tenho dado é:

  • Pensar em termos de três tipos de atores e quatro fases.
    • Três tipos de ator vão desempenhar o papel de:
      1. administrador técnico do sistema,
      2. design instrucional e
      3. educador e especialista disciplinar.
    • É útil conceitualizar a implementação de um projeto de ensino online em 4 fases bastante sequenciais:
      1. planejamento do projeto,
      2. instalação do ambiente virtual de aprendizagem (AVA),
      3. configuração das atividades pedagógicas e colocar o material didático no AVA e
      4. ministrar o curso e manter o sistema durante o oferecimento.
  • Decidir o seu nível de autonomia ou o controle sobre o sistema que precisa exercer.
  • Planejamento e cronograma.

Vamos explicitar melhor como um projeto de ensino online funcionaria.

Atores e Papeis

Em cada fase é preciso dispor de recursos humanos que vão desempenhar três tipos de papel:

Papel 1: Técnico
Pessoas como administradores de sistema ou webdesigners. Cuidam da instalação e manutenção do AVA e os sistemas técnicos que o suportam como os servidores que hospedam o AVA, os sistemas de backup. Cuidam também da customização da aparência visual do AVA, da gestão de usuários e resolvem problemas das pessoas do papel Gestão de conteúdo.
Papel 2: Gestão de conteúdo
Pessoas que vão colocar conteúdo no AVA e estruturar o ambiente. Design Instrucional. São pessoas que de forma geral preparam o AVA para receber os alunos. Em particular, transformam material em formatos tradicionais como Microsoft Word, PowerPoints, videos, imagens, etc. etc. para formatos adequados para a Web e plataformas móveis, criam atividades para os alunos usando as ferramentas disponíveis no AVA e interagem com as pessoas da Gestão pedagógico.
Papel 3: Gestão pedagógico
Pessoas responsáveis pelo material didático e definir os processos pedagógicos. Acompanhem os alunos no AVA, corrigem tarefas, dão feedback, etc.

Fases

Na Fase 1 (planejamento): pessoas em papeis 1, 2 e 3 sentam juntos para casar metas e limitações. Podem fazer um esboço / boneco do sistema. Decidem onde e como hospedar o AVA (veja abaixo).

Durante a Fase 2 (instalação) pessoas em papeis 1 e 2 instalam o AVA (se for preciso) e implementam customizações.

Fase 3: Especialistas em Design Instrucional e Webdesign adequem material, colocam no AVA, configurem as atividades (definindo prazos, comportamento das ferramentas). Tudo é acompanhado e homologado pelos educadores do papel 3.

Fase 4: Andamento do curso. As pessoas do papel 2 fazem ajustes finas e os educadores do papel 3 agora são os principais responsáveis. Treinamento dos equipe de tutores. O apoio técnico do papel 1 talvez ajuda com cadastro das senhas, etc. e cuida dos backups, performance e estabilidade do site.

Resumindo:

TODO XXX

Hospedagem do AVA

Até poucos anos atrás somente tinha duas opções: auto-hospedagem nos servidores da própria instituição, ou pagar terceiros para hospedar o AVA nos servidores deles (veja aqui para uma comparação das vantagens e desvantagens). Com a virtualização (“cloud computing”) da infraestrutura hoje há muito mais possibilidades neste espectro. É possível, para dar somente um exemplo de muitas possibilidades, contratar uma empresa para ajudar instalar e configurar o AVA em infraestrutura que a própria instituição contrata de um outro provedor de servidores.

A decisão deve levar em conta a disponibilidade de competências técnicas dentro da instituição, o nível de autonomia que a instituição quer manter sobre o AVA e os dados gerados pelas interações mediadas pela AVA , se é possível migrar o AVA (o seu histórico) de um provedor para outro, dentro de muitas outras considerações.

Indicações

Com a ressalva que não tenho uma visão ampla ou representativa do mercado EaD, ao contrário, uma visão bastante restrito (o meu AVA é Moodle, mas existem outras possibilidades, o meu horizonte é a USP e não muito além…), posso dar algumas indicações de empresinhas e empresas aparentemente competentes e de confiança. É onde começaria pedindo informações:

  1.  Codely: serviços e hospedagem Moodle
  2. Quantica
  3. Moodle partners no Brasil, em particular o Adapta

 

 

Problema geração de PDFs em Tarefa

Tivemos que desligar temporariamente a funcionalidade que gera um PDF dentro do navegador ao lado da interface de dar nota da atividade “Tarefa”. Os problemas técnicas com esta funcionalidade estavam impedindo professores dar as notas.

Estamos investigando as causas e  esperamos que a funcionalidade voltará no ano que vem.

Ambientes para turmas de 2018

A partir de hoje ministrantes de disciplinas de graduação ou pós-graduação podem criar seus ambientes de apoio para as turmas de 2018 no Moodle da USP. Os ministrantes de turmas devem procurar pela botão verde “criar ambiente” na página inicial do Moodle:

Veja o processo:

Após a criação

Use “Importar” para copiar atividades e conteúdo de ambientes no Moodle da USP de 2017 ou antes (veja mais). Caso precisar importar conteúdo de um ambiente de outro docente, entre em contato com suporte@edisciplinas.usp.br (com os códigos do novo e velho ambiente).

Cadê os alunos?

Antes de fevereiro 18 dificilmente terá alunos matriculados nas turmas de Júpiter. Se criar o ambiente via o botão “criar ambiente”, já está tudo certo e os alunos poderão acessar seu novo ambiente na medida que são matriculados no Júpiter / Janus ou quando acessem o Moodle pela primeira vez.

Não aparece o botão “criar ambiente”?

A integração com Júpiter e Janus depende do cadastro do ministrante por parte das seções de alunos das Unidades. Verifique com sua seção se está cadastrado corretamente como ministrante (veja mais).

Indisponibilidade dos serviços da USP sexta 3/11/2017

Devido a um problema de rede elétrica e no backbone principal da USP todos os sites da USP, incluindo o Moodle da USP / e-Discplinas ficaram fora do ar sexta-feira 3/11/2017 às 16h até sábado 4/11 12h.

O serviço principal foi reestabelecido, com exceção da documentação (wiki.stoa.usp.br/ajuda:moodle/, que deve voltar em breve.

Update 6/11: o servidor de documentação  está de volta.

Novidades Moodle 3.2.5

A atualização do Moodle da USP no dia 15/9/2017 trouxe algumas melhorias:

Link para o quadro de notas

Com a atualização para Moodle 3.2, sumiu o link direto para o quadro de notas no bloco adminstração. Criamos um atalho no tema padrão:

Atalho Quadro de Notas
Atalho Quadro de Notas

Note que este botão somente aparece no contexto de um ambiente (e não na página principal, por exemplo).

Novos botões para inserir mídia

A gravação de voz e vídeo não está bem resolvido com o atual sistema. Vamos experimentar um novo sistema com interface um pouco mais simples (a maneira antiga ainda é disponível expandindo a barra de botões do editor)

Botões inserir mídia
Botões inserir mídia

Vamos testar também um botão para inserir arquivos Word (somente do tipo  .docx), mantendo a formatação. Também funciona arrastar e soltar um arquivo .docx dentro do editor Moodle.

Atualização do STACK

Estamos agora usando a versão 4.0 do tipo de questão STACK. Rodamos um script que muda o delimitador de variáveis de @ para {@ e de expressões LaTex de $ para \(. Em breve devemos atualizar o servidor de execução maxima para obter mais desempenho.