Atualização do Moodle da USP para 3.4

No dia 27 a tarde (a partir de 14h) pretendemos atualizar o Moodle da USP para uma nova versão, além da manutenção e upgrade da infraestrutura em que o sistema está hospedado. A previsão é que o sistema voltará a ser disponível no final da tarde ou início da noite.

Atualização 27/07, 19h: a atualização foi bem-sucedida e o sistema voltou aproximadamente às 18h.

Novidades

Veja uma lista de todas as novas funcionalidades. Destacamos algumas das mais importantes:

Nova lista de inscritos

Há agora uma única lista de inscritos no ambiente onde é possível gerir, filtrar e selecionar usuários. Veja como atribuir um novo papel, por exemplo:

Veja mais aqui (documentação do Moodle)

Novos plugins

Diário : pode ser usado como portfólio simples. Para usar o docente de se “autopromover” para o papel Docente Avançado.

Justifique sua resposta: um novo comportamento de questões (para o Questionário). Este plugin permite configurar um questionário de modo que o aluno pode dar as razões porque escolheu sua resposta (útil sobretudo para enriquecer questões do tipo “resposta escolhida” como múltiplas escolhas). O docente tem acesso às explicações do aluno na revisão da tentativa e pode dar um feedback.

Plugins deprecados

Video Gallery.  Nâo mantemos mais este módulo. Docentes que usaram este recurso devem incorporar seus vídeos de alguma outra maneira nos seus cursos. Em janeiro 2019 este módulo será removido e quem não migrou seus vídeos perderá o acesso a eles.

Questionário em tempo real. Desabilitamos este plugin, que será removido em 2019. As funcionalidades deste plugin bem antigo são providas pelo “Questionário ativo”.

MConf / Web conferência. Para usar este plugin (também conhecido como Bigbluebutton) agora é preciso se autopromover para “docente avançado” . Esperamos que no futuro próximo podemos atualizar este plugin e usar a rede RNP (da qual a USP já participa) para poder oferecer o serviço com qualidade.

Modernização do calendário

Houve várias melhorias na usabilidade do calendário. Veja as melhorias na documentação oficial do Moodle.

App Mobile melhorada

O Moodle da USP já conta com as melhorias do App do Moodle (novo nome no App Store: Moodle)