Atualização da e-Disciplinas – julho de 2019

A plataforma e-Disciplinas, o Moodle da USP, é atualizada com novas funcionalidades a cada seis meses. No dia 18/07 incorporamos as melhorias do Moodle 3.6. Veja alguns destaques:

Novo Painel

O painel do Moodle é uma página inicial alternativa, com acesso a suas disciplinas, atividades que acessou recentemente e blocos como a Linha de tempo e o calendário com eventos próximos. O Painel é acessível via o menu do usuário:

Nesta versão do Moodle o painel ganhou uma nova aparência e funcionalidades.

Nova interface para as mensagens internas

As mensagens internas permitem se comunicar com colegas independente de estar no contexto de uma disciplina. Nesta versão do Moodle a interface ficou mais parecido com a versão no App Móvel. Para acessar clique no ícone de envelope ao lado do seu nome no topo da tela. (Clique novamente para voltar).

Uma novidade interessante é grupos de mensagens. Um docente pode configurar um grupo num ambiente seu (Usuários / Grupos / Editar configurações do grupo) para permitir mensagens entre os membros do grupo.

Retornos didáticos via áudio ou vídeo

A ferramenta Tarefa agora permite o docente dar feedback gravando áudio ou vídeo (se usar a interface Web).

Fórmulas Químicas

Agora é possível usar fórmulas químicas por meio do pacote LateX mhchem (inserindo códigos do tipo \( \ce{H} \). Instalamos um botão do editor Atto que ajuda escrever estas fórmulas:

Declaração de honestidade acadêmica

Para “Tarefa” já era possível exigir uma afirmação de que o envio era o próprio trabalho. Agora é possível fazer algo semelhante no Questionário (na seção “Restrições extras nas tentativas” das configurações do questionário):

O efeito desta restrição de acesso é que antes de iniciar uma tentativa aparecerá esta caixa:

Exportação das notas para Júpiter

Para quem usa o quadro de notas do Moodle implementamos uma integração leve e simples com Júpiter que permite exportar dois itens de nota para uma planilha Excel, já no formato correto para ser importado no Júpiter. No Moodle, na aba “Exportar” do Quadro de notas, procure “Júpiter XLS”, escolhe os itens que correspondem à frequência e a nota final e faça o download do arquivo .xls:

Novos tipos de atividade

Instalamos alguns novos plugins, alguns ainda em fase de experimentação (para usar alguns deles é preciso se autopromover para “Docente Avançado”) :

• Pasta dos estudantes (StudentFolder): uma pasta onde todos os participantes da disciplina podem compartilhar arquivos, mas com affordances típicos para ambientes educacionais: alunos podem compartilhar somente com educadores ou arquivos de alunos podem ter seu acesso restrito, dependendo das configurações. Uma das possibilidades mais úteis é que os arquivos submetidos numa “Tarefa” podem ser sincronizados e disponibilizados a todos por meio deste plugin.
  • O Checklist é mais uma maneira de acompanhar e incentivar o progresso dos estudantes pelo material e atividades propostas. Veja mais documentação
  • Student Quiz é uma atividade onde alunos criem questões no banco de questões e testam e avaliam as questões dos seus colegas.

(Estamos empenhados a ajudar traduzir estes plugins relativamente novos, para que toda comunidade Moodle no Brasil pode se aproveitar destas tecnologias).