No projeto Redefor cada Módulo de 10 semanas é implementado usando um ambiente (disciplina, curso) com 10 “abas” ou tópicos. Veja um checklist para os Editores verificar antes de inscrever os alunos e abrir o módulo:
É importante que vocês nos ajudem a verificar se as configurações de seus cursos estão ok, segue uma pequena lista (eu acabo de verificar estes pontos, é só pra vocês ficarem a par do padrão)
o campo “número de identificação do curso” TEM QUE ser igual ao nome curto;
as inscrições nos cursos tem que estar fechadas;
a opção “grupos separados” deve estar selecionada junto com “forçar” = “sim”
os alunos estão impedidos de iniciar novas discussões em fóruns em sobrepor permissões (verificar a sobreposição de permissões para o papel “Estudante” em nível de ambiente).
As semanas posteriores devem ser ocultadas (todos os recursos/atividades acessíveis através de links devem estar em semanas visíveis)
Verifiquem se todos os recursos/links estão ok nas primeiras semanas (de preferência alterando o papel pra estudante)
É bem importante que os Editores monitorem a utilização de atividades/recursos que ainda não forma utilizados no cursos. Se tiverem qualquer dúvida de configuração, nos perguntem!
Notamos que alguns cursos ainda não tem nenhuma atividade na primeira semana. Esse é o plano ou vocês ainda não receberam o material?
Para facilitar a organização do quadro de notas, a regra é colocar a semana no título da atividade.
Se existe alguma atividade que exige um treinamento/orientação do tutor, o grupo ATP precisa ser avisado. Nós podemos cuidar disso.
Visitem o fórum de tutores ou melhor ainda, assinem o fórum de tutores. Isso pode agilizar muito a detecção de problemas, em geral simples de resolver e que atrapalham a vida dos alunos.
O questionário é uma das ferramentas de avaliação mais sofisticadas do Moodle. Porém, tem uma idiossincrasia que pode confundir o aluno. Veja como o aluno pode ter certeza que realmente entrou o seu trabalho, para que o tutor ou docente possa corrigir e dar uma nota.
O formulário de um questionário tem três botões que só “salvam” o trabalho. Só o botão “Enviar tudo e terminar” submete o trabalho para avaliação.
Após “Enviar tudo e terminar” ainda é necessário revisar o seu trabalho. O seu trabalho não foi submetido ainda!
Após a revisão o aluno é levado à lista de “tentativas” (se o questionário é configurado para mais do que uma tentativa, o questionário inteiro pode ser feito mais uma vez).
Veja o screencast, feita pela Tayna T. P. Souza da Equipe de Apoio do CTI, liderado pela Carla Barros. O Wiki em questão é o OU Wiki, o Wiki feito pelo Open University, em uso ativo no projeto Redefor. A vantagem maior deste Wiki sobre o Wiki nativo do Moodle é o seu editor visual. Mesmo assim, não é trivial para os tutores e cursistas Esperamos que este vídeo esclarece os conceitos principais.
No projeto Redefor, a ferramenta wiki é, em geral, configurada para grupos separados.
Na prática, isto significa que existe um wiki para cada grupo, com o acesso liberado
apenas para os integrantes do grupo.
Cada um desses wikis possui sua própria página inicial, que é a primeira página
visível quando acessamos o wiki. Ela traz na parte superior a proposta elaborada pelo
professor autor e implementada pelo editor da disciplina. Esse texto não pode ser
editado pelos tutores.
Assim que um wiki é acessado pela primeira vez, a página inicial não é exibida de
imediato, sendo necessário clicar no botão “Criar página” para criá-la.
Depois disso, o texto “a página inicial do wiki ainda não foi criada…” é substituído por
uma caixa de texto com um editor HTML. Ali deve ser criada a página inicial do wiki.
Ela deve conter informações e links que organizem e facilitem o uso do wiki. É
desejável também que o tutor escreva orientações para seus alunos a respeito da
proposta de trabalho, requisitos, como editar a página, etc. Com exceção da proposta
elaborada pelo professor, os estudantes e os tutores podem alterar qualquer outra
informação no Wiki.
Em alguns cursos da REDEFOR, a página inicial pode estar previamente criada. Neste
caso, logo no primeiro acesso, o tutor verá a exibição desta.
A seguir veremos, passo a passo, como construir uma página inicial do wiki de forma
organizada.
O primeiro passo é separar sua turma em grupos menores, pois se torna
bastante complexo trabalhar no wiki com grupos maiores do que seis
integrantes.
Você pode acessar a lista de participantes da sua turma na caixa localizada na
barra lateral esquerda na página inicial do curso, caso não os tenha dividido
anteriormente.
Como sugestão de organização, vamos mostrar como utilizar tabelas para exibir a divisão de grupos. Para isso vamos criar uma tabela com 4 linhas e 4 colunas.
Clique no ícone “inserir tabela”, mude o número de linhas para 4 e de colunas para 4 e
clique em ok.
Insira os títulos e os nomes dos alunos. Além disso, é possível criar links para outras páginas wiki.
Criar estes links no wiki é bastante simples. Basta colocar o título da página a ser
criada entre colchetes duplos. Assim, quando a página for salva, um novo link é
automaticamente criado.
Voltando para a organização da nossa página inicial, vamos substituir o texto “Grupo
1” por um link para a página wiki do grupo 1 “ [[Grupo 1]] “
Fazendo o mesmo para os outros grupos e, ao final, salvando as mudanças, teremos
links para todas as páginas do wiki na página inicial, tornando a navegação simples e
fácil.
Após criar os links, é necessário criar suas respectivas páginas. Para criar uma nova
página wiki é necessário clicar sobre o link.
No primeiro acesso ao link, um botão “Criar página” é exibido assim como acontece
quando acessamos pela primeira vez a página inicial do wiki.
Portanto para que criemos todas as páginas de todos os grupos, basta clicar sobre os
links previamente criados na página inicial e confirmar a criação da página clicando
em “Criar página”.
Clique sobre os links dos grupos, depois clique sobre “criar página” e salve.
É muito importante que os tutores criem as páginas dos grupos para evitar que os
alunos se confundam e deixem de participar da atividade.
É recomendado também que seja elaborado um modelo de página a ser desenvolvida
por cada grupo. Por exemplo, um modelo de página wiki poderia conter as seções:
Introdução, Conclusão e Bibliografia entre outras.
Para criá-las na página wiki dos grupos, basta digitar o nome dessas seções (uma por
linha), selecionar o texto, e em seguida atribuir algum estilo de título.
Além de criar links para páginas wiki, é possível criar links para qualquer página na
internet.
Por exemplo, podemos criar um link para um documento do Google Docs. Para
começar, vá até o documento do G. Docs e copie a url localizada na janela
configuração de compartilhamento.
Depois de copiar o endereço do documento, retorne para a página inicial do wiki.
Selecione o texto que vai conter o link, clique no ícone que indica o elo de uma
corrente. Então, cole o endereço do documento do google docs no campo “URL” e
clique em OK. Salve as mudanças e teste seu link.
O histórico é uma ferramenta bastante importante de um wiki. Nele ficam gravadas
todas as alterações salvas de cada uma das páginas do wiki. Para acessar o histórico
é necessário clicar em “mudanças do wiki”.
Ali é exibida uma lista das alterações de todas as páginas do wiki (do seu grupo) em
ordem cronológica. Ao lado de cada alteração, há o nome de quem alterou. Através
dessa interface é possível comparar versões diferentes do wiki e, se for preciso,
reverter alguma alteração equivocada.
Ao clicar em “Ver”, será exibido o texto alterado. Para comparar as versões, basta clicar em “Alterações”. Assim será exibida no lado esquerdo a versão antiga do texto e no lado direito, a nova. Na versão antiga, as anotações retiradas do texto são sinalizadas em vermelho, ao passo que na versão nova, os conteúdos acrescentados são exibidos em verde.
Caso seja necessário desfazer alguma mudança no wiki, os tutores têm essa
autorização. Para isso, acesse o wiki, clique no respectivo grupo, clique em “histórico
completo” e então, escolha qual alteração deseja desfazer e clique em Reverter.
Apresentamos os tópicos fundamentais para se trabalhar com o wiki, que será de
grande ajuda para elaborar suas atividades. Bom proveito!
[box type=”info”] Este artigo foi escrito para ao Moodle 1.9[/box]
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