Novidades e-Disciplinas agosto 2020

O Moodle da USP – a plataforma e-Disciplinas – foi atualizado para uma nova versão do Moodle (3.8), com novas plugins e com novas funcionalidades. Entre em contato com suporte@edisciplinas.usp.br se algo quebrou, ou se houver sugestões.

Novo tema visual

A nova versão do Moodle tornou necessária criar um novo tema visual. Pedimos a Helbert dos Santos e Marisa Endruveit da empresa Codely criar um tema com um up no visual, mas mantendo a funcionalidade e organização bastante igual ao tema antiga.

Os temas antigos não são compatíveis com esta versão do Moodle, e foram removidos. O responsável de um ambiente de apoio pode usar um outro tema, se quiser, escolhendo entre Classic, Boost (os temas padrão do Moodle) e Fordson ou Moove.

Uma das funcionalidades novas do tema atual é uma região para blocos na barra lateral direita. Funcionam bem em telas relativamente largas e o formato de curso padrão. É simples remover (ou mover para o lado esquerda) os blocos nesta região nova, veja feito pelos colegas Nelson Caetano e Thiago do FFLCH:

Outra funcionalidade nova é uma busca melhorada de ambiente de apoio a disciplinas que os docentes responsáveis deixaram abertos para visitantes

Novidades do Fórum

Houve grandes mudanças no fórum, mudando e acrescentando funcionalidades. A mudança mais óbvia é a caixa de edição simplificado que abre imediatamente após clicar “responder” . Para anexar arquivos ou fazer uso do editor Moodle (para inserir imagens ou outra mídia no post), é preciso clicar em “Avançado”.

A outra grande nova funcionalidade é uma chamada “Avaliação global do fórum” que permite docentes atribuir uma nota para a atividade usando uma interface muito parecido com a de Tarefa. A funcionalidade deve ser habilitada nas configurações do fórum (note os métodos de avaliação avançados, que nem em Tarefa)

Agora aparece no início do fórum um botão “Avaliar” que vai levar a um interface onde pode, para cada participante, ver os posts e dar uma nota.

Melhor integração com H5P (Conteúdo Interativo)

Há um novo tipo de conteúdo “Interactive Book” e é um pouco mais simples incorporar conteúdo H5P através de um botão no editor Moodle:

Emoijis

O editor do Moodle agora disponibilize um seletor e emoijis, recurso de escrita essencial em alguns gêneros da linguagem atuais. 🤗

Novas atividades

Veja algumas das novas atividades que foram instalados nesta atualização

Novos formatos de curso

Há dois novos formatos de curso, maneiras de mudar a disposição das seções de um ambiente de apoio. O formato “Blocos” e o formato “Multitopics”.

Novidades para apoio administrativo

Gerentes em categorias agora podem instalar um bloco que facilita a criação manual de ambiente no e-Disciplinas, com a integração com Júpiter/Janus já ligado.

Criação de novo ambientes já com integração com Júpiter ou Janus ligado.

Agora também estamos sincronizando diariamente com uma tabela no Júpiter com matriculados em cursos (não disciplinas, cursos como “Licenciatura em Física”. A integração com Moodle coloca alunos num chamado “Coorte

Um possível uso deste Coortes correspondentes a cursos de graduação é inscrever eles num ambiente para poder se comunicar com todos os alunos, ou para criar uma avaliação das disciplinas, entre outras possibilidades. Veja como inscrever um coorte num ambiente: