Acessos ao e-Disciplinas no início de 2020

Em maio de 2020 a plataforma e-Disciplinas ou Moodle da USP tem 161153 contas cadastradas (para uma conta existir, uma pessoa precisa ter acessado a plataforma pelo menos uma vez). Destes, 101501 têm algum vínculo ativo em 2020 com a USP. Veja os primeiros 10 vínculos:

ALUNOGR             57526
ALUNOPOS            18312
EXTERNO              8175
SERVIDOR             6452
ALUNOCEU             3942
ALUNOPOSESP          1678
ALUNOESPGR           1454
DEPENDENTE            864
ALUNOPD               799
ALUNOCONVENIOINT      658

Usuários ativos

Precisamos ser claro o que queremos dizer com um usuário ativo. Nos gráficos abaixo mostramos o número de pessoas que acessaram a plataforma em função do seu último login. Há próximo de 65 mil pessoas que fizeram pelo menos um login nos últimos 100 dias, mas se usamos “ter se logado na última semana” como critério o e-Disciplnas tem 48 mil usuários ativos em 10 de maio de 2020. Isso inclui 38 mil alunos de graduação, 4 mil da pós e 2400 “servidores” (por uma limitação nossa, não conseguimos ainda distinguir entre docentes e outros funcionários. Mas podemos ser seguros que a grande maiorias destes 2400 servidores são docentes.)

Usuários ativos e matrículas

É interessante separar os usuários ativos por unidade da USP. Novamente, por uma limitação da atual análise, somente temos informações sobre a unidade de alunos de graduação (isso pode ser melhorado no futuro). Veja abaixo a quantidade de alunos de graduação ativos (se logaram na última semana) por unidade e comparando com o número total de matrículas em cursos da sua unidade. Comparamos também com um critério mais amplo, os alunos que se logaram no mínimo 100 dias atrás). Vemos que entre os 38 mil alunos da graduação (65% do total) ativos no e-Disciplinas a maioria são da Escola Politécnica e que em termos relativos são a FEA e a FEARP que se destacam.

Clique na imagem para ver todas as unidades.

Mas a análise mais informativa é pegar o número de pessoas que se logaram numa determinada semana e seguir este número em função do tempo. Veja abaixo o número total e como fração do total (de matriculados na graduação, na pós e usamos 6000 para o total de docentes:

Finalmente, para somente a alunos de graduação, podemos desagregar os estes dados por unidade:

Web conferência

O e-Disciplinas tem uma integração com o sistema de Web conferência do RNP. Promovemos uma atualização do plugin. Apesar de problemas técnicas com acesso às gravações (o que estamos tentando resolver junto ao RNP) alguns docentes colegas que preferem este sistema de Web conferência ao Google Meet porque

• a integração com Moodle é melhor (a sua turma, e só sua turma tem acesso à sala, controle de quem acessou, integração com o sistema de notificações, uma sala por grupo = turma do Júpiter, possibilidade designar moderadores e mais)
  • mais possibilidades pensado para ensino: rooms (grupos temporários), polls e ferramentas de interatividade com  a turma, e mais.
  • acesso às gravações automática, sem outra ação por parte do professor (se está funcionando!)

O uso do sistema é uma ordem de grandeza menos do que o uso do Google Meet, mas vale a pena dar suporte pelas razões expostas.

Arquivos

Finalmente, um levantamento rápido do número de arquivos contribuídos. Verificamos um aumento de um fator 3 em comparação com o ano passado.