Novidades Moodle da USP / e-Disciplinas 2018

Atualizamos o Moodle da USP para a versão 3.3. Veja algumas novidades:

Atualizar prazos e datas em lote

prazos das atividades

Agora é possível mudar todas os prazos de Questionários, Tarefas etc. tudo de uma vez só. O acesso fica num lugar nada óbvio: Bloco Administração / Relatórios / Dates (a tradução para português não está pronta ainda):

(Este plugin foi instalado por sugestão da Profa. Milana Lima dos Santos da EP.)

prazos de conclusão

O acompanhamento de conclusão é um recurso importante que permite  estudantes e educadores acompanhar seu progresso pelas atividades. O educador deve configurar, para  cada recurso ou atividade,  os critérios para o sistema considerar algo “completo” (por exemplo, ter visualizado um arquivo, ter participado de um fórum, ter recebido uma nota de uma tarefa). Isto vai ajudar o sistema gerar relatórios ou mandar avisos.

Agora o acompanhamento de conclusão está habilitado para todos os ambientes novos e  agora também é possível editar os critérios de conclusão em lote (ao vez de ter que entrar em cada atividade):

Novas formas de acompanhar progresso

Usuários do bloco “Progresso” terão que instalar o novo bloco “Progresso de Conclusão”. Desinstalamos  o bloco original (que foi descontinuado) e instalamos o bloco novo que depende das configurações de conclusão e portanto não requer nenhuma configuração a mais.

O bloco é uma forma alternativa de visualização do progresso dos estudantes, além dos relatórios padrão do Moodle (em Relatórios / Conclusão das atividades e Relatórios / Andamento do curso ):

Visão de aluno
Visão do educador

Melhorias na ferramenta “Tarefa”

Restrição de tipos de arquivo

Agora o educador pode restringir o tipo de arquivo em Tarefa:

Lembretes de dar notas

Uma nova configuração ajuda o sistema a avisar professores e tutores que há trabalhos a serem corrigidos:

Comentários no PDF colapsáveis

Agora é possível colapsar as anotações feitas no trabalho enviado:

Integração com Google Drive e OneDrive

XXX todo

Melhorias no App móvel

O App móvel está em desenvolvimento contínuo, com novas funcionalidades e performance. Nesta versão o destaque é que agora o App suporta o  “Laboratório de Avaliação” (a atividade de avaliação por pares do Moodle).  Veja mais novidades.

Questionário offline no App

É possível  habilitar um Questionário para que  um usuário do aplicativo móvel possa baixar o questionário para realizá-lo offline. Em cada novo Questionário (infelizmente), esta opção precisará ser habilitada em “Restrições extras nas tentativas” / mostrar mais / Permitir…:

Atividades “Ocultas mas disponíveis”

Alguns designer instrucionais não gostam  da disposição padrão de recursos e atividades do Moodle, simplesmente uma lista de links um abaixo do outro. Para quem precisa de mais liberdade e tem habilidades de Webdesign agora é possível  esconder para estudantes estes links da página do curso.

Se uma atividade ou recurso é configurado como disponível mas não visível na página do curso, um link para ele deve ser fornecido de outro lugar, usando por exemplo um rótulo ou página Web.

Esta funcionalidade por agora somente está disponível para os formatos de curso Semanas, Tópicos e Social.

Veja mais.

H5P disponível para todos.

A atividade H5P, que permite a criação e compartilhamento de conteúdo interativo dentro do Moodle, agora está disponível para todos os educadores (sem necessidade de se auto-promover como “Docente Avançado”).

Em particular, o componente “Vídeo Interativo“, que permite divulgar vídeos com suas próprias anotações, links e perguntas, é bem interessante.

Offline Quiz

Este plugin novo permite usar o banco de questões do Moodle para criar e aplicar testes ou provas em  papel, de forma “offline”. Além de um PDF com as questões (a prova), o plugin gera um formulário de resposta que pode ser escaneado e processado pelo próprio Moodle.

Este plugin é experimental e somente disponível para quem se autopromoveu como “Docente Avançado” (em Usuários / Usuários inscritos) .

Veja mais informações sobre este plugin.

(Este plugin foi instalado por uma sugestão da Profa. Mariana Cúri  da ICMC de São Carlos.)

Poster

A atividade Poster permite criar uma página do tipo “Dashboard” usando blocos do Moodle.

Este plugin é experimental e somente disponível para quem se autopromoveu como “Docente Avançado” (em Usuários / Usuários inscritos) .

Melhorias na integração com Júpiter e Janus

1. Agora o campo “Data de término do curso” para novos ambientes de apoio é automaticamente preenchido pelo wizard de criação de ambientes novos. Isto  ajuda o Moodle gerar relatórios melhores e melhora a visualização do (melhorado, em M3.3) bloco Resumo dos cursos  no Painel.

2. Para gerentes de categoria com permissão de criar ambientes de apoio manualmente, agora é possível acrescentar o “método de inscrição” USP manualmente (também será acrescentado automaticamente quando no campo “Turmas da USP” (idnumber do curso) há  códigos da forma JJJJJJJ.V.AAAATTTT.

3. Este método de inscrição USP agora pode ser configurado (clicando no ícone de edição):

Ao começar digitar um código Júpiter ou Janus agora aparecem (por autocomplete) os códigos corretos (que estão na nossa cópia das bases corporativas).

Todas as contas matriculadas no Júpiter/Janus serão inscritas. Mas é possível escolher  se esta inscrição no Moodle será “suspensa” (o aluno não poderá acessar ou participar das atividades) ou “ativa” (o estado normal).  O padrão para o  estado “I” (inscrito, no Júpiter)  é suspenso. Se este estado no Júpiter muda para “M” (matriculado) no início do semestre a inscrição será automaticamente atualizada para “ativa” (por um script que roda uma vez por madrugada). Todas estas configurações podem ser mudadas manualmente também.

É importante ressaltar que nossa integração sempre inscreve e nunca “desinscreve” contas (somente muda de “suspenso” para “ativo” ou vice-versa). Desinscrever alunos ainda pode ser feito manualmente (pelo docente ou pelo próprio aluno).

Veja aqui mais considerações sobre a implementação.

2 respostas para “Novidades Moodle da USP / e-Disciplinas 2018”

  1. Gostaria de saber se há previsão para implementar os seguintes recursos:
    – Integração com Google Drive USP
    – Abertura de Conteúdo H5P diretamente no Moodle Mobile, sem necessidade de navegador.
    Grata!

    1. Olá Viviane,

      Acredito que a integração com GDrive está funcionando (é uma das “fontes” no escolhador de arquivo, “file picker). A integração com H5P no Moodle Mobile é um problema mesmo, que espero vai ser resolvido numa atualização futura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *