Redefor

Projeto Redefor é um conjunto de cursos de especialização oferecido pela USP a professores da Rede Estadual. É um projeto idealizado e financiado pela Secretaria de Educação Estadual e implementado pelas três Universidades Estaduais, USP, Unicamp e UNESP. No primeiro oferecimento [outubro de 2010 até dezembro de 2011] a USP ficou responsável pelos cursos para professores de Ciências e Biologia e pelos cursos para Diretores, Coordenadores e Supervisores.

Cada turma de 25 alunos é atendido por um tutor, na maioria dos casos selecionados entre os alunos da pós-graduação da USP.

Implementação Técnica

O projeto conta com um “Portal” e o Ambiente Virtual de Aprendizagem [AVA]. O Portal é uma ferramenta de comunicação com os cursistas e o AVA é o ambiente onde os processos pedagógicos acontecem e onde o material didático se encontra.

WordPress

O Portal foi implementado com o software de código aberto WordPress, neste caso usado como sistema de gerenciamento de conteúdo [CMS]. Os plugins mais importantes usados são Contact Form 7 e W3-Total-Cache. Usamos um template próprio desenhado pelo nosso Web-Designer [veja embaixo].

Moodle

Para o AVA foi escolhido o software de código aberto Moodle.

Responsáveis:

Ewout ter Haar: Coordenação

Luiz Armesto: arquitetura inicial e implementação da infra-estrutura de desenvolvimento, web-design do Moodle, integração com AVA com sistemas corporativos da USP

Helbert dos Santos: implementação do Moodle, desenvolvimento de plugins do Moodle, resolução de bugs.

George Campos: Web-design e implementação do template do Portal

Victor Souza: Implementação e customização do FAQ, apoio ao Helpdesk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *