Licenciatura em Ciências

Apresentação do Curso

Para atender uma demanda de aperfeiçoamento no ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo, a USP oferece o curso semipresencial de licenciatura na área de ciências. Este curso está inserido no Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

A Universidade de São Paulo visa, desta forma, promover a formação de recursos humanos qualificados com o intuito de alavancar o desenvolvimento da sociedade que a fomenta. A oferta de educação superior com qualidade, de forma flexível e mais personalizada, encontra limitações no modelo tradicional presencial, tornando a modalidade a distância, ou semipresencial como neste caso, uma alternativa viável. Esta modalidade semipresencial permite uma maior acessibilidade e flexibilidade, o que contribui para uma maior democratização do ensino. Aliado a esta flexibilidade, este modelo visa a complementar os esforços governamentais de capacitação e qualificação dos professores do Ensino Fundamental.

Objetivo

O principal objetivo desta proposta é oferecer formação em nível superior por meio do curso de Licenciatura em Ciências, oferecido na modalidade semipresencial.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver processos pedagógicos que visem à elaboração de conhecimentos teóricos e competências relativas ao ensino de Ciências, otimizando a reflexão, a prática pedagógica e a autonomia intelectual;
  • Possibilitar aos alunos o domínio crítico do uso das novas tecnologias disponíveis na sociedade e, especialmente, nas escolas;
  • Incentivar o intercâmbio entre a Universidade e a Rede de Educação Básica;
  • Contribuir para a interação entre os diversos níveis e modalidades de ensino, visando o aperfeiçoamento e modernização do Ensino Fundamental e Médio.

Público Alvo

O curso será voltado para a formação de profissionais que queiram se habilitar ao exercício do magistério do Ensino Fundamental e Médio, ou para professores em exercício que atuam na Educação Básica. Serão 360 alunos em exercício por ano, divididos em turmas de 90 alunos 7 por polo. Os polos estão localizados nos campi de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba

[Fonte: http://licenciaturaciencias.usp.br/portal/apresentacao-do-curso/]

Como funcionam os cursos da Univesp?

A Univesp combina as novas tecnologias de informação – como internet e TV digital -, e as metodologias presenciais de aprendizagem nas atividades nos polos. O aluno entra em contato com os conteúdos do curso por intermédio do material didático oferecido por diferentes mídias, inclusive a impressa.

Com o apoio de ferramentas computacionais específicas, os alunos têm acesso aos conteúdos preparados especificamente para cada curso, às ferramentas de interatividade e ao conjunto de atividades que devem cumprir em cada uma das fases do curso, ao calendário de programas transmitidos pela Univesp TV, à lista de atividades individuais e em grupos etc. Cada atividade concluída é encaminhada ao tutor, que avalia e orienta o aluno na sequência das atividades curriculares. Os trabalhos concluídos ficam armazenados em uma área de portfólio para consultas posteriores do próprio aluno, do tutor e orientadores.

Na educação mediada pelas novas tecnologias, o cumprimento das tarefas, equivale à presença do aluno em sala de aula no modelo de educação presencial. Mas sua presença física será exigida sempre que a programação dos cursos incluir atividades presenciais nos polos, como em aulas de laboratório ou nas avaliações (provas).

Os tutores – em geral docentes da universidade que promove o curso ou alunos de pós-graduação capacitados para essa função e sempre sob supervisão de um professor – mantêm diálogo permanente online com o aluno e com os grupos de trabalho, estimulando a criação de listas de discussões, debates e pesquisa de textos. No desenvolvimento das atividades do curso, os alunos se relacionam também nos fóruns, cujos encontros são realizados em horários pré-determinados.

A Univesp conta ainda com a Univesp TV digital, que traz conceitos, processos e aspectos motivadores do conteúdo em questão. Para tanto, são utilizadas técnicas de comunicação específica para TV, na forma de representação ou de documentário.

[Fonte: http://licenciaturaciencias.usp.br/blog/como-funcionam-os-cursos/#comment-4]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *