Criação dos ambientes de apoio de 2013 no Moodle do Stoa

Ambientes de apoio de 2013

Ministrantes de disciplinas da USP oferecidos em 2013 já podem criar os seus ambientes de apoio. Veja a página na documentação do Moodle do Stoa para informações gerais sobre a criação dos ambientes de apoio. Seguem aqui algumas informações complementares.

Primeiro, é importante lembrar que para o link de criação aparecer (na página principal do Moodle do Stoa) é preciso que a seção de alunos ou comissão de graduação da Unidade cadastre um ministrante do oferecimento da disciplina em 2013 no Júpiter ou Janus.

Atenção: se criar o ambiente agora, os alunos “inscritos” (nas interações de matricula no Júpiter) serão inscritos no novo ambiente ao acessar o Moodle do Stoa.

  1. Para evitar o acesso dos alunos enquanto o ambiente está sendo configurado, vá nas configurações do ambiente e use Disponibilidade / “Este curso não pode ser acessado pelos participantes”. Terá que lembrar de reverter esta configuração no início do semestre. É interessante configurar os novos ambientes com “Data de início do curso” de 25 de fevereiro de 2013, mas só esta configuração não vai impedir o acesso dos alunos. É necessário também configurar a disponibilidade.
  2. Uma alternativa é tirar temporariamente  o código “Turmas da USP” (do tipo NNNNNNN.V.2013XXX), nas configurações do ambiente. Anote o código em algum lugar para ter inscrições automáticas no início do semestre.
  3. Pode também simplesmente esperar criar o seu novo ambiente até todas as interações no Júpiter serem terminadas e as matriculas estabilizadas.

Veja o post “Desinscrever alunos” para mais informações. Estamos melhorando a interface de criação de novos ambientes e em breve será mais fácil configurar o ambiente, inscrever todos os alunos matriculados e convidar alunos ainda não inscritos no Stoa.

Ambientes de 2012

No Moodle do Stoa os ambientes de 2012 são arquivados na categoria “2012”. Os alunos, monitores e docentes continuam inscritos. Não recomendamos desinscrever alunos dos ambientes correspondentes a oferecimentos de 2012. Primeiro porque os alunos perderiam acesso aos recursos e atividades. E segundo, porque isto implicaria em perda de rastreabilidade e o histórico das ações no AVA.

Uma desvantagem de arquivar os ambientes antigos junto com os em apoio aos oferecimentos correntes é que dificulta a navegação. Por exemplo, na página principal, abaixo de “Meus Ambientes” agora tem links para todos os ambientes em qual está inscrito, antigos e correntes. Estamos trabalhando para separar melhor os ambientes antigos dos novos.

Aproveitar recursos e atividades dos ambientes de 2012 para 2013

É possível, com alguns cliques, “importar” tudo de um ambiente antigo para um ambiente novo feito para o oferecimento de 2013. No ambiente novo, procure no bloco de Configurações o link “Importar”. O Moodle apresentará um formulário de busca de ambientes (só mostrará ambientes em que está inscrito como docente). Escolhe o ambiente apropriado e será possível importar toda estrutura do ambiente de 2012.

Em breve vamos oferecer esta interface já na hora da criação do novo ambiente.

Perguntas e Respostas

P.  Não acho o link para criar a minha disciplina. R. Provavelmente a seção responsável da sua Unidade ainda não te inscreveu como ministrante no Júpiter ou Janus. Se tiver pressa, entre em contato com suporte@stoa.usp.br e a gente criará seu ambiente de apoio manualmente.

P. Foram inscritos alunos que não estão matriculados. R. De fato, o script de sincronização entre Júpiter e o Moodle não distingue entre “inscritos” (no Júpiter) e “matriculados”. Se este algoritmo inclusivo não é apropriado para sua disciplina, recomendamos “suspender” alunos que não devem acessar o ambiente (ou, se já não estão mais inscritos no Júpiter, pode também desinscrever eles completamente).

P. Não quero que os meus alunos vejam o ambiente em preparação. R. Nas configurações do ambiente, use Disponibilidade / “Este curso não pode ser acessado pelos participantes”. Terá que lembrar de reverter esta configuração no início do semestre.

4 respostas para “Criação dos ambientes de apoio de 2013 no Moodle do Stoa”

  1. Prezados colegas,
    tenho um projeto Ensinar com Pesquisa (No. 7273
    A configuração da ficção na narrativa contemporânea alemã)
    e gostaria de criar um ambiente para este. Voces podem me ajudar?
    Abraco
    Helmut

    1. Oi Professor! Criamos o ambiente na categoria FFLCH – Grupos de Estudo e enviamos as orientações para seu e-mail. Se precisar de algo mais estamos a disposição.

  2. gostaria de criar um ambiente com o nome TEATRO ALEMÃO para este semestre (desmembrado da disciplina FLM Literatura Alemã: Teatro e Novela). Vcs poderiam fazer isso para mim?

    grata
    claudia dornbusch

Deixe um comentário para Claudia Dornbusch Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.