Ainda sobre os emails enviado pelo Moodle

[Resumo executivo: seu email configurado no Moodle é @yahoo.com? Leia esta mensagem, porque talvez Moodle não envia as notificações dos seus posts nos fóruns.]

[Atualizado março 2017]

Email, apesar da existência de meios de comunicação mais novas (e a existência de alternativas dentro do próprio Moodle), continua sendo uma das maneiras essenciais de entrar em contato com os participantes do Moodle. O Moodle mande notificações via email quando há novos posts no fórum, quando “Tarefas” são corrigidas, quando uma mensagem interna é mandada (e você não está online) etc. etc. Nos últimos dias descobrimos mais um problema com o envio de email pelos nossos Moodles que afeta sobretudo os emails mandados em nome de usuários com emails @yahoo.com ou @yahoo.com.br.

O que acontece

Quando alguém coloca por exemplo um post num fórum de notícias, o Moodle tenta mandar um email de notificação aos inscritos do seu ambiente de apoio. Este email é mandado “em seu nome”: para os servidores do email é como você, pessoalmente, escreveu e mandou esta notificação e seu email é usado como remitente (há exceções: pode configurar seu perfil para que seu email fique escondido, veja a solução 2 embaixo).

Acontece que o serviço de email do Yahoo recentemente mudou uma política e servidores de email não permitem mais mandar emails como se fossem do @yahoo.com. Isto afeta os email que Moodle manda em seu nome.

A solução

Veja como contornar o problema:

Solução 1.

Configurar seu email no Moodle para o seu email @usp.br (ou, um outro email que não seja @yahoo.com). Veja como mudar seu email.

Passo 1: vá para o lugar onde pode mudar seu perfil (se a barra lateral é contraída, expande-a, clique em “Administração” | Modificar perfil):

Como achar as configurações do seu perfil e das suas mensagens no Moodle

 

Passo 2: Mude seu email, de preferência para seu email @usp.br, mas um gmail, hotmail etc. deve também funcionar. Note que pode mudar o email onde notificações para você são mandadas, veja o passo 3.

No seu perfil há campos para seu email e como divulgar este email a outros.

Passo 3: Se não costuma usar o seu email @usp.br (e não configurou um redirecionamento para um outro email), pode configurar na página de configuração de mensagens um outro email onde as notificações são enviadas.

mudar-email3

Solução 2.

Configurar seu perfil para “esconder seu email. Isto vai fazer com que o remitente dos emails fica no-reply@edisciplinas.usp.br. A desvantagem desta solução é que alunos não podem mais entrar em contato respondendo diretamente no seu email (outros podem considerar isto uma vantagem). Vá no seu perfil e mude esta configuração:

configurar-email4

Detalhes técnicos

Esse é um problema conhecido, não exclusivo ao Moodle, mas comum a qualquer software que manda email. Veja uma discussão no moodle.org. Existe uma opção para o admin do Moodle forçar todo email ser mandado com o endereço noreply como remetente. Mas verifiquei esta opção um tempo atrás e parecia fazer com que todos os emails ficaram com “from:noreply@stoa.usp.br”, o que é uma medida muito drástica.

Veja a resposta dos especialistas do DTI:

“Referente a solicitação, existe uma politica de controle de origem de e-mail (DMARC – http://www.dmarc.org/), adotado pelo Gmail e Yahoo, mas até algum tempo atrás não eram tão restritivas. O Yahoo deve ter mudado sua política, só permitindo o envio de mensagens de seu dominio por hosts autorizados, por questão de segurança. Em outras palavras, aparentemente estão recusando envio de mensagens do Yahoo usando os hosts que fazem envio para o Moodle do Stoa, por não terem autorização para isso. Para que isso deixe de acontecer, as mensagens não devem ser enviadas como se fossem do Yahoo ou outro domínio.”

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