Atualização do Moodle do dia 30 de junho, 2016

Quinta-feira dia 30 de junho atualizamos o Moodle da USP. Além das costumeiras atualizações de segurança, houve dois destaques relevantes para docentes e alunos:

Nova identidade

O Moodle do Stoa vai virar o Moodle da USP, sob o nome “E-Disciplinas”. A gestão do sistema vai ser compartilhada entre o STI (manutenção técnica da infra-estrutura) e o PRG (gestão e helpdesk). Em breve o Moodle da USP será ainda melhor integrado com a outra infraestrutura de TI da USP (senha única, melhorias na integração com Júpiter, Janus, entre outras melhorias).

Learning Analytics

Instalamos dois novos plugins que permitem o professor acompanhar melhor como o seu ambiente de apoio no Moodle da USP é usado. Um foca nos recursos e atividades, o outro nos alunos.

Heatmap

A unidade de análise desta ferramenta é o recurso ou atividade. Após a habilitação da ferramenta é apresentado uma contagem do número de acesso e número de alunos que acessaram cada recursos ou atividade. Assim, o professor pode fazer uma avaliação inicial sobre a relativa importância que seus alunos dão a cada recurso. Veja um exemplo:

Screenshot from 2016-06-30 17-01-00

 

 

Note que o número na caixa da esquerda é o número total de visualizações e o número na caixa da direita é o número de alunos diferentes que acessaram o recurso.

Para começar usar o novo recurso no seu ambiente, ative edição, procure “Adicionar um bloco” no final da barra lateral esquerda e clique em “Heatmap”. Pode demorar um pouco para a página voltar a carregar, porque é neste momento que o plugin analisa os logs do Moodle para gerar os números de uso.

Analytics Graphs

Este plugin, desenvolvido por um professor da IFRS, é um conjunto de relatórios que mostram ao professor o engajamento do aluno com os recursos no Moodle. Um dos relatórios mais interessantes é o de engajamento do aluno com o AVA, onde claramente podemos distinguir alunos que desistiram, alunos que acessam regularmente ou alunos que precisam de orientações ou apoio.

visualizacoes

Note que alguns dos relatórios disponibilizados podem demorar para ser gerados e que ainda há alguns bugs de apresentação. Vamos colaborar com melhorias deste plugin e contribuí-las de volta ao desenvolvedor original para que toda comunidade pode se aproveitar dos esforços compartilhados.

 

Uma resposta para “Atualização do Moodle do dia 30 de junho, 2016”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.