Atualização e indisponibilidade do Moodle do Stoa 6 e 7 de janeiro

O serviço de ambientes online de apoio às disciplinas da USP o Moodle do Stoa vai ser atualizado para uma nova versão do Moodle no final do dia 6 de janeiro (quarta-feira). Prevemos que o serviço volta no final do dia 7.

A razão para este longo período de manutenção é que além de atualizar a plataforma (de Moodle 2.7 para 2.9) e migrar todo o conteúdo, vamos mudar a infraestrutura de hospedagem do sistema, para uma arquitetura ainda mais robusto e escalável.

Este é o último passo no processo de entregar ao STI cada vez mais a responsabilidade para a parte técnica da hospedagem. Iniciamos este processo no início de 2015 com a migração dos servidores para a Nuvem USP. Agora os analistas do STI desenharam uma arquitetura mais robusto, com servidores redundantes e processos de gestão ainda mais profissionais. O custo do aumento de complexidade (e o investimento do STI em recursos humanos) vai dar como retorno um sistema pronto para continuar crescendo 30-50% por ano em número de usuários e atividade geral, como tem crescido desde 2009. Por outro lado a entrega da responsabilidade da gestão técnica do sistema vai liberar o grupo ATP para investir mais em ações de capacitação e apoio técnico-pedagógico a docentes e monitores, visando um uso cada vez mais rica do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.