Como anular uma questão em questionários do Moodle

Não são raros os casos em que precisamos, assim como fazemos no ensino presencial, anular questões de um questionário ou avaliação. No novo questionário do Moodle (pós 2.1) temos duas opções:

1. Atribuir peso zero à questão a ser anulada
  2. Dar a pontuação máxima a todos os alunos naquela questão (somente múltipla escolha)

Atribuir peso zero à questão a ser anulada

Esta opção é adequada para casos em que gostaríamos de redistribuir a pontuação da questão anulada entre as demais que compõe o questionário. Repare que, mesmo que você não altere a “nota” das demais questões, o valor de cada uma delas será alterada. Para aplicar essa solução, siga o tutorial abaixo:

1. No questionário em questão clique em “Editar questionário” no bloco de Configurações
  2. Atribua nota 0 para a questão a ser anulada e clique em Gravar
  3. Vá para o relatório de tentativas do questionário e clique em “Reavaliar tudo”

Dar a todos os alunos os pontos da questão

Supondo que você gostaria de não penalizar quem poderia ter acertado a questão a ser anulada, essa é a melhor opção. Infelizmente não há como aplicar essa solução (pelo menos não de forma automática) a outros tipos de questão que não as de múltipla escolha. Nos outros tipos de questão, ao se adotar essa solução, a avaliação teria que ser inteiramente manual. Vamos ao tutorial:

2. Edite a questão a ser anulada
  3. Atribua 100% a todas as alternativas existentes e salve a questão
  4. Vá para o relatório de tentativas do questionário e clique em “Reavaliar tudo”

4 respostas para “Como anular uma questão em questionários do Moodle”

1. Oi Hildevan,

Uma maneira mais simples é usar uma combinação de Grupos e um Fórum (usando grupos separados ou visíveis). Se quiser funcionalidades mais sofisticadas (como revisão por pares), poderia investigar o Workshop (Laboratório de Avaliação).

1. Professor, boa noite! Como faço para disponibilizar os comentários dos alunos para todos inscritos para o questionário visualizarem. O questionário não valerá nota, é apenas para captação de conteúdo.