Atualização do Moodle do Stoa

Atualizamos o Moodle do Stoa (e outros Moodles sob nossa responsabilidade) do versão 2.4 para a versão 2.5, com novas funcionalidades, atualizações de segurança e maior estabilidade. Veja a lista completa de mudanças e uma lista de novas funcionalidades. Alguns destaques:

Formulários resumidos

Característica do Moodle são seu formulários de configuração gigantes. Geralmente não é necessário mudar a maioria das opções do seu valor padrão. Os formulários foram redesenhados para que elementos mais avançados e não-essenciais são colapsados por padrão.

É mais fácil achar os Relatórios

Moodle sempre tinha um conjunto interessante de “relatórios”, usado por exemplo para acompanhar as atividades dos alunos ou analisar o uso de um determinado recurso. Mas estes relatórios ficaram escondidos no bloco “Navegação”, difícil de achar. Agora se encontram num lugar mais natural: o bloco de Configurações (do curso ou da atividade).

O Editor é simplificado por padrão

O editor visual, usado no Moodle para formatar texto, inserir links ou inserir mídia como imagens e som, nem sempre é necessário e às vezes atrapalha por ser muito pesado. Agora o editor aparece por padrão como uma simples e pequena caixa de texto, podendo ser expandido para ter todas as ferramentas à disposição:

Arrastar e soltar texto e imagens no Curso

Já era possível arrastar com o mouse um arquivo do “File Explorer” até a página principal do curso. Agora isto pode ser feito com texto e imagens também. O Moodle vai pedir se quer criar um rótulo ou uma página Web.

Pasta de arquivos no Curso

O recurso do tipo “Pasta” agora pode ser mostrado com todos os subdiretórios (ou até todos os arquivos) “abertos” na página inicial do curso, facilitando o acesso imediato.

Melhorias em “Tarefa”

Há melhorias na atividade “Tarefa” (aquela que permite alunos entregar texto e arquivos). Agora é possível permitir re-envios (após a correção).

Contagem de Palavras em Fóruns

É possível mostrar o número de palavras escritos em posts no Fórum, para conter ou incentivar a verborragia.

Novo visual, plataformas móveis

Nesta versão do Moodle é possível criar templates (temas visuais) que funcionam bem tanto em computadores como em celulares ou tablets (usando o chamado desenho responsivo). Estamos criando um novo template padrão que faz uso destas novas tecnologias. Antes do início do semestre o Moodle do Stoa terá um novo visual.