Serviços da USP e do Stoa ficaram fora do ar terça 21/10 12h – 18h30

Terça-feira dia 21 de outubro, o serviço Moodle do Stoa, assim como a rede colaborativa e outros serviços da USP como a IPTV e E-Aulas ficaram fora do ar entre 12h e 18h30. Houve um problema generalizado na hospedagem virtualizada no datacenter da USP que afetou mais que 100 máquinas virtuais e deixou a gente sem acesso aos nossos serviços.

Pedimos desculpas pelo ocorrido, que deve ter afetado próximo de 10 mil pessoas (o número total de usuários ativos do Stoa é 20 mil, mas entre 5 e 10 mil acessem o sistema em qualquer dia típico). Já estavam em curso as preparações para a migração dos servidores para o chamado “Nuvem USP”, onde já estão hospedados o portal da USP e os sistema corporativos como Júpiter e Janus. Vamos continuar estas preparações com dobrada atenção na arquitetura de redundância e robustez.

Agradeço aos técnicos da datacenter da USP que trabalharam a tarde inteiro para resolver o problema.

Atualização 1: Entre 18h30 e aproximadamente 20h do site estava no ar, mas mal configurado. Neste período de 1,5h os arquivos hospedados no site não eram acessíveis e edições ou submissões de tarefas talvez não foram guardados corretamente.

Atualização 2. Veja o comunicado do DTI sobre o ocorrido:

“Hoje por volta do meio dia tivemos um problema no remanejamento físico de um equipamento que causou a perda de acesso à máquinas virtualizadas hospedadas na infraestrutura da DTI.

O problema foi sanado por volta das 17:00 horas e estamos trabalhando no restabelecimento dos serviços hospedados.
Outras informações: Entrar em contato com o HelpDesk da DTI pelo telefone (11) 3091-6454 ou enviar e-mail para consulta@usp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.