Melhorias na criação de novos ambientes no Moodle da USP

Desde quinta-feira 20/07/2017 a interface de criação dos ambientes de apoio às disciplinas da USP no Moodle da USP mudou um pouco. As principais mudanças:

  1. Agora a junção de várias turmas num único ambiente é configurada durante a  criação do ambiente. Docentes podem incluir outras turmas (e os colegas ministrantes) na hora de criar o ambiente, um interface bem mais intuitivo do que o processo anterior.
  2. A configuração onde o docente escolha abrir ou não seu ambiente para visitantes (e Google) ficou mais evidente.

Veja o processo novo em algumas capturas de tela:

Passo 1: acessar página principal do Moodle

Note que a possibilidade de criar ambientes somente aparece para quem foi cadastrado no Júpiter/Janus como ministrante de uma turma do ano corrente ( e não para o “coordenador” de uma disciplina, por exemplo).

Para docentes ministrando turmas (conforme cadastrado no Júpiter/Janus pela seção de graduação ou pós) aparece na página principal do Moodle um botão verde "criar ambiente".
Para docentes ministrando turmas (conforme cadastrado no Júpiter/Janus pela seção de graduação ou pós) aparece na página principal do Moodle um botão verde “criar ambiente”.

Passo 2: configurações básicas

Uma confusão recorrente era o acesso por “visitantes” dos materiais disponibilizados e a visibilidade do ambiente nos índices do Google. Por padrão este acesso é liberado, mas agora a opção de fechar seu ambiente fica mais óbvio para o ministrante.

Após clicar "criar ambiente", o docente define, junto com informações básicas do ambiente, se o material didático disponibilizado pode ser acessado por pessoas fora da USP ou somente para os alunos matriculados.
Após clicar “criar ambiente”, o docente define, junto com informações básicas do ambiente, se o material didático disponibilizado pode ser acessado por pessoas fora da USP ou somente para os alunos matriculados.

Passo 3: escolher a turmas

Anteriormente, a junção de outras turmas da mesma disciplina (algo que recomendamos fortemente por simplificar muito a manutenção do ambiente) era um processo com vários passos. Agora o ministrante de qualquer turma pode facilmente acrescentar outras turmas (e colegas) no ambiente sendo criado.

Qualquer docente ministrante de qualquer turma pode juntar os alunos e colegas de outras turmas da mesma disciplina. É essencial de coordenar isso com os outros membros da equipe.
Qualquer docente ministrante de qualquer turma pode juntar os alunos e colegas de outras turmas da mesma disciplina. É essencial de coordenar isso com os outros membros da equipe.

Passo 4: verificar inscrições

Juntando turmas cria “grupos” no Moodle, o que possibilita mandar mensagens somente para uma turma, restringir o acesso de recursos ou atividades por turma, etc. Veja mais sobre “Grupos” no Moodle aqui.

Opcionalmente, verifique que as inscrições dos alunos foram efetuadas corretamente, clicando em Usuários / Grupos
Opcionalmente, verifique que as inscrições dos alunos foram efetuadas corretamente, clicando em Usuários / Grupos

O processo inteiro:

A inscrição dos alunos demora até 5 minutos para turmas grandes de 900 alunos.

Créditos

Este trabalho foi possível pela ajuda do PRG na manutenção do Moodle da USP / E-Disciplinas e implementado pelo Codely e o grupo ATP. A operacionalização (“deploy”) é feito pelo setor InterNuvem do STI.

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