Moodle do STOA: Lista de matriculados x Lista de participantes

É comum recebermos e-mails de docentes e monitores questionando sobre diferenças entre a lista de participantes em seu ambiente do Moodle do STOA e a lista de matriculados do sistema Júpiter/Janus. No geral, duas podem ser as razões:

1) O docente optou por utilizar no ano corrente o ambiente do ano anterior. Neste caso, os alunos matriculados no ano corrente não foram inscritos porque o campo Turmas USP nas configurações do ambiente não foi atualizado.

É possível procurar o suporte do STOA e requisitar a atualização das configurações do ambiente, mas o que fazer com os alunos do ano anterior? Desinscrever manualmente, um a um, pode ser bem oneroso.

Solução: criar um novo ambiente para os novos alunos e importar o conteúdo do ambiente do ano anterior.

Não se lembra dos 3 cliques para criar um novo ambiente? Veja o passo a passo, clique aqui!

Quer aprender a importar o conteúdo de seus outros ambientes do Moodle do STOA? Fácil, clique aqui!

2) Nem todos os alunos matriculados possuem cadastro no STOA e/ou acessaram o Moodle STOA anteriormente.

Solução: convidar esses alunos, com alguns cliques em seu ambiente virtual, a efetuarem o cadastro e acessarem o Moodle com mesmo login e senha.

• Acesse seu ambiente no Moodle do STOA e no bloco Administração do ambiente, selecione Usuários –> Métodos de Inscrição.
  • Na tabela Métodos de Inscrição, selecione Envio de convites por e-mail Envio de convites por e-mail, na linha correspondente ao método External STOA.
  • Selecione os usuários não inscritos, altere (ou não) a mensagem sugerida para o convite e clique em Enviar mensagem.
1 - Administração do Ambiente
Passo 1
Passo 2
Passo 3

A medida que se cadastrarem no STOA e acessarem o  Moodle STOA, irão automaticamente aparecer na relação de participantes de seu ambiente.