Turmas de 2017 no Moodle da USP

Está disponível desde segunda-feira dia 12 para ministrantes de turmas de 2017 a possibilidade de criar um ambiente de apoio online no Moodle da USP. A integração do Moodle com Júpiter e Janus replica as informações sobre ministrantes de turmas cadastrados pelas seções de alunos (até 12/12, já foram cadastrados 4600 docentes para ministrar 12 mil turmas, de 4800 disciplinas diferentes, da graduação e da pós).

criacao-ambiente-1

Se está tudo certo aparece um botão verde “criar ambiente” na página principal do ministrante responsável. Em alguns casos, a integração não funciona corretamente. Entre em contato com suporte@edisciplinas.usp.br ou o HelpDesk e ajudaremos.

Temos recomendações para quem já tem um ambiente no Moodle em 2016 ou antes e para quem cria seus ambientes de apoio agora em dezembro, antes das consolidações das matriculas no Júpiter e Janus.

Importar conteúdos de anos passados

Se há um ambiente de apoio no Moodle para oferecimentos em 2016 ou antes da sua disciplina, é possível “importar” os recursos e atividades de ambientes de oferecimentos passados. No Moodle isto é bem fácil: procure, no ambiente novo, o link “Importar” no bloco Administração. Escolhe o ambiente de apoio apropriado e escolhe as atividades, recursos ou blocos laterais que queira importar para o ambiente novo. Somente pode “importar” ambientes em que estava inscrito como docente. Se precisar importar o conteúdo de um ambiente que era de outra pessoa, entre em contato ( suporte@edisciplinas.usp.br, com os links do ambiente antigo e o novo, idealmente).

Importar

Deixar ambiente oculto por agora

Nossa integração não distingue entre “Inscritos”, “Pendentes” e “Matriculados” (conceitos do Júpiter). Isso significa que por padrão todos os “inscritos” no Júpiter são inscritos no ambiente de apoio no Moodle. A nossa recomendação é manter o ambiente “oculto” para alunos. Após a criação do ambiente, vá para Editar configuraçoes e escolhe “Ocultar” no campo Visível:

criacao-ambiente5

Em fevereiro deve se lembrar de des-ocultar o ambiente.

Veja mais informações para Docentes, em particular sobre como configurar o acesso (ou não) por visitantes, a inscrição de monitores e colegas e como juntar turmas