Novo visual do Moodle do Stoa!

O Moodle do Stoa ganhará um novo design ao final de julho de 2014! O objetivo desta atualização é deixar o Moodle do Stoa mais bonito, simples e cada vez mais usável em qualquer dispositivo moderno.

novo-stoa-loggedout
Nova página principal
novo-stoa-curso-1
Nova aparência de um ambiente de apoio

Informações importantes para responsáveis pelos ambientes de apoio no Moodle do Stoa

Se quiser experimentar e ver como ficará a aparência padrão do Moodle do Stoa no segundo semestre, mude já o seu tema para STOA14 (veja a seguir como faz). Já a partir de agosto quem quiser ficar com o tema antigo do Stoa deve usar o tema STOA.

Como mudar o Tema de seu ambiente

1. Acesse o ambiente de sua disciplina no Moodle do Stoa
  2. No bloco Administração do ambiente, clique em Configurações
  3. No formulário de configuração, localize Aparência
  4. Em Aparência, localize Forçar Tema e selecione o que desejar
  5. Vá até o final do formulário, clique em botão Salvar mudanças
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Passos 4 e 5

Mais informações sobre o novo tema

A criação do novo visual e arquitetura de informação buscou:

• destacar informações básicas sobre o projeto como cadastro, acesso, instruções e dúvidas, facilitando a vida no usuário novo;
  • facilitar aos estudantes e docentes o acesso aos ambientes de apoio em quais estão inscritos;
  • distinguir bem entre ambientes de apoio às disciplinas em andamento e encerradas;
  • destacar os conteúdos e atividades no interior dos ambientes, reorganizando a disposição dos blocos na barra lateral;

Vale destacar que as funcionalidades padrão do Moodle não mudaram e que conteúdo, atividades e ambientes de apoio inteiros podem ser salvos e vão funcionar normalmente em outros Moodles. As suas habilidades e conhecimento sobre Moodle também não fica obsoleto e pode ser usado em qualquer outro Moodle, na USP ou fora da USP. O que está mudando é somente a aparência, não as funcionalidades.

Esta arquitetura foi possível porque o Moodle é um sistema de código aberto. O que, para seus administradores e usuários, significa flexibilidade e liberdade para personalizar seu visual, integrar com outras sistemas (como fizemos com Júpiter e Janus). Tudo isso sem alterar os conceitos que regem a experiências de seus usuários! Ou seja, é possível se beneficiar dessas mudanças e ainda sim identificar o Moodle, permanecer familiarizado com as possibilidades de edição, acesso a recursos, realização de atividades, interação e avaliação.

Mas… e se eu não quiser que estas mudanças sejam implementadas no meu ambiente no Moodle do STOA? Preferir o tema antigo ou ainda, desejar um tema totalmente diferente?

Há dois motivos para não aderir ao novo visual. Um é que o novo tema requer navegadores (Firefox, Chrome, Internet Explorer) razoavelmente bem atualizados. Em particular, o tema não vai funcionar bem usando Internet Explorer 8 e recomendamos usar Chrome e Firefox, sobretudo em Windows XP. Temos evidências que somente 2 ou 3% dos usuários ainda usam Internet Explorer 7 ou 8, mas é possível que um outro tema atende o seu público melhor (se usar um laboratório de informática desatualizado, por exemplo).

Uma outra razão de não usar o novo tema é porque simplesmente não gostou.

Nestes casos, há uma solução. É possível configurar seu ambiente de apoio para usar um outro tema e pode voltar para o tema antigo do Stoa. Além do antigo tema do Moodle do STOA, o Moodle disponibiliza alguns outros temas que podem ser escolhidos na configuração do ambiente. Veja abaixo alguns exemplos (clique nas imagens para ampliá-las):

Novo tema do Moodle do STOA
Antigo tema do Moodle do STOA
Tema Standard

Tema Sky High
Tema Fusion
Tema Magazine

Tema Noonzero
Tema Serenity

4 respostas para “Novo visual do Moodle do Stoa!”

1. Dá para corrigir o fato de no novo visual todos os caracteres acentuados serem exigidos em uma fonte diferente do resto do texto?