Configuração de um Questionário com questões dissertativas

Para questões dissertativas com respostas de um ou dois parágrafos, o Questionário é uma boa ferramenta. Um comportamento desejável para um questionário com este tipo de questão é

1. Após a abertura do questionário, o aluno começa escrever uma resposta. Mas lendo o material da semana, vai querer modificar o seu texto inicial e isto deve ser possível
  2. Uma vez que o aluno considera “pronta” a sua resposta, deve entregá-la ao tutor;
  3. Os tutores podem avaliar as tentativas sinalizadas como prontas e essa avaliação e comentários ficam visíveis aos alunos assim que o questionário se encerra.

É possível configurar o Questionário do Moodle para atender esta demanda:

1. Tenha certa que o questionário somente contém questões dissertativas porque as configurações não são apropriadas para questões  auto-corrigíveis (como questões de múltipla escolha e
  2. Nas configurações do questionário como um todo, escolhe “
  3. No enunciado do questionário, deixar bem claro ao aluno, que ele deve “salvar sem enviar” regularmente, e sobretudo que após ter enviado o trabalho, ele não vai ter mais oportunidade de mudar o seu trabalho. A única maneira de permitir mais uma tentativa é para alguém com as permissões adequadas apagar a tentativa.

Em princípio, a Tarefa do tipo “Texto Online” também pode ser configurado para permitir o aluno re-editar o seu texto. Porém, esta solução não permite o educador já começar avaliar os trabalhos no meio do período de abertura da tarefa, porque a ferramenta Tarefa não tem botão “enviar”.

No Moodle 2.3 o módulo de tarefa foi totalmente reescrito e agora inclui uma opção que permite aos alunos sinalizar o texto como pronto para a avaliação.

Uma resposta para “Configuração de um Questionário com questões dissertativas”