Oficina Moodle do Stoa

Objetivo:

Capacitar os participantes (docentes e monitores da USP) na utilização do Moodle como ambiente online de apoio às disciplinas da USP, modelagem e gestão de cursos a distância e/ou semipresenciais, com foco na construção de ambientes virtuais de aprendizagem no Moodle do STOA.

Conteúdo Programático:

O que é o Moodle do STOA?
O projeto Stoa, cadastro, integração com Júpiter e Janus.
Moodle – visão de professor:

  • Criação de Disciplinas (cursos)
  • Abertura de Ambientes de Apoio
  • Configurações básicas
  • Inscrição de monitores (tutores) e alunos
  • Gerenciando arquivos
  • Incluindo recursos: Rótulo, Link para web, texto, arquivos, diretórios e Livro
  • Uso de atividades: Fórum, Tarefas, Glossário, Questionário
  • Discussões, avaliações, tarefas: qual ferramenta usar?

Apresentação e público alvo:

Ambiente virtuais de aprendizagem (AVA), usados em instituições de ensino superior em diversos países, oferecem ao professor ferramentas, recursos e atividades que permitem a interação entre alunos e professores e podem tornar mais rica a experiência didática.

Disponível na Universidade de São Paulo desde 2009 o Moodle do Stoa vem sendo usado como ferramenta de apoio ao ensino presencial por docentes em cursos de graduação, pós-graduação e projetos de extensão universitária.

Neste contexto, a Oficina Moodle é direcionada para professores que desejam criar e configurar cursos (disciplinas) na Plataforma Moodle. Também para aqueles que desejam conhecer as ferramentas, recursos e tarefas Moodle disponíveis para aprimorar o processo de aprendizagem por meio de um ambiente virtual.

Esta oficina é desenvolvida presencialmente, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do STOA como ferramenta instrucional proporcionando aos participantes a oportunidade de interagir no AVA, apresenta uma característica informativa e tem duração de 4 horas.

Local da Oficina (se dada no IFUSP)

Instituto de Física da Universidade de São Paulo
Rua do Matão, Travessa R, No 187
Sala de aula do Ed. Novo Milênio, 1o andar.
Cidade Universitária, São Paulo – SP


Visualizar Ed. Novo Milênio em um mapa maior

[learn_more caption=”O que é o Moodle”] O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Dinâmico e Modular Orientado a Objetos), ou seja, o Moodle, é um software livre de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos “on-line”, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países. O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista ligado à comunicação é às tecnologias, Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor, integrar-se, estudando ou leccionando, num curso on-line à sua escolha.[/learn_more]

18 respostas para “Oficina Moodle do Stoa”

  1. Fiz minha inscrição para a oficina do dia 10, mas tive um imprevisto, não poderei participar. Peço o cancelamento da minha inscrição. Pretendo me inscrever novamente em outra data. Obrigada,

  2. Olá! Depois que fiz o cadastro é que percebi que a oficina será em São paulo… Vcs poderiam pensar nessa oficina em um formato on line, assim quem não trabalha em Sao Paulo poderia participar tb…

    1. Estamos avaliando a disponibilidade de novas datas. É um trabalho paralelo às nossas outras obrigações , então vai depender também um pouco das demandas dos outros projetos.

    1. Pois é… Estamos trabalhando num material de apoio online, ou até um ambiente no Moodle autodirigido. Mas até então, vamos ter que fazer presencialmente mesmo.

  3. olá amigos, fiz confusão e me inscrevi nesta oficina pensando que seria uma que será realizada aqui na eerp/usp.
    bem que gostaria de participar, mas fica difícil ir à sp.
    fica aqui a sugestão de transmissão por videoconferência.
    assim sendo, peço que cancelem minha inscrição para disponibilizar minha vaga aos colegas.
    att.,

    1. Ok, cancelei sua inscrição. Vamos avaliar se é possível transmitir a oficina na internet. Se for viável, vamos anunciar neste post, e na página principal do Moodle do Stoa.

  4. Considero muito importante o conhecimento pelo professor das ferramentas e recursos tecnológicos do Moodle para ampliar sua intencionalidade educativa nos cursos USP.
    Gostaria de receber confirmação da inscrição.

  5. Bom dia,
    A inscrição está para o dia 17/03 (segunda-feira), porém acredito que há um erro uma vez que dia 17/03 é uma terça-feira. Se for na 2a. feira (16/03) eu poderei participar mas se for dia 17/03 (terça-feira) eu não poderei. Qual a data correta para a próxima capacitação?
    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.