Salas de aula online: BigBlueButton e MConf para o Moodle do Stoa

Acabamos de atualizar o Moodle do Stoa para sua última versão, incorporando pequenas melhorias e atualizações de segurança. Aproveitamos e acrescentamos algumas funcionalidades novas também. A mais importante é a integração do Moodle do Stoa junta a rede MConf de infraestrutura para serviços de “Web-conferência”.

Agora o responsável por qualquer ambiente de apoio no Moodle do Stoa pode configurar uma “sala de aula”  online ao vivo. Ative edição e escolhe uma atividade do tipo “BigBlueButton”:

Acrescentar uma atividade BigBlueButton

O próximo passo é configurar algumas coisas:

bbb2

Abrir numa nova janela é útil para não se perder (embora que ao se des-logar os usuários serão re-direcionados de volta para o Moodle do Stoa). Docentes e Monitores entrarão na sala nova como moderador (podem indicar quem é o apresentador e tem outras permissões). Pode ser interessante permitir estudantes abrir a sala sem que o docente entrou primeiro (a opção “Os estudantes devem esperar…”). Se usar uma data de uma sessão explicitamente, esta data entrará no calendário do Moodle, e não será possível abrir a sala antes desta data.

bbb3

Ao entrar na sala o apresentador pode subir um arquivo (pdf, ppt), usar chat, entre outras funcionalidades. O apresentador e outros participantes podem compartilhar o seu webcam e microfone.

Estamos otimistas em relação a este serviço, mas está em fase de testes e sempre é possível que podem ocorrer dificuldades. Recomendamos que o professor ou ministrante faça uma sessão de testes para se familiarizar com o interface e para testar se o seu microfone e webcam estão funcionando bem. Os participantes não-apresentadores em princípio somente precisam de uma instalação com Flash funcionando, mas para poder interagir e transmitar a sua voz ou imagem, eles também vão precisar de um microfone e webcam funcional.

Não sabemos ao certo quantos participantes a rede e os servidores são capaz de suportar. Acredito que é algo entre 20 e 200 pessoas em total (várias salas podem ser  usadas simultaneamente), mas vai depender também quanto dos participantes estão transmitindo áudio e vídeo ao mesmo tempo. Por favor entre em contato e relata sua experiência.

Isto é um serviço oferecido em caráter experimental. Esta versão do software BigBlueButton é adaptado pela organização MConf, uma iniciativa de um grupo da UFRGS com apoio do RNP (na melhor tradição de software livre, todas as melhorias que o grupo brasileiro do UFRGS faz são contribuídas de volta para o projeto BigBlueButton). A USP, junto com outras instituições brasileiras que integram a rede MConf contribuem com hardware e largura de bande.

9 respostas para “Salas de aula online: BigBlueButton e MConf para o Moodle do Stoa”

  1. Parabéns a equipe do Moodle pela iniciativa. É muito importante para a USP esta adesão às novas tecnologias educacionais.
    Vou começar a fazer os testes pensando em implementar para o próximo semestre uma web-conferência com professor convidado.

  2. Parabéns por mais esta iniciativa!!!! Vocês estão sempre de parabéns!!!!!
    Ficamos muito gratos por estarem sempre melhorando a qualidade do suporte didático a nós, professores.
    Vou usar bastante mais esta nova ferramenta.
    Um abraço
    Richard

  3. Ewout, parabéns a você e à equipe. Essa é uma ferramenta preciosa para todos os que desejarem adicionar mais algum movimento às aulas. Vamos nos beneficiar muito dela.
    Obrigada pelo trabalho constante e incansável.

  4. Bom dia, alguém já realizou testes de capacidade no BigBlueButton? quantos usuários ele suporta?

    Agradeço desde já,

    Denison Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *