Tipos de Fórum no Moodle da Redefor

Antes de mais nada,  é bom definir uma terminologia. Pode ter um ou mais fóruns em cada ambiente. Um fórum consiste de vários “tópicos” e um tópico é uma sequência  de mensagens. Uma mensagem geralmente é um resposta a uma outra mensagem dentro do mesmo tópico.

No Moodle da Redefor temos adotado uma determinada política de configuração dos fóruns. Com poucas exceções estamos usando dois tipos de fórum:

  1. Um fórum do tipo “Fórum de Notícas”. Neste fórum, somente alguém no papel de tutor ou especialista pode iniciar um tópico e por padrão o cursista não pode responder (é possível mudar isto, mas se cursista deve poder responder, recomendamos usar um fórum do tipo “Geral”). É possível usar um bloco na barra lateral para mostrar os últimos posts neste fórum.
  2. Um fórum do tipo “Geral”. Este fórum é desenhado para promover discussões. Por padrão, no Moodle do Redefor cursistas não podem iniciar novos tópicos. Portanto, é essencial que o tutor “abra” (inicie um novo tópico) cada novo fórum no ambiente. O cursista poderá somente responder a tópicos abertos pelo seu tutor. Esta configuração é uma tentativa de organizar melhor as discussões, mas o Editor / DI do ambiente pode abrir uma exceção desta política em fóruns individuais.

Uma configuração e política importantíssima é a de assinatura do fórum. Para cada mensagem postado num fórum, o Moodle decide se vai mandar uma notificação no e-mail de notificações. O Editor / DI do ambiente pode determinar uma política padrão mas o usuário também pode mudar as suas preferências de notificações para cada fórum.

O Fórum é uma ferramenta extremamente flexível e pode ser adaptado para implementar várias estratégicas pedagógicas. Veja algumas funcionalidades mais avançadas do fórum:

  1. A funcionalidade “interromper” : se uma discussão virou muito longo, podem usar o botão “interromper” para transferir uma resposta (e tudo embaixo desta resposta) para um novo tópico no mesmo fórum.
  2. É possível “transferir” um tópico para um outro fórum (dentro do mesmo ambiente).
  3. Anexar arquivos: se o arquivo é uma imagem (.png, .jpg) a imagem será inserido no post
  4. Avaliação: o Fórum pode ser configurado para permitir que o tutor atribua uma nota (ou conceito, se foram usados “esscalas”) a cada post do cursista. É até possível permitir cada cursista avaliar os seus colegas! Esta avaliação por pares possibilita mais N dinâmicas pedagógicas.
  5. Cada usuário pode mudar a sua visualização do tópico. A visualização padrão “aninhada” usa indentação para mostrar qual mensagem é uma resposta a qual outra mensagem. Mas é possível por exemplo ordenar os posts cronologicamente.

3 respostas para “Tipos de Fórum no Moodle da Redefor”

  1. Existe um novo tipo batizado em Ciências (AmbSoc) como “Café Pedagógico”, espaço informal que tem como finalidade os tutores conhecerem melhor seus cursistas. Este fórum não tem nota e nenhuma influência na disciplina.

  2. Olá, sobre os tipos de fórum. Depois de “interromper” um fórum, é possível reverter e juntar novamente as discussões?

    1. Acredito que não! Pelo que sei, uma vez no “raiz” do fórum um tópico não pode ser transportado para dentro de outro tópico.

Deixe um comentário para Marcela Barbosa Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.