Uso do Moodle do Stoa continua crescendo

A equipe Stoa apresentou os últimos dados de uso do Moodle do Stoa no Congresso de Educação organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP no dia 27 de maio. Veja o painel que apresentamos (clique para o PDF).

congressoedu-stoa

O que vemos, em poucas palavras, é um uso ainda crescente do Moodle do Stoa, sem dúvida em função de uma demanda cada vez mais forte para Tecnologia Educacional por parte do nosso corpo docente (talvez incentivado pelos seus estudantes). Estamos atendendendo agora, no primeiro semestre de 2015 20 mil usuários ativos (se logam pelo menos uma vez por semana), 1000 docentes e 20% de todas as disciplinas (5500 no primeiro semestre) oferecidas na USP. Vejam os números de acessos de página e criação de ambientes de apoio:

moodle-stoa-criacao-ambientes-absoluto-2015-1

moodle-stoa-uso 2015-1moodle-stoa-criacao-ambientes-2015-1

 

 

Por outro lado, o uso é muito variado entre usuários, disciplinas e unidades. Alguns usam muito, muitos usam pouco. Um exemplo das grandes diferenças de uso do Moodle do Stoa entre Unidades da USP é o número de ambientes de apoio online criado, normalizado pelo número de disciplinas oferecidas pela Unidade (note que no IF por exemplo muitas disciplinas usam 2 ambientes online por disciplina, porque são ministrados por docentes diferentes no período noturno e diurno):

moodle-stoa-criacao-ambientes-relativo-2015-1

Acreditamos que a grande diferença entre as unidades indicam processos do tipo “contágio social” na adoção da tecnologia. As mesmas desigualdades de uso se mostra entre usuários. A distribuição (cumulativa complementar) das ações sobre os usuários segue uma lei de potência na cauda, com expoente 3.5, parecido com as outras distribuições empíricas (Clauset, A., Shalizi, C.R., Newman, M.E.J., 2007. Power-law distributions in empirical data. http://arxiv.org/abs/0706.1062.)

moodle-stoa-us-o-usuarios-2015-1

Como curiosidade, veja uma visualização da distribuição do número de ações (“clicks”, grosso modo) por pessoa em algumas unidades:

moodle-stoa-acao-por-usuario-2015-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.