6 de junho: Moodle do Stoa atualizado

Atualizamos, agora há pouco, o código do Moodle do Stoa. Estamos usando agora a última versão estável (2.2.3). As mudanças no “core” do Moodle  são sobretudo atualizações de segurança e resoluções de bugs. Mas aproveitamos a oportunidade de incorporar algumas novidades no Moodle do Stoa:

  • Temos agora 8 novos tipo de questão para ser usado nos questionários. São tipos de questão desenvolvido pelo Open University. Alguns ainda requerem traduções parar o português, mas já podem ser usados.
  • Está disponível um novo tipo de atividade: Hot Potatoes. Se trata de uma extensão que possibilita o uso de questionários feito com o software gratuito Hot Potatoes.
  • Um novo bloco “Barra de Progresso”. Permite ao aluno visualizar o seu progresso. O docente deve configurar as atividades que são consideradas.
  • Um bloco ainda experimental, “Agrupamentos Visuais”. Desenvolvido pelo grupo ATP, deve permitir docentes formar de uma maneira fácil grupos de trabalho.
  • Um novo formato de curso: “Agendamento”. É um formato parecido com o formato “Abas”, mas permite abrir (disponibilizar para alunos) as abas de forma programada.

Barra de Progresso

Como disponibilizar arquivos para download no Moodle

No Moodle 1.9

  1. Upload no moodle
  2. Inclua um recurso do tipo “Link para um arquivo ou site”
  3. Marque a opção “forçar download”

No Moodle 2.x

  1. Inclua um recurso do tipo “Arquivo”
  2. Faça upload do arquivo
  3. Selecione “Forçar download” nas opções de exibição
Vale salientar que mesmo com essa configuração, alguns navegadores (a minoria) podem não acatar a sugestão dada pelo servidor e adotar um comportamento diferente do download.

Erro na configuração de questionários oculta item de nota automaticamente

Se um questionário do Moodle for configurado para exibir as notas somente depois da data de encerramento, mas nenhuma data de encerramento for configurada, o item de nota correspondente a essa atividade é ocultado automaticamente no quadro de notas.

Soluções:

  1. Configurar uma data de encerramento adequada para o questionário;
  2. Ajustar as “Opções de revisão” do questionário para exibir as notas do questionário antes do encerramento.

 

 

Manhã dia 2/04: Moodle do Stoa ficou fora do ar

Por volta de 8h28 de hoje, dia 2 de abril, apareceram problemas com o base de dados por trás do Moodle do Stoa novo. Recuperamos o sistema como era em 8h28 de hoje.

Importante:  dados, posts, envios de arquivos etc. inseridos entre 8h28 e 15h de hoje, segunda-feira dia 2 e abril, devem ser re-enviados!

Apuramos que a causa do problema era a falha na rede “SAN” que provê os storage dos nossos (e outros) servidores. Este problema afetou vários serviços da USP e o CCE ainda está investigando o que aconteceu e tomando providências para evitar a re-occorência.

Lamentamos o occorido e vamos analisar como melhorar

  1. o sistema de monitoramento (mais pessoas podiam ter sido avisados, o que poderia ter diminuido o tempo de recupearação um pouco)
  2. a robustez do sistema: nada vai manter um base de dados no ar quando o sistema de arquivos debaixo dele some, mas é possível configurar uma arquitetura com mais redundância, o que neste caso poderia ter feita a diferença entre um interrupção de algumas horas e uma de alguns minutos.

Agradecemos o apoio ágil dos equipes do CCSL / IME e o CCE que ajudaram na recuperação da base.

Ewout ter Haar – Equipe Stoa

Resolvido problema com tamanho do quadro de notas

Agora há pouco resolvemos um problema relatado ontem por um monitor de uma disciplina com um quadro de notas muito grande. O sintoma era que atualizações das notas não persistiam. A causa era igual aquele relato neste post: quando o quadro de notas tem muitas colunas e muitos alunos, parte dos valores mandados pelo navegador não chegava no servidor.

Mas no Moodle do Stoa a solução implementada para os nossos outros Moodles não era suficiente. Os servidores do Moodle do Stoa rodam Debian, que instala a extensão de segurança de php chamado “suhosin”. Para resolver o problema de requisições cortados, é necessário, além de colocar php_value max_input_vars 10000
no .htaccess, mudar as configurações do suhosin suhosin.request.max_vars e suhosin.post.max_vars. No nosso caso, mudamos estes variáveis no suhosin.ini e usamos um valor de 10000.

Agradecemos o Monitor David Ciro e a Profa. Nora Maidana para relatar o problema.

Como anular uma questão em questionários do Moodle

Não são raros os casos em que precisamos, assim como fazemos no ensino presencial, anular questões de um questionário ou avaliação. No novo questionário do Moodle (pós 2.1) temos duas opções:

  1. Atribuir peso zero à questão a ser anulada
  2. Dar a pontuação máxima a todos os alunos naquela questão (somente múltipla escolha)

Atribuir peso zero à questão a ser anulada

Esta opção é adequada para casos em que gostaríamos de redistribuir a pontuação da questão anulada entre as demais que compõe o questionário. Repare que, mesmo que você não altere a “nota” das demais questões, o valor de cada uma delas será alterada. Para aplicar essa solução, siga o tutorial abaixo:

  1. No questionário em questão clique em “Editar questionário” no bloco de Configurações
  2. Atribua nota 0 para a questão a ser anulada e clique em Gravar
  3. Vá para o relatório de tentativas do questionário e clique em “Reavaliar tudo”

Dar a todos os alunos os pontos da questão

Supondo que você gostaria de não penalizar quem poderia ter acertado a questão a ser anulada, essa é a melhor opção. Infelizmente não há como aplicar essa solução (pelo menos não de forma automática) a outros tipos de questão que não as de múltipla escolha. Nos outros tipos de questão, ao se adotar essa solução, a avaliação teria que ser inteiramente manual. Vamos ao tutorial:

  1. No questionário em questão clique em “Editar questionário” no bloco de Configurações
  2. Edite a questão a ser anulada
  3. Atribua 100% a todas as alternativas existentes e salve a questão
  4. Vá para o relatório de tentativas do questionário e clique em “Reavaliar tudo”

Resolvido problema de acesso de visitantes

Agora há pouco, consertamos um problema que impedia visitantes (não-logados) acessar determinado conteúdo.

Se um ambiente usava o formato “Abas” (um formato que evite que a página do ambiente fica muito comprido), visitantes conseguiam acessar somente a primeira aba. Agora podem acessar as outras abas também, veja por exemplo este ambiente.

Obrigado à Profa. Márcia Rodrigues para alertar a gente sobre este problema.

Disponibilizar uma atividade ou recurso a somente uma turma

Grupos e agrupamentos no moodle

No Moodle existe o conceito de “grupo”. É uma sub-divisão dos participantes de um ambiente de apoio. Após configurar seu ambiente para usar grupos separados, é possível por exemplo usar um fórum para mandar um aviso para somente um grupo.

Grupos podem ser formados manualmente (em Administração do ambiente / Usuários / Grupos ), No Moodle do Stoa também é possível formar grupos baseado nas turmas do Júpiter: ao juntar dois ou mais “turmas” num único ambiente (veja o campo “Turmas da USP” nas configurações do seu ambiente), os alunos serão colocados num grupo automaticamente.

Tendo os grupos, a primeira coisa que a fazer é ir para as configurações do seu ambiente e, lá no final do formulário, escolher “Grupos Separados”. Isto faz com que a maioria das atividades ganham uma opção de separar os grupos. Para o fórum, por exemplo, isto significa que é possível abrir um tópico para somente uma das turmas (ainda é possível abrir um post para todos os participantes).

Grupos e agrupamentos no moodleMas para recursos, como faz? Nas configurações de recursos não existe opção de deixar um arquivo ou rótulo somente visível para um dos grupos. Para deixar recursos e atividades visíveis e acessíveis para somente uma turma, precisamos de agrupamentos. Um agrupamento é um conjunto de um ou mais grupos. Para criar eles, vá para Usuários / Grupos, aba Agrupamentos e coloque um ou mais grupos dentro do agrupamento. Agora, as atividades e recursos do Moodle ganham mais uma opção ao configurar eles: na seção em Configurações comum de módulos (clique em  “Mostrrar Avançado”) vai ser possível escolher o agrupamento para qual o recurso (ou atividade) deve ser visível.

 

Não se esqueça de escolher um agrupamento: se deixar em “Nenhum”, ninguém terá acesso ao recurso / atividade!

[Nota para administradores de Moodle: a receita acima vai funcionar somente se ativou a opção “Habilitar apenas membros de grupo” (enablegroupmembersonly) em Administração do site / Desenvolvimento / Experimental / Configurações experimentais ]

Novas Ferramentas para Matemática

Agora há pouco instalamos novas maneira de trabalhar com notação matemática e gráficos no Moodle do Stoa. As ferramentas são experimentais e devem ser habilitados para cada ambiente. Isto requer dois passos:

  1. Usar o tema stoamath. No seu ambiente, edite as configurações do seu ambiente (Bloco Configurações / Administração do ambiente / Editar configurações ) e escolhe o tema “stoamath” (Editar configurações / stoamath).
  2. Habilitar os filtros. Na administração do ambiente, clique em Filtros, habilite pelo menos o filtro Math.

Após estes passos, várias facilidades passam a funcionar:

  • O editor visual vai mudar um pouco, ganhando alguns botões que facilitam a inserção de conteúdo matemático e gráficos. Repare também um botão novo canto no topo esquerdo que revela ou esconde uma terceira linha de ferramentas.
  • É possível agora usar Mathjax usando notação TeX entre os códigos delimitadores @i @i (inline) ou @d @d (display). Estes delimitadores não-padrão foram escolhidos para não conflitar com os códigos de costume ($$ $$ e \[ \] ) que ainda geram imagens png, usando o filtro TeX padrão.
  • Experimente também as outras possibilidades ( inserção de gráficos por meio do Google Charts, Asciisvg ou JSXGraph (use o botão GeoNext))

Repetimos que estas ferramentas novas são experimental. Entre em contato se tiver sugestões ou perguntas.

Agradecemos o Prof. Tonelli da IME para incentivar este trabalho.