XX Simpósio Nacional de Ensino de Física

Entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2013, o Grupo ATP participou do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (XX SNEF). Decorridos mais de 40 anos desde o I SNEF, foi com prazer que o Instituto de Física da USP recebeu o evento intitulado “O ensino de Física nos últimos 40 anos: balanço, desafios e perspectivas”.

A participação do Grupo ATP neste evento histórico envolveu o desenvolvimento da Oficina – Moodle: Ferramentas avançadas de ensino-aprendizagem – e da comunicação Oral sobre o artigo – Análise do Funcionamento das Questões da Prova de Ciências da Natureza do Enem 2009 e 2010.

Moodle: Ferramentas avançadas de ensino-aprendizagem

A oficina ocorreu nos dias 22 e 24 de janeiro, teve duração de  horas e contou com a participação de 19 pessoas. Dentre elas professores, técnicos de informática e alunos de graduação de diferentes estados brasileiros.

Foi idealiza e desenvolvida com objetivo de possibilitar que seus participantes conheçam e investiguem os sistemas de avaliação da plataforma Moodle e de contribuir para que possam aprimorar o processo de aprendizagem por meio de um ambiente virtual desenvolvendo avaliações formativas que extrapolam a mera aplicação de testes automatizados. Para isso, as funcionalidades das ferramentas disponíveis foram exploradas a partir da tipologia de avaliação, considerando aspectos pedagógicos e tecnológicos.

Reunimos no Ambiente Virtual Moodle http://dev.atp.usp.br/stoa2/course/view.php?id=302 (acesse para conhecer!) o resultado deste estudo, assim como exemplos reais de atividades idealizadas e configuradas com diferentes objetivos. Desta forma, foi possível potencializar as situações de discussão e construção individual e coletiva de conhecimentos sobre este ambiente. Os participantes conheceram e vivenciaram, como alunos, questionários com diferentes tipos de perguntas e comportamentos de questão; aprenderam a implementar ‘questionários’ formativos e avaliativos; r, conheceram métodos de avaliação avançadas (rubricas, guia de avaliação etc.).

Clique aqui, para acessar como visitante e conhecer o AVA da Oficina Moodle.

Clique aqui, para efetuar o download .mbz deste ambiente e investigar em seu Moodle as configurações e potencialidades de atividades que incorporam uma série de recursos e ferramentas que vão ampliando e melhorando significativamente as possibilidades, a integração multimídia e a flexibilidade temporal do processo de ensino-aprendizagem.

Análise do Funcionamento das Questões da Prova de Ciências da Natureza do Enem 2009 e 2010

A comunicação oral ocorreu no dia 23 de Janeiro numa sessão coordenada pelo Prof. Jonny Nelson Teixeira. Envolveu a apresentação da investigação com métodos quantitativos sobre o funcionamento das questões da prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, de 2009 e 2010, a partir dos micro-dados disponibilizados pelo INEP. Usamos vários indicadores e visualizações gráficas para buscar indícios de um eventual mau funcionamento de questões. Usamos estatísticas descritivas da teoria clássica de testes (índice de dificuldade, o índice de discriminação e a correlação ponto bisserial), as curvas características empíricas de item (a probabilidade de acerto do item em função do número total de acertos) e ajustes ao modelo de dois parâmetros da teoria da resposta ao item (TRI). Estes indicadores e as visualizações gráficas das curvas características apontam para várias questões com indícios de mau funcionamento. Encontramos questões nas quais a probabilidade de acerto independe do nível de proficiência. Para algumas questões a probabilidade de acerto é até maior para indivíduos de menor proficiência, o contrário do esperado para uma boa questão. As questões assim identificadas devem ser agora submetidas a outras metodologias de investigação para entender a razão do seu mau funcionamento.

Clique aqui, para efetuar download do artigo completo.

Clique aqui, para efetuar download da apresentação da comunicação oral.

Criação dos ambientes de apoio de 2013 no Moodle do Stoa

Ambientes de apoio de 2013

Ministrantes de disciplinas da USP oferecidos em 2013 já podem criar os seus ambientes de apoio. Veja a página na documentação do Moodle do Stoa para informações gerais sobre a criação dos ambientes de apoio. Seguem aqui algumas informações complementares.

Primeiro, é importante lembrar que para o link de criação aparecer (na página principal do Moodle do Stoa) é preciso que a seção de alunos ou comissão de graduação da Unidade cadastre um ministrante do oferecimento da disciplina em 2013 no Júpiter ou Janus.

Atenção: se criar o ambiente agora, os alunos “inscritos” (nas interações de matricula no Júpiter) serão inscritos no novo ambiente ao acessar o Moodle do Stoa.

  1. Para evitar o acesso dos alunos enquanto o ambiente está sendo configurado, vá nas configurações do ambiente e use Disponibilidade / “Este curso não pode ser acessado pelos participantes”. Terá que lembrar de reverter esta configuração no início do semestre. É interessante configurar os novos ambientes com “Data de início do curso” de 25 de fevereiro de 2013, mas só esta configuração não vai impedir o acesso dos alunos. É necessário também configurar a disponibilidade.
  2. Uma alternativa é tirar temporariamente  o código “Turmas da USP” (do tipo NNNNNNN.V.2013XXX), nas configurações do ambiente. Anote o código em algum lugar para ter inscrições automáticas no início do semestre.
  3. Pode também simplesmente esperar criar o seu novo ambiente até todas as interações no Júpiter serem terminadas e as matriculas estabilizadas.

Veja o post “Desinscrever alunos” para mais informações. Estamos melhorando a interface de criação de novos ambientes e em breve será mais fácil configurar o ambiente, inscrever todos os alunos matriculados e convidar alunos ainda não inscritos no Stoa.

Ambientes de 2012

No Moodle do Stoa os ambientes de 2012 são arquivados na categoria “2012”. Os alunos, monitores e docentes continuam inscritos. Não recomendamos desinscrever alunos dos ambientes correspondentes a oferecimentos de 2012. Primeiro porque os alunos perderiam acesso aos recursos e atividades. E segundo, porque isto implicaria em perda de rastreabilidade e o histórico das ações no AVA.

Uma desvantagem de arquivar os ambientes antigos junto com os em apoio aos oferecimentos correntes é que dificulta a navegação. Por exemplo, na página principal, abaixo de “Meus Ambientes” agora tem links para todos os ambientes em qual está inscrito, antigos e correntes. Estamos trabalhando para separar melhor os ambientes antigos dos novos.

Aproveitar recursos e atividades dos ambientes de 2012 para 2013

É possível, com alguns cliques, “importar” tudo de um ambiente antigo para um ambiente novo feito para o oferecimento de 2013. No ambiente novo, procure no bloco de Configurações o link “Importar”. O Moodle apresentará um formulário de busca de ambientes (só mostrará ambientes em que está inscrito como docente). Escolhe o ambiente apropriado e será possível importar toda estrutura do ambiente de 2012.

Em breve vamos oferecer esta interface já na hora da criação do novo ambiente.

Perguntas e Respostas

P.  Não acho o link para criar a minha disciplina. R. Provavelmente a seção responsável da sua Unidade ainda não te inscreveu como ministrante no Júpiter ou Janus. Se tiver pressa, entre em contato com suporte@stoa.usp.br e a gente criará seu ambiente de apoio manualmente.

P. Foram inscritos alunos que não estão matriculados. R. De fato, o script de sincronização entre Júpiter e o Moodle não distingue entre “inscritos” (no Júpiter) e “matriculados”. Se este algoritmo inclusivo não é apropriado para sua disciplina, recomendamos “suspender” alunos que não devem acessar o ambiente (ou, se já não estão mais inscritos no Júpiter, pode também desinscrever eles completamente).

P. Não quero que os meus alunos vejam o ambiente em preparação. R. Nas configurações do ambiente, use Disponibilidade / “Este curso não pode ser acessado pelos participantes”. Terá que lembrar de reverter esta configuração no início do semestre.

Configurações de assinantes nos fóruns do Moodle

No contexto do Moodle, o assinante de um fórum é um usuário que recebe cópias via email de cada mensagem publicada neste fórum. Esse é um (mais) um recurso do Moodle para que os usuários interessados não percam nada do que se passa no fórum.

Configurações do fórum do Moodle

Do ponto de vista de um docente é possível configurar o fórum do Moodle com as seguintes opções:

Assinatura opcional

Nesse modo de assinatura os alunos e docentes não são inicialmente assinantes e precisam se manifestar.

Assinatura forçada

Escolhendo essa opção todos os usuários inscritos no ambiente da disciplina tornar-se-ão assinantes do fórum e não poderão deixar de sê-lo.

Assinatura automática

Esta opção torna um usuário assinante a partir do momento em que ele publica a primeira mensagem no fórum.

Assinatura desabilitada

Este modo impede que os usuários se tornem assinantes do fórum.

Configurações do perfil do usuário

Existe ainda uma configuração no perfil do usuário que afeta as configurações de assinatura. Essa configuração define se, por padrão, um usuário é automaticamente incluído na lista de assinantes dos fóruns nos quais já contribuiu ou não.

Como inscrever todos os alunos inicialmente?

Para inscrever todos os alunos inicialmente mantendo a possibilidades de deixarem de ser assinantes:

  • No fórum em questão, no bloco de configurações clique em “Mostrar assinantes”.
  • Na interface de gerenciamento de assinantes, clique em ativar edição (caso não esteja ativada).
  • Coloque o cursor no quadro da esquerda (Potenciais assinantes), selecione todos (Ctrl+A) e clique no botão acrescentar.
  • Pronto, agora selecione a opção”Assinatura opcional” nas configurações.

Moodle: Disponibilizar relatórios das atividades para os alunos

[box]Saiba como configurar disciplinas no Moodle 2 para que os alunos tenham acesso aos relatórios das atividades.[/box]

Contexto

Um tempinho atrás, uma professora usuária do Moodle do Stoa entrou em contato conosco com uma dúvida comum: como saber se um aluno entregou ou não uma determinada tarefa. Muitas vezes um aluno acha que conseguiu submeter uma tarefa, mas por algum motivo (uma falha na conexão à internet, por exemplo) não deu certo e as informações não chegaram até o Moodle. Para evitar este tipo de desentendimento  e também por razões de transparência, é preciso que os próprios alunos tenham acesso aos registros que o Moodle coleta acerca das suas atividades. Veja embaixo como um docente pode permitir este acesso.

Instruções

1) Acesse as configurações da disciplina e selecione “SIM” no campo “MOSTRAR RELATÓRIO DAS ATIVIDADES”

 

2) Pronto! Agora os alunos podem acessar os relatórios de atividades da disciplina. Para o aluno acessar os relatórios ele deve acessar a disciplina, em seguida clicar nos botões de expansão da imagem abaixo.

[box type=”info”]

É um pouco complicado explicar esse caminho para os alunos acessarem os relatórios, portanto, abaixo explicamos como facilitar isso com a utilização de um link de atalho para os relatórios.

[/box]

1) Acesse a disciplina, clique em “ATIVAR EDIÇÃO” e selecione “URL” na lista “ACRESCENTAR UM RECURSO“. A tela abaixo será exibida:

 

2) Preencha os campos “NOME” e “DESCRIÇÃO“. Clique no botão “MOSTRAR AVANÇADO“,  e configure os campos “URL EXTERNA” e “PARÂMETROS” conforme o tipo de relatório que você desejar.

 

3) Você pode configurar um link para um determinado tipo de relatório, utilizando o recurso “URL”.

3.1) Configurar relatório “LOGS DE HOJE”:
– Preencha o campo “URL EXTERNA” com: http://<URL-DO-SEU-MOODLE/report/log/user.php?&mode=today
– Preencha o campo texto “PARAMETRO1” com: id
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO1” a opção “id” na área de “Usuário”
Preencha o campo texto “PARAMETRO2” com: course
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO2” a opção “id” na área de “Curso”

3.2) Configurar relatório “TODOS OS ACESSOS”:
– Preencha o campo “URL EXTERNA” com: http://<URL-DO-SEU-MOODLE/report/log/user.php?&mode=all
– Preencha o campo texto “PARAMETRO1” com: id
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO1” a opção “id” na área de “Usuário”
– 
Preencha o campo texto “PARAMETRO2” com: course
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO2” a opção “id” na área de “Curso”

3.3) Configurar relatório “RELATÓRIO DE OUTLINE”:
– Preencha o campo “URL EXTERNA” com: http://<URL-DO-SEU-MOODLE/report/outline/user.php?&mode=outline
– Preencha o campo texto “PARAMETRO1” com: id
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO1” a opção “id” na área de “Usuário”
– 
Preencha o campo texto “PARAMETRO2” com: course
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO2” a opção “id” na área de “Curso”

3.4) Configurar relatório “RELATÓRIO COMPLETO”:
– Preencha o campo “URL EXTERNA” com: http://<URL-DO-SEU-MOODLE/report/outline/user.php?&mode=complete
– Preencha o campo texto “PARAMETRO1” com: id
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO1” a opção “id” na área de “Usuário”
– 
Preencha o campo texto “PARAMETRO2” com: course
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO2” a opção “id” na área de “Curso”

3.5) Configurar relatório “ESTATÍSTICAS”:
– Preencha o campo “URL EXTERNA” com: http://<URL-DO-SEU-MOODLE/report/stats/user.php
– Preencha o campo texto “PARAMETRO1” com: id
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO1” a opção “id” na área de “Usuário”
– 
Preencha o campo texto “PARAMETRO2” com: course
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO2” a opção “id” na área de “Curso”

3.6) Configurar relatório “NOTA”:
– Preencha o campo “URL EXTERNA” com: http://<URL-DO-SEU-MOODLE/course/user.php?&mode=grade
– Preencha o campo texto “PARAMETRO1” com: user
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO1” a opção “id” na área de “Usuário”
– 
Preencha o campo texto “PARAMETRO2” com: id
– Selecione na lista do campo “PARAMETRO2” a opção “id” na área de “Curso”

4) Pronto! Agora é só salvar as mudanças.

MoodleMoot 2012: Boas práticas na gestão da tradução do Moodle

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, Grupo Apoio Técnico-Pedagógico [ATP] participou de uma conferência dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores Moodle executados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem [AVA], o MoodleMoot Brasil 2012.

É importante destacar que o Moodle é um projeto Open-Source de software livre, aberto e gratuito que pode ser carregado, utilizado, modificado e até distribuído, no qual seus usuários também são seus construtores. Isto motivou o Grupo ATP a apoiar a sugestão do André Yamin e preparar para esta conferência um mini-curso com objetivo de capacitar os participantes à fazer uso das novas ferramentas de tradução, a personalizar a tradução e contribuir para a melhoria da tradução da comunidade, visando a gestão eficiente da tradução de seu Moodle.

O plano do mini-curso ministrado pelo André Yamin procurou familiarizar os participantes de todos os aspectos da tradução do Moodle e capacitá-los a escolher a maneira mais eficiente de empregar seus esforços na manutenção da tradução por meio das seguintes questões:

  1. Como resolver uma tradução problemática em seu Moodle?
  2. Como escolher uma solução eficiente/sustentável?
  3. Como manter suas personalizações de forma eficiente?
  4. Como usar a nova estrutura de tradução da comunidade (AMOS)?
  5. Como contribuir para a tradução da comunidade?

Disponibilizamos abaixo a apresentação desenvolvida para o mini-curso. Veja ela também neste link no  Google Drive. Lá pode baixar a apresentação. Esta apresentação é licenciado CC-BY: Você pode copiar, distribuir e remixar esta obra, desde que credita o autor André Yamin e faz uso de um link para esta endereço: https://atp.usp.br/moodle/moodlemoot_2012_gestao_da_traducao/

Desinscrever ou suspender alunos inscritos pela integração com Júpiter

Uma parte da integração com Júpiter e Janus com o Moodle do Stoa é a inscrição automática [1]  dos alunos nos ambientes de apoio que correspondem às disciplinas em que estão matriculadas segundo Júpiter. Por motivos de segurança, a integração nunca “desinscreve” alunos, mesmo quando o Júpiter desmatriculou eles. Até agora, não era possível tirar estes alunos do seu ambiente de apoio no Moodle,
Agora a nossa equipe de desenvolvimento modificou a integração com Júpiter, de modo que Docentes agora podem modificar as inscrições de alunos que foram inscritos usando o método de inscrição “Externa Stoa” (o nome interno da integração”). Primeiro, vá para Usuários / Inscritos ( no bloco de configurações do seu ambiente). Segundo, escolhe uma alternativa:
  1. Se clicar na caneta amarela, pode “suspender” um aluno. Isto significa que este aluno não tem mais acesso ao ambiente, mas os dados dele continuem lá. O estado de “suspensão” é indicado no quadro de notas, e o aluno não aparece mais na lista de participantes. Também não receberá mais notificações de mensagens feito no Fórum de Notícias.
  2. Se clicar no X-zinho vermelho, está desinscrevendo o aluno completamente (mas veja ressalva abaixo).
Repare que para alunos ainda  matriculados normalmente no Júpiter ou Janus, a opção 2. somente tem um efeito temporário: a próxima vez que estes  alunos se logam, serão inscritos novamente!
[1] Alunos e professores se  “cadastram” no Moodle e são “inscritos” seus ambientes de apoio (disciplinas).

Como permitir novas tentativas de alunos

Quando uma tarefa ou questionário é configurado para permitir somente uma tentativa [1], alunos não podem revisar ou corrigir um trabalho já entrego. Se o professor quiser permitir uma nova tentativa (talvez porque o aluno se enganou, enviou um texto não terminado, algo assim), ele deve apagar a tentativa feita e isto libera a tarefa novamente para o aluno em questão.

[Nota bene:  Apagar uma tentativa destroi informação e é irreversível. Qualquer errozinho do teclado ou mouse pode dar muito trabalho. Tomem muito cuidado e tenham certeza que sabem o que estão fazendo, antes de apertar o x-zinho vermelho!]

Dito isto, é assim:

Para questionários: vá na atividade, clique em “Tentativas: XXX no canto superior direito. Procure a tentativa que quer remover, selecione, vá lááááá para baixo na página (dependendo da sua preferência de número de tentativas por página) e clique em “Excluir tentativas selecionadas”.

Para Tarefa :  Para uma tarefa do tipo “Texto Online” e “Envio de arquivo único” não tem como apagar uma tentativa ou arquivo. Neste caso, a única solução é mudar a configuração da atividade para permitir re-envio. Para “modalidade avaçanda de carregamento de arquivos” podem remover o arquivo e, dependendo da configuração da atividade, reverter o arquivo para o estado de “esboço”.

Para SCORMs: vá na atividade, clique em “Ver relatórios de XXX relatórios”, selecione a tentativa em questão, embaixo da página: botão Com selecionados -> excluir.

Para Fóruns: clicar “excluir’ no Post em questão. Melhor seria, em muitos casos: editar a mensagem e explicar quando e porque foi removido o post. Espero que isto nunca é necessário!

[1] Isto é uma configuração apropriado em caso de questões dissertavas. Em quase todas as outras tarefas e questionários, é melhor permitir várias tentativas. Para uma avaliação formativa, questionários podem ser configurados para usar tentativas ilimitadas, com feedback e deixando a próxima tentativa se basear na última, por exemplo.

Configuração de um Questionário com questões dissertativas

Para questões dissertativas com respostas de um ou dois parágrafos, o Questionário é uma boa ferramenta. Um comportamento desejável para um questionário com este tipo de questão é

  1. Após a abertura do questionário, o aluno começa escrever uma resposta. Mas lendo o material da semana, vai querer modificar o seu texto inicial e isto deve ser possível
  2. Uma vez que o aluno considera “pronta” a sua resposta, deve entregá-la ao tutor;
  3. Os tutores podem avaliar as tentativas sinalizadas como prontas e essa avaliação e comentários ficam visíveis aos alunos assim que o questionário se encerra.

É possível configurar o Questionário do Moodle para atender esta demanda:

  1. Tenha certa que o questionário somente contém questões dissertativas porque as configurações não são apropriadas para questões  auto-corrigíveis (como questões de múltipla escolha e
  2. Nas configurações do questionário como um todo, escolhe “
  3. No enunciado do questionário, deixar bem claro ao aluno, que ele deve “salvar sem enviar” regularmente, e sobretudo que após ter enviado o trabalho, ele não vai ter mais oportunidade de mudar o seu trabalho. A única maneira de permitir mais uma tentativa é para alguém com as permissões adequadas apagar a tentativa.

Em princípio, a Tarefa do tipo “Texto Online” também pode ser configurado para permitir o aluno re-editar o seu texto. Porém, esta solução não permite o educador já começar avaliar os trabalhos no meio do período de abertura da tarefa, porque a ferramenta Tarefa não tem botão “enviar”.

No Moodle 2.3 o módulo de tarefa foi totalmente reescrito e agora inclui uma opção que permite aos alunos sinalizar o texto como pronto para a avaliação.

Links automáticos

Acabamos de ligamos em nível global um filtro chamado “Cconverter URLs em Links”. O efeito é que agora qualquer texto onde ocorre algo que parece um “link” vai ser convertido num hyperlink clicável. Acreditamos que isto é o comportamento esperado, mas é possível desligar este novo comportamento em Configurações / Filtros.