2020: clique aqui para informação atualizada
CRIAR UM CURSO NO MOODLE DE EXTENSÃO?
Caso você professor ou pesquisador da Universidade de São Paulo deseje um ambiente no Moodle de Extensão, siga os seguintes passo:
a) Efetue seu cadastro com CPF para membros da comunidade USP. Aqui: http://cursosextensao.usp.br/login/signup.php
b) Escreva para suporte@atp.usp.br indicando um nome provisório e uma categoria onde o ambiente em apoio do curso cabe.
CONFIGURAR O CADASTRO E A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS
Acesse o ambiente de seu curso e identifique o bloco Configurações, no lado esquerdo da tela. Acesse Administração do Ambiente –> Usuários –> Métodos de inscrição.
Na tela Métodos de inscrição, clique em editar conforme indicado na figura abaixo. Na linha Autoinscrição.
Configure o Método de Autoinscrição para Alunos. Com especial atenção para os seguintes campos:
- Nome personalizado da instância = Inclua o nome breve do curso.
- Permitir autoinscrição = Sim.
Chave de inscrição = Selecione Mostrar e digite uma senha. Esta senha deverá ser divulgada entre os alunos, para que possam se cadastrar no Moodle de Extensão e se inscrever no ambiente do curso. Trata-se do Código convite para Cadastro e Chave de inscrição para Inscrição.
CADASTRO DE USUÁRIOS COM NÚMERO USP
O cadastro no Moodle de Extensão para usuários com número USP é feito aqui: http://cursosextensao.usp.br/login/signup.php
a) Insira seu CPF.
b) Confira se seu nome completo e número USP estão corretos.
c) Escolha seu Nome de Usuário e Senha.
d) Caso deseje, altere os campos Endereço de E-mail, Nome e Sobrenome.
e) Clique em Cadastrar esse novo usuário e aguarde a confirmação do cadastro.
CADASTRO DE USUÁRIOS SEM NÚMERO USP
O cadastro no Moodle de Extensão para usuários sem número USP só pode ser efetuado por meio do convite de um docente. O cadastro é feito aqui: http://cursosextensao.usp.br/login/signup.php
a) Insira o código do convite para visitantes (trata-se da senha que o responsável pelo ambiente configurou conforme indicado no Item 2 deste FAQ e divulgou para seus alunos)
b) Preencha os campos destacados em vermelho.
c) Clique em Cadastrar esse novo usuário e aguarde a confirmação do cadastro.
INSCRIÇÃO DE ALUNOS EM CURSOS DE EXTENSÃO
A inscrição é o segundo passo após o cadastro.
Para um aluno se inscrever no curso, quer ele tenha ou não número USP, é imprescindível que ele tenha o link do ambiente do curso e o código convite/chave de inscrição (que responsável pelo ambiente configurou conforme indicado em 2.)
Ao acessar o ambiente, o aluno já cadastrado e logado no Moodle de Extensão, deverá informar a Chave de Inscrição informada pelo responsável pelo ambiente e clicar em Inscreva-me. Pronto! Já está inscrito e pode acessar o conteúdo do ambiente do curso.
CADASTRO E INSCRIÇÃO DE ALUNOS (alternativa)
Em casos excepcionais, o cadastro e inscrição no curso correto pode também ser feito previamente, pelos administradores do Moodle da Extensão. Porém, isto é um trabalho manual, sujeito à disponibilidade de tempo por parte dos administradores. Neste caso seria necessário mandar uma planilha com nomes completos, emails e preferencialmente algum identificador como CPF para fins do cadastro. Entre em contato com suporte@atp.usp.br para obter mais informações.