Moodle de Extensão

2020: clique aqui para informação atualizada

CRIAR UM CURSO NO MOODLE DE EXTENSÃO?

Caso você professor ou pesquisador da Universidade de São Paulo deseje um ambiente no Moodle de Extensão, siga os seguintes passo:

a) Efetue seu cadastro com CPF para membros da comunidade USP. Aqui: http://cursosextensao.usp.br/login/signup.php

b) Escreva para suporte@atp.usp.br indicando um nome provisório e uma categoria onde o ambiente em apoio do curso cabe.

CONFIGURAR O CADASTRO E A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS

Acesse o ambiente de seu curso e identifique o bloco Configurações, no lado esquerdo da tela. Acesse Administração do Ambiente –> Usuários –> Métodos de inscrição.

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Na tela Métodos de inscrição, clique em editar conforme indicado na figura abaixo. Na linha Autoinscrição.

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Configure o Método de Autoinscrição para Alunos. Com especial atenção para os seguintes campos:

  • Nome personalizado da instância = Inclua o nome breve do curso.
  • Permitir autoinscrição = Sim.

Chave de inscrição = Selecione Mostrar e digite uma senha. Esta senha deverá ser divulgada entre os alunos, para que possam se cadastrar no Moodle de Extensão e se inscrever no ambiente do curso. Trata-se do Código convite para Cadastro e Chave de inscrição para Inscrição.

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CADASTRO DE USUÁRIOS COM NÚMERO USP

O cadastro no Moodle de Extensão para usuários com número USP é feito aqui: http://cursosextensao.usp.br/login/signup.php

a)    Insira seu CPF.

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b)   Confira se seu nome completo e número USP estão corretos.

c)    Escolha seu Nome de Usuário e Senha.

d)   Caso deseje, altere os campos Endereço de E-mail, Nome e Sobrenome.

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e)    Clique em Cadastrar esse novo usuário e aguarde a confirmação do cadastro.

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CADASTRO DE USUÁRIOS SEM NÚMERO USP

O cadastro no Moodle de Extensão para usuários sem número USP só pode ser efetuado por meio do convite de um docente. O cadastro é feito aqui: http://cursosextensao.usp.br/login/signup.php

a)    Insira o código do convite para visitantes (trata-se da senha que o responsável pelo ambiente configurou conforme indicado no Item 2 deste FAQ e divulgou para seus alunos)

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b)   Preencha os campos destacados em vermelho.

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c)    Clique em Cadastrar esse novo usuário e aguarde a confirmação do cadastro.

Moodle de Extensão

INSCRIÇÃO DE ALUNOS EM CURSOS DE EXTENSÃO

A inscrição é o segundo passo após o cadastro.

Para um aluno se inscrever no curso, quer ele tenha ou não número USP, é imprescindível que ele tenha o link do ambiente do curso e o código convite/chave de inscrição (que responsável pelo ambiente configurou conforme indicado em 2.)

Ao acessar o ambiente, o aluno já cadastrado e logado no Moodle de Extensão, deverá informar a Chave de Inscrição informada pelo responsável pelo ambiente e clicar em Inscreva-me. Pronto! Já está inscrito e pode acessar o conteúdo do ambiente do curso.

Moodle de Extensão

CADASTRO E INSCRIÇÃO DE ALUNOS (alternativa)

Em casos excepcionais, o cadastro e inscrição no curso correto pode também ser feito previamente, pelos administradores do Moodle da Extensão. Porém, isto é um trabalho manual, sujeito à disponibilidade de tempo por parte dos administradores. Neste caso seria necessário mandar uma planilha com nomes completos, emails e preferencialmente algum identificador como CPF para fins do cadastro. Entre em contato com suporte@atp.usp.br para obter mais informações.

Atualização do Moodle do Stoa para a 2.4.6

Hoje, dia 16 de setembro atualizamos o Moodle do Stoa para a versão 2.4.6, incorporando as novidades e atualizações de segurança desta versão às modificações feitos para a USP. Veja as novidades nesta versão.. Por favor avisem suporte@stoa.usp.br se perceber problemas.

Além destas atualizações, desenvolvemos a possibilidade de se “des-inscrever” de ambientes de semestres passados. O Stoa incentiva os professores manter os ambientes de apoio a oferecimentos de semestres passados “arquivados”. Desta forma, alunos mantém acesso ao material e interações das suas disciplinas cursadas. Mas, existem casos onde alunos gostariam se retirar do ambiente. Isto agora é possível.

Atualização do Moodle do Stoa para Moodle 2.4

No dia 22 de julho atualizamos o Moodle do Stoa para a versão 2.4, incorporando as novidades e atualizações de segurança desta versão às modificações feitos para a USP. Veja as novidades. Por favor avisem suporte@stoa.usp.br se perceber problemas.

(22/07 18h: descobrimos um problema na página “configuração do ambiente”, com o editor do sumário. Estamos investigando.)

Verificação de Originalidade no Moodle do Stoa

A cultura acadêmica nem sempre é adquerida por “osmose”. Uma das nossas responsabilidades como educadores é apresentar aos nossos orientandos as normas acadêmicas de citação e atribuição. Neste sentido estamos empolgados poder oferecer, em colaboração com o Sibi-USP, um serviço de verificação de originalidade integrado com o Moodle do Stoa.

Este serviço permite alunos, monitores e docentes submeter trabalhos a um sistema que compare o texto com uma base de textos já publicados. Nesta fase estamos experimentando com o serviço “Turnitin” oferecido pela empresa iParadigms.

Como usar

Há pelo menos duas maneiras de usar o serviço dentro de um Moodle: deixando os próprios autores submeter e checar  o seu trabalho, ou deixando o monitor ou docente checar o trabalho dos alunos. Recomendamos usar a primeira opção, usando o sistema no sentido de educar ao vez de policiar, sempre que possível, mas em princípio um docente ou monitor pode também submeter trabalhos em nome dos seus alunos.

No Moodle do Stoa (e, talvez em breve em outros Moodles da USP também), ative a edição do ambiente de apoio e insere uma atividade do tipo “Trabalho Turnitin”

Inserir uma atividade Turnitin

Existem algumas opções para configurar a atividade (veja também a documentação no site do Turnitin). Na configuração padrão os autores de trabalhos poderão submeter seus trabalhos para avaliação de “similaridade”.

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Após enviar o arquivo aos servidores do Turnitin,

turnitin3o aluno terá acesso a um relatório de originalidade.

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Clicando no link na coluna “Similaridade”, o aluno poderá comparar seu trabalho com as fontes na base do Turnitin:

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Outras Considerações

Existem algumas preocupações no uso deste tipo de serviço. É preciso pensar sobre a privacidade dos membros da nossa comunidade e a segurança da informação enviado. Também existe a questão da continuidade do serviço e a eventual criação de uma dependência de terceiros para serviços essenciais para o cumprimento da missão da Universidade.

Configuramos a integração do Moodle com o serviço Turnitin de tal forma que não requer o envio do email ou outros identificadores de alunos. Para docentes é criado uma conta no sistema Turnitin (ao usar a integração pela primeira vez). Para alunos, contas também são criadas, mas, segundo a documentação da empresa, sem conter dados que possam identificar o aluno. Para checar a originalidade dos documentos, é necessário que estes sejam enviados a servidores (computadores) de terceiros. Os termos que regem as interações entre a empresa e membros da comunidade USP devem ser analisados pelos órgãos competentes da USP.

Estes serviço é experimental. O Sibi tem um contrato com a empresa que fornece o serviço até o final de 2013 e não há garantia que teremos acesso a este serviço após esta data. É por este motivo que na integração do Turnitin com Moodle não está habilitado o uso do quadro de notas e outras funcionalidades do tipo AVA que o Turnitin também fornece. De qualquer maneira não seria apropriado, na minha opinião, para a USP passar a depender de serviços de terceiros para funções que fazem parte da missão essencial da universidade.

Esperamos fazer uma avaliação do serviço no final do ano e o retorno sobre a experiência dos nossos alunos e docentes será extremamente útil.

 

Salas de aula online: BigBlueButton e MConf para o Moodle do Stoa

Acabamos de atualizar o Moodle do Stoa para sua última versão, incorporando pequenas melhorias e atualizações de segurança. Aproveitamos e acrescentamos algumas funcionalidades novas também. A mais importante é a integração do Moodle do Stoa junta a rede MConf de infraestrutura para serviços de “Web-conferência”.

Agora o responsável por qualquer ambiente de apoio no Moodle do Stoa pode configurar uma “sala de aula”  online ao vivo. Ative edição e escolhe uma atividade do tipo “BigBlueButton”:

Acrescentar uma atividade BigBlueButton

O próximo passo é configurar algumas coisas:

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Abrir numa nova janela é útil para não se perder (embora que ao se des-logar os usuários serão re-direcionados de volta para o Moodle do Stoa). Docentes e Monitores entrarão na sala nova como moderador (podem indicar quem é o apresentador e tem outras permissões). Pode ser interessante permitir estudantes abrir a sala sem que o docente entrou primeiro (a opção “Os estudantes devem esperar…”). Se usar uma data de uma sessão explicitamente, esta data entrará no calendário do Moodle, e não será possível abrir a sala antes desta data.

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Ao entrar na sala o apresentador pode subir um arquivo (pdf, ppt), usar chat, entre outras funcionalidades. O apresentador e outros participantes podem compartilhar o seu webcam e microfone.

Estamos otimistas em relação a este serviço, mas está em fase de testes e sempre é possível que podem ocorrer dificuldades. Recomendamos que o professor ou ministrante faça uma sessão de testes para se familiarizar com o interface e para testar se o seu microfone e webcam estão funcionando bem. Os participantes não-apresentadores em princípio somente precisam de uma instalação com Flash funcionando, mas para poder interagir e transmitar a sua voz ou imagem, eles também vão precisar de um microfone e webcam funcional.

Não sabemos ao certo quantos participantes a rede e os servidores são capaz de suportar. Acredito que é algo entre 20 e 200 pessoas em total (várias salas podem ser  usadas simultaneamente), mas vai depender também quanto dos participantes estão transmitindo áudio e vídeo ao mesmo tempo. Por favor entre em contato e relata sua experiência.

Isto é um serviço oferecido em caráter experimental. Esta versão do software BigBlueButton é adaptado pela organização MConf, uma iniciativa de um grupo da UFRGS com apoio do RNP (na melhor tradição de software livre, todas as melhorias que o grupo brasileiro do UFRGS faz são contribuídas de volta para o projeto BigBlueButton). A USP, junto com outras instituições brasileiras que integram a rede MConf contribuem com hardware e largura de bande.

Moodle de Extensão

Atualização 2020: veja aqui para mais informações

É com enorme prazer que anunciamos um novo ambiente virtual, um plataforma especialmente feito para cursos de extensão.

Algumas novidades incluem

  • Um visual arrojado e adaptado tanto para dispositivos móveis (tablets, celulares) como computadores tradicionais
  • A versão mais atual do Moodle
  • Um cadastro ainda mais fácil para pessoas sem número USP e integrado com o sistema Apolo

moodleextensao

Entre os Moodles que o grupo ATP este novo Moodle é o mais avançado. Neste ambiente é possível hospedar qualquer curso da USP, mas é especialmente apropriado para cursos cadastrados no Apolo  ou aqueles cursos que requerem o cadastro de pessoas sem número USP.

Para usar este ambiente para hospedar seu curso, entre em contato com suporte@atp.usp.br . O modelo de suporte é parecido com o do Moodle do Stoa: o grupo ATP somente dá um suporte técnico mínimo (e o HelpDesk pode ajudar com problemas de acesso). O “design instrucional” do curso, capacitação dos eventuais tutores, etc. etc. será feito pela equipe responsável pelo curso.

Estamos a disposição colaborar com um web-designer familiarizado com o sistema de “temas” do Moodle , caso houver necessidade de uma identidade visual próprio do curso. Estamos também sempre aberto para sugestões de outros plugins e extensões do Moodle, caso um curso houver uma necessidade particular.

Atualizações do Moodle para 2.3.5

O Moodle do Stoa (e outros Moodles a qual o grupo ATP dá apoio) foram atualizados para a versão 2.3.5. Veja as novidades.

Resolvemos também um bug que não permitia senhas que começavam com o caractere “@” (agradecemos a insistência de um estudante a alertar a gente sobre este problema).

Atualizamos alguns “tipos de questão” não-padrão (desenvolvidos pelo Open University) e resolvemos um bug que não levava em conta o sistema brasileiro de separadores decimais e de milhares.

Finalização da Migração das contas do Stoa

Na próxima sexta-feira dia 8 de março vamos finalizar a migração das contas do Stoa para o sistema novo. Nada vai mudar para a grande maioria das pessoas. Em particular, nada vai mudar para pessoa que não mudaram a sua senha após 15 de novembro 2012, ou para pessoas que se cadastraram após 15 de novembro 2012.

Existe uma categoria de pessoas que talvez vai precisar re-fazer  sua senha: pessoas que pediram uma mudança de senha no sistema antigo, após 15 de novembro de 2012. Estes pessoas perderão acesso ao Stoa e o Moodle do Stoa e terão de recuperar a sua senha. Veja aqui como recuperar sua senha no sistema novo.

Detalhes técnicas

A partir de sexta-feira todas as contas no Moodle do Stoa vão se autenticar na Rede Colaborativa. Isto significa que a gestão da senha (mudança e recuperação) deve ser feito lá para todos (já era feito lá para usuários novos). A mudança da senha é feito no Painel de Controle / Alterar Senha e a recuperação da senha fica aqui.

Oficina Moodle do Stoa

Objetivo:

Capacitar os participantes (docentes e monitores da USP) na utilização do Moodle como ambiente online de apoio às disciplinas da USP, modelagem e gestão de cursos a distância e/ou semipresenciais, com foco na construção de ambientes virtuais de aprendizagem no Moodle do STOA.

Conteúdo Programático:

O que é o Moodle do STOA?
O projeto Stoa, cadastro, integração com Júpiter e Janus.
Moodle – visão de professor:

  • Criação de Disciplinas (cursos)
  • Abertura de Ambientes de Apoio
  • Configurações básicas
  • Inscrição de monitores (tutores) e alunos
  • Gerenciando arquivos
  • Incluindo recursos: Rótulo, Link para web, texto, arquivos, diretórios e Livro
  • Uso de atividades: Fórum, Tarefas, Glossário, Questionário
  • Discussões, avaliações, tarefas: qual ferramenta usar?

Apresentação e público alvo:

Ambiente virtuais de aprendizagem (AVA), usados em instituições de ensino superior em diversos países, oferecem ao professor ferramentas, recursos e atividades que permitem a interação entre alunos e professores e podem tornar mais rica a experiência didática.

Disponível na Universidade de São Paulo desde 2009 o Moodle do Stoa vem sendo usado como ferramenta de apoio ao ensino presencial por docentes em cursos de graduação, pós-graduação e projetos de extensão universitária.

Neste contexto, a Oficina Moodle é direcionada para professores que desejam criar e configurar cursos (disciplinas) na Plataforma Moodle. Também para aqueles que desejam conhecer as ferramentas, recursos e tarefas Moodle disponíveis para aprimorar o processo de aprendizagem por meio de um ambiente virtual.

Esta oficina é desenvolvida presencialmente, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do STOA como ferramenta instrucional proporcionando aos participantes a oportunidade de interagir no AVA, apresenta uma característica informativa e tem duração de 4 horas.

Local da Oficina (se dada no IFUSP)

Instituto de Física da Universidade de São Paulo
Rua do Matão, Travessa R, No 187
Sala de aula do Ed. Novo Milênio, 1o andar.
Cidade Universitária, São Paulo – SP


Visualizar Ed. Novo Milênio em um mapa maior

[learn_more caption=”O que é o Moodle”] O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Dinâmico e Modular Orientado a Objetos), ou seja, o Moodle, é um software livre de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos “on-line”, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países. O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista ligado à comunicação é às tecnologias, Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor, integrar-se, estudando ou leccionando, num curso on-line à sua escolha.[/learn_more]