Novo visual do Moodle do Stoa!

O Moodle do Stoa ganhará um novo design ao final de julho de 2014! O objetivo desta atualização é deixar o Moodle do Stoa mais bonito, simples e cada vez mais usável em qualquer dispositivo moderno.

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Nova página principal
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Nova aparência de um ambiente de apoio

Informações importantes para responsáveis pelos ambientes de apoio no Moodle do Stoa

Se quiser experimentar e ver como ficará a aparência padrão do Moodle do Stoa no segundo semestre, mude já o seu tema para STOA14 (veja a seguir como faz). Já a partir de agosto quem quiser ficar com o tema antigo do Stoa deve usar o tema STOA.

Como mudar o Tema de seu ambiente

  1. Acesse o ambiente de sua disciplina no Moodle do Stoa
  2. No bloco Administração do ambiente, clique em Configurações
  3. No formulário de configuração, localize Aparência
  4. Em Aparência, localize Forçar Tema e selecione o que desejar
  5. Vá até o final do formulário, clique em botão Salvar mudanças
Passo 2
Passo 2
Passo 3
Passo 3
Passo 4
Passos 4 e 5

Mais informações sobre o novo tema

A criação do novo visual e arquitetura de informação buscou:

  • destacar informações básicas sobre o projeto como cadastro, acesso, instruções e dúvidas, facilitando a vida no usuário novo;
  • facilitar aos estudantes e docentes o acesso aos ambientes de apoio em quais estão inscritos;
  • distinguir bem entre ambientes de apoio às disciplinas em andamento e encerradas;
  • destacar os conteúdos e atividades no interior dos ambientes, reorganizando a disposição dos blocos na barra lateral;

Vale destacar que as funcionalidades padrão do Moodle não mudaram e que conteúdo, atividades e ambientes de apoio inteiros podem ser salvos e vão funcionar normalmente em outros Moodles. As suas habilidades e conhecimento sobre Moodle também não fica obsoleto e pode ser usado em qualquer outro Moodle, na USP ou fora da USP. O que está mudando é somente a aparência, não as funcionalidades.

Esta arquitetura foi possível porque o Moodle é um sistema de código aberto. O que, para seus administradores e usuários, significa flexibilidade e liberdade para personalizar seu visual, integrar com outras sistemas (como fizemos com Júpiter e Janus). Tudo isso sem alterar os conceitos que regem a experiências de seus usuários! Ou seja, é possível se beneficiar dessas mudanças e ainda sim identificar o Moodle, permanecer familiarizado com as possibilidades de edição, acesso a recursos, realização de atividades, interação e avaliação.

Mas… e se eu não quiser que estas mudanças sejam implementadas no meu ambiente no Moodle do STOA? Preferir o tema antigo ou ainda, desejar um tema totalmente diferente?

Há dois motivos para não aderir ao novo visual. Um é que o novo tema requer navegadores (Firefox, Chrome, Internet Explorer) razoavelmente bem atualizados. Em particular, o tema não vai funcionar bem usando Internet Explorer 8 e recomendamos usar Chrome e Firefox, sobretudo em Windows XP. Temos evidências que somente 2 ou 3% dos usuários ainda usam Internet Explorer 7 ou 8, mas é possível que um outro tema atende o seu público melhor (se usar um laboratório de informática desatualizado, por exemplo).

Uma outra razão de não usar o novo tema é porque simplesmente não gostou.

Nestes casos, há uma solução. É possível configurar seu ambiente de apoio para usar um outro tema e pode voltar para o tema antigo do Stoa. Além do antigo tema do Moodle do STOA, o Moodle disponibiliza alguns outros temas que podem ser escolhidos na configuração do ambiente. Veja abaixo alguns exemplos (clique nas imagens para ampliá-las):

Novo tema do Moodle do STOA
Novo tema do Moodle do STOA
Antigo tema do Moodle do STOA
Antigo tema do Moodle do STOA
Tema Standard
Tema Standard

 

 

 

 

 

 

 

Tema Sky High
Tema Sky High
Tema Fusion
Tema Fusion
Tema Magazine
Tema Magazine

 

 

 

 

 

 

 

Tema Noonzero
Tema Noonzero
Tema Serenity
Tema Serenity

 

 

Nova versão do Moodle: 2.6

No início de julho atualizamos os Moodles gerenciados pelo grupo ATP para 2.6, trazendo atualizações de segurança e novas funcionalidades. Como aconteceu em janeiro, há várias novidades boas para docentes e usuários em geral. Veja algumas novidades

Editor mais simples

O editor visual TinyMCE usado em fóruns e quase todos os outros lugares onde alunos e docentes entram com texto e imagens e outros objetos digitais foi simplificado. Ainda há acesso a todas as ferramentas clicando na primeira botão.

Tarefa: retorno anotando o arquivo PDF

Se a atividade “Tarefa” for configurada para receber arquivos o monitor ou docente pode agora fazer marcações e comentários no próprio PDF, usando nada mais que seu próprio navegador (se este for razoavelmente atualizada). O estudante verá dentro do seu navegador as marcações e comentários no seu próprio texto (o original não é modificado). Esta funcionalidade somente existe para arquivos PDF.

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Tarefa: gravação de voz online

 

Atualizamos todas as atividades no Moodle do Stoa do tipo “Tarefa” que ainda estavam no formato legado (Moodle 2.2) para a atividade nova.

Veja também as novidades no site do Moodle (em inglês).

Para os responsáveis de ambientes de apoio a disciplinas do segundo semestre de 2014, veja um aviso importante sobre o visual e novo template do Moodle do Stoa, que vai entrar no ar no final de julho.

 

Notificações via email do Moodle com problemas

Desde sexta-feira, dia 13, estamos a par de um problema grave com o serviço de email da USP, que impede o encaminhamento correto de mensagens enviadas pelo Moodle do Stoa e outros AVAs. Trata-se de uma falha do filtro de spam que existe na saída de emails da USP, resultando no bloqueio de mensagens legítimas. O DTI está ciente do problema e buscando uma solução.

As mensagens enviadas continuam acessíveis via Web no próprio Moodle (veja as nossas sugestões sobre como usar os sistemas de comunicação do Moodle). Contudo, esperamos uma solução rápida do problema e atualizaremos este post com qualquer novidade.

Atualizado 17/06: o DTI informa que “um dos filtros de Spam que estava causando bloqueios foi desativado”.

 

Configure seu Quadro de Notas – Parte 2

Exemplo 02

Suponha que a (Média da disciplina = (Média das atividades * 0,4) + (Média das provas * 0,6)).

Se o aluno tem Média da disciplina ≤ 3 ele pode fazer uma recuperação e a Média final da disciplina passa a ser = a maior nota entre a Recuperação e a Média da disciplina antes da Recuperação.

Como configurar o quadro de notas?

Após efetuada as configurações indicadas na Parte 1 deste post, as condições para nota exigem uma alteração da agregação da categoria Média da disciplina para Maior nota, que compara a nova subcategoria Média da disciplina (sem Rec) com 0 item de nota Recuperação e retorna como média final a maior nota entre a subcategoria e o item de nota.

1) Criar a subcategoria Média da disciplina (sem Rec) e mover as subcategorias Média das atividades e Média das provas (Fig. 1, 2, 3 e 4).

1 - Adicionar categoria

2 - Nova subcategoria

3 - Mover categorias4 - Mover categorias

2) Criar o item de nota Recuperação (Fig. 5 e 6).

5 - Adicionar item de nota

6 - Adicionar item de nota

3) Alterar a agregação da categoria Média da disciplina para Maior nota.

7 - Agregação da categoria pai

8 - Pronto

Configure seu Quadro de Notas – Parte 1

Exemplo 01

(Média da disciplina = (Média das atividades * 0,4) + (Média das provas * 0,6))

Observe que temos 3 categorias de notas. Categoria que gera a média da disciplina, subcategoria que gera a média das atividades e subcategoria que gera a médias das provas. Categoria que gera a média da disciplina é resultado da média ponderada das outras duas subcategorias.

Como configurar o quadro de notas?

1) Configuração da categoria da disciplina (Fig. 1 e 2). 

1 - Configurar categoria pai

2 - Categoria pai

2) Crie as subcategorias média das atividadesmédias das provas (Fig. 3 e 4).

 3 - Inserir categoria

4 - Configurar nova categoria

 3) Configure a média ponderada das subcategorias (Fig. 5).

5 - Configuração dos pesos

4) Agora você pode optar por criar itens de nota Manualmente ou Automaticamente.

Automaticamente – por meio de uma “ligação” entre atividades no ambiente (questionários, tarefas, etc.) e o quadro de notas.

Ao criar atividades no ambiente é automaticamente criado um item de nota no quadro de notas (Fig. 6 e 7).

6 - Inserir uma atividade7 - Configurar campo Nota da atividade

Manualmente – por meio de um item de nota manual criado diretamente no quadro de notas (Fig. 8 e 9).

8 - Adicionar item de nota9 - Configurar item de notas

Observação: Itens de notas automáticos são avaliados diretamente na atividade e está nota é “transportada” para o quadro de notas. Itens de notas manuais devem ser avaliados diretamente no quadro de notas.

Conheça seu Quadro de Notas

Quadro de Notas do Moodle é o meio principal de comunicar os resultados e notas aos alunos inscritos no ambiente.

Você pode acessar o Quadro de Notas de seu ambiente clicando em Notas, no bloco Administração do ambiente (Fig. 1).

1 - Bloco Administração

O Quadro de Notas consiste de “Itens de Nota”, organizados em “Categorias de Notas”. No Relatório de Notas um item de nota corresponde a uma coluna no quadro de nota e os alunos a uma linha, parecido com uma planilha em Excel.

2 - Relatório de notas

Categorias e itens

Para organizar e configurar seu quadro de notas, antes mesmo de iniciar a configuração de seu ambiente e a criação das atividades avaliativas, acesse Categorias e itens no bloco Administração de notas ou no menu vertical acima do Relatório de Notas (Fig. 3).

3 - Categorias e Itens

Repare que existe uma visão simples e uma visão completa. Cada item de nota pode ser configurado (peso, nota máxima, etc.) diretamente nesta página ou clicando no ícone do item de nota (Fig. 4).

4 - Categorias e Itens

6 - Visão completa

Ações (categoria ou item de nota)

0 - Ícones de edição

Editar, Editar cálculo, Deletar, Mover, Ocultar, Travar

Agregação das Notas*

Esse menu lhe permite escolher a estratégia de agregação a ser utilizada para calcular a média final de cada participante para esta categoria (Fig. 5). As diferentes opções são explicadas abaixo.

5 - Agregação

Média das notas – A soma de todas as notas dividida pelo número de notas.

Média ponderada das notas – Pode ser atribuído um peso para cada nota, o qual é, então, utilizado na agregação de média aritmética para definir a importância de cada item na média final.

Média ponderada simples – A diferença para a Média Ponderada é que o peso é calculado como Nota máxima – Nota mínima para cada item. Uma tarefa de 100 pontos tem peso 100, enquanto que uma de 10 pontos tem peso 10.

Média das notas (com pontos extras) – Média aritmética com pontuação extra. Uma estratégia de agregação antiga e ultrapassada, mantida aqui apenas por questões de compatibilidade com algumas atividades antigas.

Mediana das notas – A nota do meio (ou a média de duas notas do meio, caso o número seja par), obtida após ordenação das notas. A vantagem sobre a média é que ela não é afetada por valores atípicos (notas que estão muito longe da média).

Menor nota – O resultado é a menor nota após a normalização. É geralmente utilizada em combinação com Agregar somente notas dadas.

Maior nota – O resultado é a maior nota após a normalização.

Moda das notas – A moda é a nota que ocorre com mais frequência. É mais utilizado com notas não-númericas. A vantagem sobre a média é que ela não é afetada por valores atípicos (notas que estão muito longe da média). Entretanto, ele perde significado quando há mais de uma nota mais frequente (apenas uma será escolhida), ou quando todas as notas são distintas entre si.

Soma das notas – A soma de todos as nota. As escalas são ignoradas. Esse é o único tipo de agregação que não converte internamente as notas para percentagem (normalização). A Nota Máxima do item associado à categoria é calculada automaticamente como a soma dos máximos de todos os itens agregados.

* Fonte deste texto: ajuda do Moodle.org

Acordo de compartilhamento de dados

Gestores de ambientes virtuais de aprendizagem ou de outros sistemas educacionais que mediam interações entre pessoas tem em suas mãos um base de dados extremamente interessante para fins de pesquisa. Mas, por motivos de proteção aos dados privados não podem compartilhar estes dados publicamente.

Uma abordagem é tentar de-identificar os dados, mas isto é difícil de fazer corretamente (não é suficiente tirar nome e outros identificadores óbvios, se é trivial re-identificar uma pessoa cruzando informação com por exemplo dados de matrículas).

Até conseguir recursos suficientes para liberar os dados publicamente de forma responsável (aguardo a publicação deste livro, que promete ser bem interessante) resta então liberar os dados com pesquisadores de confiança e trabalhar com um acordo de compartilhamento.

Fiz uma tentativa de um modelo para um acordo de compartilhmento. Solicito comentários (que podem ser feito no próprio documento ou neste post)

Referências

http://ptac.ed.gov/sites/default/files/data-sharing-agreement-checklist.pdf (EUA)

http://ico.org.uk/for_organisations/data_protection/topic_guides/data_sharing (Reino Unido)

 

Moodle e notificações via email

Moodle envia notificações de determinados eventos ou mensagens ao email do usuário. É importante que educadores e estudantes usuários de Moodle entendam que não podemos garantir a entrega destas mensagens. Mudanças recentes na gestão dos sistemas de email na USP enfatizam ainda mais o fato que as notificações via email devem ser vistas como complementar aos sistemas de comunicação que um Moodle fornece.

Temos três recomendações de como usar os sistemas de comunicação do Moodle de forma eficiente:

Usar fóruns para comunicação

O uso da ferramenta “Fórum” é o meio de comunicação mais adequado no Moodle. As mensagens enviadas por meio do Fórum são arquivadas e acessíveis no próprio ambiente de apoio, acessível a todos os inscritos. O Fórum de notícias (que cada ambiente de apoio novo ganha) é apropriado para avisos do Docente (por padrão, alunos não podem responder, e são notificados por email automaticamente a cada nova mensagens). Docentes e Monitores devem  acrescentar um Fórum do tipo “Geral” ao seu ambiente de apoio para discussões ou ter um fórum de dúvidas. Podem usar o modo de assinatura “automático”, para que alunos recebam notificações no seu email inicialmente, mas com a opção de desligá-las.

Usar sistema de Mensagens

Recomendamos usar o sistema de Mensagens Interno (clicando no perfil de alguém e selecionando “mandar mensagem”) somente quando é necessário se comunicar de forma privada com este usuário.

Checar regularmente a “central de comunicações” de Moodle

No central de mensagens o Moodle mostra as mensagens internas e as notificações (de mensagens no fórum, de envios de tarefas, etc.) tudo num único lugar. Para chegar lá, basta ir no bloco de Navegação, clicar em “Meu perfil” / Mensagens. No menu “Navegação da mensagem” terá acesso a contatos, conversas recentes e as notificações (que o Moodle geralmente também mande via email).

Em alguns Moodle que o Grupo ATP administra, facilitamos o acesso para o Central de Mensagens por meio de links geralmente no topo da página. No Moodle da Licenciatura em Ciências fica no “Meu AVA” (clique no “+” ao lado do seu nome):

mensagens-lic

No Moodle do Stoa o link fica no “Meu Moodle” (clique na seta laranja ao lado do seu nome)

mensagens-stoa

No tema padrão do Moodle de Extensão o acesso é direto, no topo da página:

Captura de tela de 2014-03-31 13:30:34

Detalhes técnicos

Esta quinta dia 27 os administradores de sistemas de TI da USP foram surpreendidos por uma mudança radical no serviço responsável por encaminhar os emails da USP à internet fora da USP. Agora todos os emails que estão saindo primeiro são checados por um filtro de spam e bloqueados se apresentem características de spam. Esta medida radical se tornou necessária porque o domínio usp.br estava caindo nos blacklists de email. Uma maneira de evitar que isto aconteça é filtrar os seus próprios emails antes de mandar.

Porém, a solução foi implementada apressadamente. O DTI ainda precisa entender direito como funciona seu filtro. No caso de “Senders” de alto volume como os Moodles gerenciados pelo grupo ATP, é essencial que “volume” de emails não é um sinal de spam. É possível configurar o filtro desta forma e os emails suporte@atp.usp.br e suporte@stoa.usp.br agora são cadastrados como de ‘alto volume’ corretamente. Mas, nenhum filtro é perfeito e vai ter emails bloqueados indevidamente. Por outro lado é verdade que nunca podíamos garantir que os emails chegassem no seu destino. Como disse o representante do DTI: “melhor bloquear 2% do que ser bloquado 100% pelos servidores de email lá fora”.

Finalmente, durante as investigações nestes dias foram levantados dados sobre os maiores enviadores de emails da USP. Ficamos contentes a saber que os Moodles gerenciados pelo Grupo ATP são responsável pelo maior volume de emails (aprox. 110 mil emails no mês de março), acima da Agência USP e as listas de emails da FFLCH e a Faculdade de Direito.

emails

Atualização do Moodle do Stoa

Atualizamos o Moodle do Stoa (e outros Moodles sob nossa responsabilidade) do versão 2.4 para a versão 2.5, com novas funcionalidades, atualizações de segurança e maior estabilidade. Veja a lista completa de mudanças e uma lista de novas funcionalidades. Alguns destaques:

Formulários resumidos

Característica do Moodle são seu formulários de configuração gigantes. Geralmente não é necessário mudar a maioria das opções do seu valor padrão. Os formulários foram redesenhados para que elementos mais avançados e não-essenciais são colapsados por padrão.

É mais fácil achar os Relatórios

Moodle sempre tinha um conjunto interessante de “relatórios”, usado por exemplo para acompanhar as atividades dos alunos ou analisar o uso de um determinado recurso. Mas estes relatórios ficaram escondidos no bloco “Navegação”, difícil de achar. Agora se encontram num lugar mais natural: o bloco de Configurações (do curso ou da atividade).

O Editor é simplificado por padrão

O editor visual, usado no Moodle para formatar texto, inserir links ou inserir mídia como imagens e som, nem sempre é necessário e às vezes atrapalha por ser muito pesado. Agora o editor aparece por padrão como uma simples e pequena caixa de texto, podendo ser expandido para ter todas as ferramentas à disposição:

Arrastar e soltar texto e imagens no Curso

Já era possível arrastar com o mouse um arquivo do “File Explorer” até a página principal do curso. Agora isto pode ser feito com texto e imagens também. O Moodle vai pedir se quer criar um rótulo ou uma página Web.

Pasta de arquivos no Curso

O recurso do tipo “Pasta” agora pode ser mostrado com todos os subdiretórios (ou até todos os arquivos) “abertos” na página inicial do curso, facilitando o acesso imediato.

Melhorias em “Tarefa”

Há melhorias na atividade “Tarefa” (aquela que permite alunos entregar texto e arquivos). Agora é possível permitir re-envios (após a correção).

Contagem de Palavras em Fóruns

É possível mostrar o número de palavras escritos em posts no Fórum, para conter ou incentivar a verborragia.

Novo visual, plataformas móveis

Nesta versão do Moodle é possível criar templates (temas visuais) que funcionam bem tanto em computadores como em celulares ou tablets (usando o chamado desenho responsivo). Estamos criando um novo template padrão que faz uso destas novas tecnologias. Antes do início do semestre o Moodle do Stoa terá um novo visual.

 

 

 

Como atribuir notas e inserir comentários na Tarefa

Apresentação

O módulo Tarefa permite que professores e/ou tutores comuniquem atividades, recebam e forneçam notas e comentários.

No ambiente virtual da disciplina, atividades deste módulo podem ser identificadas pelo ícone Tarefa .

Configurações

Ao idealizar uma atividade os professores devem definir as configurações de envio.

O módulo Tarefa permite que os alunos apresentem sua atividade por meio de qualquer conteúdo digital (arquivos de texto, planilhas, imagens ou áudios e vídeos) ou digitação online do conteúdo (diretamente no editor de texto). Uma tarefa também pode ser usada para apresentar atividades presenciais aos alunos, tais como provas.

Configurações

É possível definir as configurações de feedback, ou seja, como professores e/ou tutores irão avaliar a atividade desenvolvida. É possível permitir a atribuição de notas associadas a comentários, arquivos de texto, planilhas, imagens ou áudios e vídeos. As atribuições podem ser numéricas ou customizadas, como escalas e rubricas.

Configurações (cópia)

Todos os feedbacks são individuais, ou seja, cada aluno tem acesso somente aos seu feedback e as notas atribuídas são registradas no quadro de notas do ambiente virtual.

Atribuição de notas

Ao acessar a Tarefa , logo abaixo das orientações da atividade, clique em Ver avaliar.

Caso a tarefa esteja configurada como texto online ou envio de arquivos, no início da página é possível fazer download de todas as tarefas enviadas. Esta opção pode ser interessante caso deseje ler todas as atividades, fazer comentários nos arquivos e depois enviar esses arquivos como feedback.

Captura de tela de 2013-12-13 12:23:43Abaixo das opções de Ação de avaliação, é possível selecionar quais alunos deseja avaliar. Esta escolha pode ser feita por Grupo, Nome e/ou Sobrenome.grupos

Em seguida, há uma tabela que reúne todos os alunos (linhas) e opções configuradas para a Tarefa (colunas).

Para ocultar uma coluna, clique no quadradinho Colunas . Faça o mesmo caso deseje torná-la visível.

Tabela

As colunas Envio de arquivos, Comentários ao envio, Comentários e Arquivos de feedback estarão disponíveis caso as configurações de envio e feedback incluam essas opções.

Avaliação individual

Na linha correspondente ao aluno que deseja avaliar, clique em Nota Nota (cópia)ou selecione Editar Nota  Nota (outra cópia).

Nota

Uma ficha de avaliação individual, que reúne todas as informações da tarefa do aluno selecionado, assim como campos para inserção da nota, comentários e arquivos, será carregada.

Avaliação um a um*Importante: Clique em Salvar mudanças ou em Salvar e exibir o próximo ao encerrar a avaliação, caso contrário sua avaliação será perdida.

**Importante: Caso não tenha incluído nenhuma avaliação, clique em Cancelar, Anterior ou Próximo. Não salve!

Avaliação rápida

Vá até o final da página, selecione Avaliação rápida e espere a página atualizar.

Avaliação rápidaObserve que Avaliação rápida 2 (cópia) indica as colunas que foram ocultas e que as células das colunas Nota e Comentários são editáveis. É possível passar de um célula para outra utilizando a techa TAB do teclado.

Observe que a coluna Arquivos de feedback não é editável, não é possível incluir arquivos utilizando a Avaliação Rápida, é preciso utilizar a Avaliação individual.

Avaliação rápida 2

Após inserir as notas e comentários, é imprescindível salvar no final da página, abaixo da tabela.

Observações

Professor e/ou tutor, caso deseje alguma alteração na configuração de uma Tarefa, indique o link da Tarefa e a mudança desejada no Fórum Técnico.