Moodle do STOA: Lista de matriculados x Lista de participantes

É comum recebermos e-mails de docentes e monitores questionando sobre diferenças entre a lista de participantes em seu ambiente do Moodle do STOA e a lista de matriculados do sistema Júpiter/Janus. No geral, duas podem ser as razões:

1) O docente optou por utilizar no ano corrente o ambiente do ano anterior. Neste caso, os alunos matriculados no ano corrente não foram inscritos porque o campo Turmas USP nas configurações do ambiente não foi atualizado.

É possível procurar o suporte do STOA e requisitar a atualização das configurações do ambiente, mas o que fazer com os alunos do ano anterior? Desinscrever manualmente, um a um, pode ser bem oneroso.

Solução: criar um novo ambiente para os novos alunos e importar o conteúdo do ambiente do ano anterior.

Não se lembra dos 3 cliques para criar um novo ambiente? Veja o passo a passo, clique aqui!

Quer aprender a importar o conteúdo de seus outros ambientes do Moodle do STOA? Fácil, clique aqui!

2) Nem todos os alunos matriculados possuem cadastro no STOA e/ou acessaram o Moodle STOA anteriormente.

Solução: convidar esses alunos, com alguns cliques em seu ambiente virtual, a efetuarem o cadastro e acessarem o Moodle com mesmo login e senha.

  • Acesse seu ambiente no Moodle do STOA e no bloco Administração do ambiente, selecione Usuários –> Métodos de Inscrição.
  • Na tabela Métodos de Inscrição, selecione Envio de convites por e-mail Envio de convites por e-mail, na linha correspondente ao método External STOA.
  • Selecione os usuários não inscritos, altere (ou não) a mensagem sugerida para o convite e clique em Enviar mensagem.
1 - Administração do Ambiente
Passo 1
Passo 2
Passo 2
Passo 3
Passo 3

A medida que se cadastrarem no STOA e acessarem o  Moodle STOA, irão automaticamente aparecer na relação de participantes de seu ambiente.

 

 

STOA – Alunos sem número USP

Alunos sem número USP podem acessar meu ambiente no Moodle do STOA? Como?

SIM! O docente que deseja compartilhar Recursos com seus alunos ouvintes, pode configurar seu ambiente no Moodle do STOA para permitir o acesso de visitantes. Pode também configurar uma senha para visitantes e compartilhar o link de seu ambiente no Moodle do STOA com o aluno. Desta forma ele terá acesso aos arquivos compartilhados.

Dicas interessantes sobre a restrição de Recursos, Clique Aqui!

Ajuda para criar repositórios de arquivos, Clique Aqui!

Mas, se o ambiente envolve Atividades (p.e. Fóruns, Tarefas, Questionários, Enquetes etc.), essa solução não é suficiente.

Visitantes acessam somente os Recursos (p.e. Arquivos, Vídeos, Imagens etc.). Neste caso, o seguinte procedimento deve ser adotado:

1) Convide o aluno a se cadastrar

Acesse http://social.stoa.usp.br/myprofile/seu_nome_de_usuário_STOA e convide os ouvintes a se cadastrarem no STOA. Observe as imagens abaixo para mais detalhes.

Acesse http://social.stoa.usp.br
Acesse a rede Social do STOA.
No painel de controle, clique em Convidar Amigos
No Painel de Controle, clique em Convidar Amigos.
Selecione E-mail e clique em Próximo
Selecione E-mail e clique em Próximo.
Digite o e-mail do(s) aluno(s) sem número USP e clique em Convidar!
Digite o e-mail do(s) aluno(s) sem número USP e clique em Convidar!

Personalize o convite! Por exemplo: inclua o link do ambiente da disciplina no Moodle do STOA; orientação para que o aluno lhe avise quando se cadastrar e se logar no Moodle do STOA; orientação para autoinscrição em seu ambiente no Moodle do STOA. Veja a sugestão abaixo:

[box] Olá <friend>,

O docente NOME DO DOCENTE lhe convida a participar do STOA e acessar seu ambiente virtual em apoio a disciplina NOME DA DISCIPLINA (LINK DO AMBIENTE).

Para aceitar o convite, por favor siga este link: <url>

Ao efetuar o cadastro, ignore o campo Número USP. Então, acesse http://disciplinas.stoa.usp.br com mesmo login e senha. Após efetuar o cadastro e o login, escreva para E-MAIL DO DOCENTE comunicando.

Atenção: este é um e-mail automático, favor não responder.

<environment>

[/box]

As imagens abaixo mostram como será o e-mail recebido pelo aluno e a tela de cadastro.

Este é o e-mail que o aluno irá receber. Peça ao aluno que fique atento a caixa de SPAM.
Este é o e-mail que o aluno irá receber. Peça ao aluno que fique atento a caixa de SPAM.
Está é a tela de cadastro que o aluno deverá preencher.
Está é a tela de cadastro que o aluno deverá preencher. Ele deve ignorar o campo Número USP!

É imprescindível que, após aceitar o convite, o aluno acesse o Moodle do STOA com mesmo login e senha!

2) Inscreva o aluno manualmente ou Configure a autoinscrição

Acesse o ambiente do Moodle do STOA no qual deseja inscrever o aluno.

a) Inscrição manual

Depois de garantir que o aluno está cadastrado e se logou pelo menos uma vez o Moodle do STOA, acesse Administração do ambiente –> Usuários –> Inscrição de usuários e faça a busca pelo e-mail do aluno.

Detalhes sobre como inscrever alunos manualmente, Clique Aqui.

b) Configuração da autoinscrição

Ideal quando há mais de um aluno sem número USP e/ou alunos não matriculados.

Acesse Administração do ambiente –> Usuários –> Métodos de inscrição e configure uma senha para Autoinscrição (estudante). Informe ao aluno o link do ambiente e a senha configurada.

Detalhes sobre como configurar a autoinscrição de alunos, Clique Aqui.

Atualização do Moodle do Stoa

Estamos planejando atualizar o Moodle do Stoa sexta-feira dia 13 no final do dia. Vamos também migrar o serviço para os servidores da Nuvem USP. A atualização vai oferecer novas funcionalidades e a migração para a Nuvem USP vai aumentar o espaço para subir maiores recursos e atividades, além de melhor o desempenho e estabilidade do serviço. Esta atualização é um processo um pouco complexo e vamos parar completamente o acesso ao serviço por pelo menos 6 horas. Esperamos estar de volta já no sábado.

Atualizado sexta dia 13: migramos para a Nuvem USP e estamos usando Moodle 2.7. Por favor, entre em contato com suporte@stoa.usp.br se perceber algo estranho. Mais tarde faremos um relato completo da mudanças Veja as funcionalidades novas desta versão do Moodle.

Novidades

Veja todas as novidades do Moodle 2.7 (inglês) e alguns destaques:

Novo editor de texto “Atto”

O novo editor é mais simples do que o anterior (TinyMCE) e focado na confecção de HTML bonito, padronizado e acessível (funcionando bem em todos os navegadores e sobretudo com tecnologia assistiva).

Primeira linha do Atto, o  novo editor do Moodle
Primeira linha do Atto, o novo editor do Moodle
1:Expandir 2.Estilo 3.Negrito 4.Itálico
5.Lista 6.Lista numerada 7.Hiperlink 8.Desfazer link
9.Inserir Imagem 10.Inserir Mídia 11. Gerir arquivos

Ao clicar o botão “Expandir” terá acesso a mais ferramentas de edição como o modo de edição HTML ou o editor de equações (veja embaixo). Para o Moodle do Stoa instalamos alguns plugins do Atto: o contador de palavras, drag and drop de imagens e a gravação de audio e vídeo diretamente do seu computador (veja embaixo para uma alternativa via um smartphone )

Para quem sente falta do editor antigo é possível mudar a sua preferência no seu perfil:Screenshot from 2015-02-17 16:55:00

Editor de Equações

No editor novo Atto inclui um editor de equações, permitindo inserir fórmulas sem conhecimento de LaTex (a notação Latex e Mathjax continuem sendo usado para visualizar as fórmulas)

Editor de Equações

Remoção de alguns temas visuais

Alguns temas visuais poucos usados foram removidos e os ambientes de apoio que usavam reverteram para o tema padrão.

Melhorias no App Móvel

atualizado dia 3 de março: descobrimos um erro na autenticação do app e desligamos temporariamente o serviço  até resolver o problema.) (Resolvemos o problema e podem experimentar a vontade com o “App” móvel do Moodle.

Download from iOS App StoreDownload from Google playDownload from Windows StoreDownload from Windows Phone Store

O App oficial do Moodle (Itunes, App melhorou muito nos últimos mêses e junto com a versão 2.7 do Moodle realmente ficou bem útil. Agora é possível receber notificações (configurável pelo usuário do app), fazer download de recursos (para ler ou assistir offline), fazer uso do sistema de mensagens internas (um “WhatsApp” educacional) ou fazer upload de som ou vídeo gravado pelo celular (com grande potencial no ensino de línguas ou LIBRAS).

Exemplo de uma notificação enviada pelo Moodle
Exemplo de uma notificação enviada pelo Moodle

2015-02-17 17.35.51
Tela inicial do App Móvel do Moodle: configuração do Moodle do Stoa

Moodle do Stoa dentro do App móvel.
Stoa

Cursos de Extensão

Licenciatura

Veja a documentação completa, inclusive com mais capturas de tela.

(Se usou este app com o Moodle do Stoa, recomendo remover e adicionar o Moodle do Stoa (disciplinas.stoa.usp.br) para ter certeza que vai usar todas as funcionalidades novas do Moodle 2.7)

 

Nova atividade “Agendador”

A nova atividade Agendador (ainda falta traduzir) permite alunos marcar reuniões (por exemplo presenciais, ou sessões de um laboratório didático) em determinados datas definidos pelos responsáveis pelo ambiente de apoio.

Acesso condicional a atividades e recursos

A interface que permite definir o acesso a atividades ou recursos baseado em determinadas condições ficou mais completo. Agora é possível combinar várias condições (com lógica do tipo “e” e “ou”). As condições podem ser baseado na conclusão ou nota de uma outra atividade, a data, o grupo em qual o estudante está incluído ou um campo do perfil do usuário (como a existência de um número USP por exemplo).

As condições que podem restringir o acesso a um recurso ou atividade.
As condições que podem restringir o acesso a um recurso ou atividade.

 

Atualizações do Stoa 2015

Os principais serviços do projeto Stoa serão atualizados e colocados em infraestrutura nova em janeiro.

Sexta-feira dia 16 a Rede Colaborativa (social.stoa.usp.br) será atualizado para a versão 1.0 do Noosfero e ficará indisponível a partir das 11h30 até o final do dia. Também será impossível usar o Moodle do Stoa em alguns momentos deste período.

O Moodle do Stoa será atualizado também entre 19 e 21 de janeiro. Anunciaremos o período exato ainda.

O Moodle do Stoa será migrado para a Nuvem da USP também, provavelmente ainda antes do carnaval e o início das aulas.

Atualizado: planejamos migrar sexta-feira dia 13, 16h e isto vai deixar o serviço indisponível por algumas horas.

Ainda sobre os emails enviado pelo Moodle

[Resumo executivo: seu email configurado no Moodle é @yahoo.com? Leia esta mensagem, porque talvez Moodle não envia as notificações dos seus posts nos fóruns.]

[Atualizado março 2017]

Email, apesar da existência de meios de comunicação mais novas (e a existência de alternativas dentro do próprio Moodle), continua sendo uma das maneiras essenciais de entrar em contato com os participantes do Moodle. O Moodle mande notificações via email quando há novos posts no fórum, quando “Tarefas” são corrigidas, quando uma mensagem interna é mandada (e você não está online) etc. etc. Nos últimos dias descobrimos mais um problema com o envio de email pelos nossos Moodles que afeta sobretudo os emails mandados em nome de usuários com emails @yahoo.com ou @yahoo.com.br.

O que acontece

Quando alguém coloca por exemplo um post num fórum de notícias, o Moodle tenta mandar um email de notificação aos inscritos do seu ambiente de apoio. Este email é mandado “em seu nome”: para os servidores do email é como você, pessoalmente, escreveu e mandou esta notificação e seu email é usado como remitente (há exceções: pode configurar seu perfil para que seu email fique escondido, veja a solução 2 embaixo).

Acontece que o serviço de email do Yahoo recentemente mudou uma política e servidores de email não permitem mais mandar emails como se fossem do @yahoo.com. Isto afeta os email que Moodle manda em seu nome.

A solução

Veja como contornar o problema:

Solução 1.

Configurar seu email no Moodle para o seu email @usp.br (ou, um outro email que não seja @yahoo.com). Veja como mudar seu email.

Passo 1: vá para o lugar onde pode mudar seu perfil (se a barra lateral é contraída, expande-a, clique em “Administração” | Modificar perfil):

Como achar as configurações do seu perfil e das suas mensagens no Moodle

 

Passo 2: Mude seu email, de preferência para seu email @usp.br, mas um gmail, hotmail etc. deve também funcionar. Note que pode mudar o email onde notificações para você são mandadas, veja o passo 3.

No seu perfil há campos para seu email e como divulgar este email a outros.

Passo 3: Se não costuma usar o seu email @usp.br (e não configurou um redirecionamento para um outro email), pode configurar na página de configuração de mensagens um outro email onde as notificações são enviadas.

mudar-email3

Solução 2.

Configurar seu perfil para “esconder seu email. Isto vai fazer com que o remitente dos emails fica no-reply@edisciplinas.usp.br. A desvantagem desta solução é que alunos não podem mais entrar em contato respondendo diretamente no seu email (outros podem considerar isto uma vantagem). Vá no seu perfil e mude esta configuração:

configurar-email4

Detalhes técnicos

Esse é um problema conhecido, não exclusivo ao Moodle, mas comum a qualquer software que manda email. Veja uma discussão no moodle.org. Existe uma opção para o admin do Moodle forçar todo email ser mandado com o endereço noreply como remetente. Mas verifiquei esta opção um tempo atrás e parecia fazer com que todos os emails ficaram com “from:noreply@stoa.usp.br”, o que é uma medida muito drástica.

Veja a resposta dos especialistas do DTI:

“Referente a solicitação, existe uma politica de controle de origem de e-mail (DMARC – http://www.dmarc.org/), adotado pelo Gmail e Yahoo, mas até algum tempo atrás não eram tão restritivas. O Yahoo deve ter mudado sua política, só permitindo o envio de mensagens de seu dominio por hosts autorizados, por questão de segurança. Em outras palavras, aparentemente estão recusando envio de mensagens do Yahoo usando os hosts que fazem envio para o Moodle do Stoa, por não terem autorização para isso. Para que isso deixe de acontecer, as mensagens não devem ser enviadas como se fossem do Yahoo ou outro domínio.”

Criação dos ambientes de apoio às disciplinas de 2015

A partir de hoje, dia 12/12, ministrantes de disciplinas de 2015 já podem criar seus ambientes de apoio no Moodle do Stoa.

As disciplinas de 2014 foram “arquivados” e colocados na categoria “2014”. Os ministrantes de disciplinas com turmas em 2015 devem criar novos ambientes no Moodle do Stoa e “Importar” o conteúdo e atividade do ano passado. Veja a documentação para Docentes atualizada.

Incorporar vídeos no Moodle do STOA

Qual o melhor formato para vídeo no Moodle da USP? Como posso incluir um vídeo em meu ambiente? É possível que meus alunos assistam um vídeo sem sair do meu ambiente? Como faço para evitar que meus alunos compartilhem meu vídeo indevidamente?

[Atualizado março 2017 para o Moodle da USP / E-Disciplinas]

É possível fazer upload de pequenos vídeos em formato .flv e .mp4 diretamente no Moodle da USP através do caminho: Ativar a edição –> Adicionar atividade ou recurso –> Arquivo. Se a extensão do arquivo é .mp4 será gerado um player de vídeo como na imagem abaixo.

Exemplo de upload de arquivo de vídeo .mp4
Exemplo de upload de arquivo de vídeo .mp4

No entanto, recomendamos usar uma plataforma de vídeos como E-Aulas, Youtube ou Vimeo e incorporar esses vídeos no ambiente do Moodle da USP. É mais fácil, seguro, suporta diversos formatos de vídeo, garante o acesso por diferentes navegadores, alivia a carga sobre o servidor do Moodle. “Incorporar ” o vídeo no Moodle garante uma melhor experiência para os alunos, que podem assistir ao vídeo sem sair do contexto da sua disciplina.

Você pode incorporar vídeos diretamente na página inicial de seu ambiente, como feedback em um questionário, parte do enunciado de uma tarefa, num comentário no fórum… em qualquer recurso ou atividade em que encontre o editorzinho do Moodle.  e como recurso Arquivo.

Adicionar Recurso Arquivo
Adicionar Recurso Arquivo
toolbar toggle moodle
Toolbar toggle Moodle

Incorporar vídeos do Youtube (File Picker)

Formatos suportados: .MOV, .MPEG4, .AVI, .WMV, .MPEGPS, .FLV, 3GPP e WebM.

Ajuda para converter vídeos em outros formatos: clique aqui.

Como evitar que qualquer um acesse o seu vídeo no Youtube: ao fazer o upload do vídeo no Youtube você pode definir o vídeo como não listado – isso significa que significa que apenas pessoas que têm o link para o vídeo poderão assisti-lo – ou como vídeo privado – isso significa que somente você e os usuários selecionados podem visualiza-lo. Mais informação sobre configurações de privacidade, clique aqui.

1
1) Na barra de ferramentas de edição, selecione VÍDEO
2
2) Clique em enviar um som, vídeo…
3
3) No File picker, selecione Vídeos Youtube, digite os termos de busca e clique em Buscar
4
4) Veja o resultado a busca e selecione o vídeos que deseja incorporar
5
5) Confirme se o vídeo foi selecionado corretamente e clique em inserir
6
6) Termine sua edição
7
7) Pronto! Seu vídeo está disponível aos alunos

 

Incorporar vídeos do Vimeo (<html>)

Formatos suportados: .MOV, .MPEG4, .AVI, .WMV, .MPEGPS, .FLV, 3GPP e WebM.

Como evitar que qualquer um acesse o seu vídeo no Vimeo: usuários básicos podem proteger o vídeo com uma senha e impedir a possibilidade de download, usuários Plus podem escolher onde seus vídeos podem ser vistos (incorporados). Neste caso, o domínio específico para restringir o embed pode ser http://disciplinas.stoa.usp.br ou http://cursosextensao.usp.br.

2.1
1) No site do Vimeo, acesse o vídeo que deseja incorporar. No canto superior direito do vídeo, localize e clique em Share
2.2
2) Copie o código abaixo de Embed (incorporar)
2.3
3) Na barra de ferramentas de edição, clique em < >, editar código fonte
2.4
4) Cole o conteúdo copiado do Vimeo e clique em Atualizar
2.5
5) Termine a edição e salve
2.6
6) Pronto! Seu vídeo foi incorporado
2.7
7) Caso tenha configurado uma senha o vídeo ficará assim para seus alunos

Você também pode incorporar vídeos do Youtube via <html>. O procedimento é o mesmo, basta localizar Share/Compartilhar logo abaixo do vídeo no Youtube e copiar o código <html> disponível em Embed/Incorporar. O passo a passo pode ser visualizado aqui.

Incorporar vídeos do e-Aulas e IPTV USP (<html>)

Os Projetos e-Aulas e IPTV permitem que os professores disponibilizem vídeo aulas em formato .flv e .mp4 de diversas disciplinas da USP para alunos e público em geral.

Os formatos suportados para upload de vídeo são: FLV, OGV, MP4, MPG, AVI, WMV e WEBM.

O processo para incorporar os vídeos do e-Aulas e do IPTV no Moodle do STOA é o mesmo do Vimeo. Basta localizar o vídeo, clicar em incorporar, copiar o código <html> e colar no editor hmtl da barra de ferramentas de edição do Moodle.

O procedimento para incorporar no Moodle vídeos do e-Aulas e do IPTV é o mesmo do Youtube
O procedimento para incorporar no Moodle vídeos do e-Aulas e do IPTV é o mesmo do Vimeo

Restringir recursos à Comunidade USP

Caso o seu ambiente permita o acesso de visitante e deseje incluir um vídeo restrito a comunidade USP, é possível. Saiba mais, clique aqui!

Serviços da USP e do Stoa ficaram fora do ar terça 21/10 12h – 18h30

Terça-feira dia 21 de outubro, o serviço Moodle do Stoa, assim como a rede colaborativa e outros serviços da USP como a IPTV e E-Aulas ficaram fora do ar entre 12h e 18h30. Houve um problema generalizado na hospedagem virtualizada no datacenter da USP que afetou mais que 100 máquinas virtuais e deixou a gente sem acesso aos nossos serviços.

Pedimos desculpas pelo ocorrido, que deve ter afetado próximo de 10 mil pessoas (o número total de usuários ativos do Stoa é 20 mil, mas entre 5 e 10 mil acessem o sistema em qualquer dia típico). Já estavam em curso as preparações para a migração dos servidores para o chamado “Nuvem USP”, onde já estão hospedados o portal da USP e os sistema corporativos como Júpiter e Janus. Vamos continuar estas preparações com dobrada atenção na arquitetura de redundância e robustez.

Agradeço aos técnicos da datacenter da USP que trabalharam a tarde inteiro para resolver o problema.

Atualização 1: Entre 18h30 e aproximadamente 20h do site estava no ar, mas mal configurado. Neste período de 1,5h os arquivos hospedados no site não eram acessíveis e edições ou submissões de tarefas talvez não foram guardados corretamente.

Atualização 2. Veja o comunicado do DTI sobre o ocorrido:

“Hoje por volta do meio dia tivemos um problema no remanejamento físico de um equipamento que causou a perda de acesso à máquinas virtualizadas hospedadas na infraestrutura da DTI.

O problema foi sanado por volta das 17:00 horas e estamos trabalhando no restabelecimento dos serviços hospedados.
Outras informações: Entrar em contato com o HelpDesk da DTI pelo telefone (11) 3091-6454 ou enviar e-mail para consulta@usp.br