Grupos e agrupamentos no Moodle

Em cursos no Moodle frequentemente surge a necessidade de formar sub-grupos de grupos já formados. Para dar conta dessa demanda, as últimas versões do Moodle contam com o conceito de agrupamento. Um agrupamento nada mais é que um grupo de grupos, ou seja, um novo arranjo de grupos. Sendo assim, dentro de um mesmo curso podem ser criados diversos arranjos de grupos como por exemplo duplas, trios etc.

Um exemplo prático

Suponha que nós temos um curso com 20 alunos separados inicialmente em dois grupos de 10 integrantes. Para criar um wiki a ser escrito em duplas, precisam ser criados novos grupos com dois integrantes cada. Assim teremos 2 grupos com 10 integrantes e mais 10 grupos com dois integrantes cada.

Feito isso todas as atividades configuradas com “grupos separados” no curso em questão passarão a “enxergar” todos os 12 grupos da disciplina. Obviamente não é isso que nós gostaríamos. Queremos somente os grupos de 10 integrantes visíveis para as outras atividades, enquanto as duplas ficam visíveis somente para a atividade em questão. Para isso, precisamos criar dois agrupamentos: por exemplo um agrupamento “Grupos de 10” e outro agrupamento “Duplas”. Assim colocamos os dois grupos de 10 integrantes dentro do agrupamento “grupos de 10” e os dez grupos de dois integrantes dentro do agrupamento “Duplas”.

Grupos e agrupamentos no moodle

Para terminar, basta configurar o wiki para o trabalho em duplas com “grupos separados” e com o agrupamento “duplas” e as demais atividades tambem com “grupos separados” e agrupamento “grupos de 10”.

Uma dica interessante é configurar seu curso para adotar um agrupamento como padrão. Assim você evita problemas com atividades configuradas para nenhum agrupamento, evitando que os 12 grupos do meu exemplo fiquem “visíveis” na atividade.

Os agrupamentos permitem algumas outras funcionalidades, mas isso é tópico para outro artigo.

11 respostas para “Grupos e agrupamentos no Moodle”

  1. Sou especialista em ead, mas faz uns dois anos que estudei que utilizei o moodle.Estou revendo o moodle e seu artigo me ajudou gostaria de saber como instalar o wiki.
    Grato!

    1. Olá José,

      O moodle já vem com um módulo wiki instalado por padrão. Para adicionar um wiki a um curso basta ativar edição (você precisa estar no papel de docente para isso), clicar em adicionar atividade e selecionar wiki.

      Boa sorte!

  2. Gostei, André. Este recurso cairia muito bem na atividade “Mundo virtual” que criamos para a primeira semana de Eletromagnetismo (Licenciatura em Ciências). Pena que só fiquei sabendo desse recurso agora! Fica para o próximo oferecimento…

  3. André, bem didático o seu exemplo. Fiquei curioso para saber se o Moodle (versão mais nova 2.2.2), também tem o conceito de turma. Pelo que eu li e entendi do seu artigo, o grupo e agrupamentos podem separar os alunos dentro de um mesmo espaço com possibilidade de visões diferenciadas das atividades etc. Mas parece-me que o conceito de turma ainda é um pouco mais além disso. Um curso/disciplina na vida real pode ter várias turmas em andamento ao mesmo tempo, iniciando e finalizando em datas diferentes, inclusive professores/tutores/alunos distintos. Pensando em larga escala, como fica essa administração no Moodle? Talvez sua resposta seja um novo artigo 🙂

    1. Olá Euvaldo,

      Sim, o Moodle 2 tem essas funcionalidades também. Mas veja que a “turma” é um conceito institucional, não do moodle. Mas o Moodle vem com diversas abstrações (grupo, agrupamento, curso, cagegorias de curso, sub-categorias de curso) que precisamos reorganizar (eventualmente renomear) de forma a reproduzir no moodle a estrutura e organização da instituição (ou de um dado projeto). Pelo menos é assim que eu enxergo o problema.
      Mas de uma maneira geral, me parece que uma boa prática é dividir em cursos/disciplinas diferentes para cada turma quando estas não são perfeitamente síncronas. Isso porque não é possível configurar datas particulares para cada grupo, nem no caso do início/encerramento do curso, nem para atividades deste curso.
      Mas isso dá texto pra um outro artigo com certeza 🙂

  4. Preciso de grupos de 6 alunos em duas classes. Então tenho um agrupamento de classes de 48 alunos (Grupos de 48) e um agrupamento de grupos de 6 alunos (Grupos de 6).
    Minha dúvida: há como pedir aos alunos que eles próprios se inscrevam nos grupos de 6 alunos? Eu não queria utilizar a organização aleatória em grupos, e também não queria ter que inscrever manualmente os alunos nos grupos de 6.
    É possível deixar que eles próprios se inscrevam?

      1. Caro Ewout, como não houve nenhum comentário até agora, talvez não haja demanda (ou talvez quem necessita não tenha feito a pergunta ou encontrado este link).
        Enfim, eu gostaria de ter essa funcionalidade.
        Enquanto isso estou utilizando a atividade Choice para que eles escolham. O defeito é que ainda tenho que retirar a respostas do Choice e criar os grupos manualmente.
        Obrigado!

        1. Olá, estou começando a usar o moodle neste semestre e eu também queria muito esta funcionalidade, que para mim deveria ser padrão, pois nos cursos presenciais que participei o professor nunca precisou criar ele mesmo os grupos das atividades. Vou experimentar este plugin para ver se resolve o meu caso.
          Grato.
          Augusto

      2. Caro Ewout, como não houve nenhum comentário até agora, talvez não haja demanda (ou talvez quem necessita não tenha feito a pergunta ou encontrado este link).
        Enfim, eu gostaria de ter essa funcionalidade.
        Enquanto isso estou utilizando a atividade Choice para que eles escolham. O defeito é que ainda tenho que retirar as respostas do Choice e criar os grupos manualmente.
        Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.